Concluindo o tema iniciado há duas semanas, vejamos, com base nas explicações do Pastor Daladier Lima, a projeção do ministério digital das igrejas na prática, daqui para frente:
As igrejas precisam se adaptar ao futuro. Como está o mundo hoje?
Ontem, fomos almoçar em determinado restaurante popular que estava sempre lotado. Em outros tempos já tivemos que esperar que uma mesa desocupasse. Ao contrário, não havia ninguém além de nós, só depois de uma meia hora é que chegaram outras pessoas. E só. Isso por volta das 12h30min de um domingo.
Mas, atenção, a cozinha estava frenética. Os entregadores não paravam. O que acontece? As pessoas estavam mais próximas umas das outras ou amedrontadas, preferindo ficar em casa e dali fazer seus pedidos. Se o restaurante, entre tantos outros, não abre os olhos para essa realidade, simplesmente, fecha!
Mal comparando, o que acontece com a Igreja hoje é como se fosse um restaurante e continuasse com suas instalações abertas, fechando os olhos para o delivery e esperando que os clientes chegassem presencialmente! Não dá mais pra fazer as coisas do mesmo jeito! E se o líder maior não tem conhecimento suficiente para capitanear essa mudança, delegue a quem pode! Não há problema algum. Não se pode esperar que por ser líder saiba fazer tudo.
Vejamos algumas perguntas que podemos fazer para avaliar a gravidade da questão:
1. Não sou evangélico, existe um roteiro no site da Igreja para que eu saiba o que fazer para conhecer Jesus? Gostaria de tirar dúvidas genéricas sobre a Bíblia, isso é possível no site da Igreja?
2. No site da Igreja existe um roteiro para aprendizado bíblico básico? Gostaria de fazer um curso básico on-line para conhecer os rudimentos do Evangelho. Isso é possível no site da Igreja?
3. Qual o endereço da Igreja, com mapa linkado em aplicativos como Waze e Google Maps? Aliás, qual o endereço com esses mesmos links das diversas congregações em volta do lugar onde resido?
4. Qual a pessoa que devo procurar na igreja se quiser me decidir por Cristo? Como devo proceder? É possível receber uma visita em minha casa para me decidir por Cristo, onde encontro essa informação?
5. No site da Igreja existe um roteiro de discipulado para mim que sou novo convertido? Há algo que eu possa fazer o download e ler?
6. No site da igreja existe um formulário para que eu exponha meu problema, solicite ajuda ou agende uma visita?
7. Como poderia contactar um pastor para receber ajuda espiritual?
8. Como posso contactar alguém na Igreja para superar o luto? Existe algum material para leitura sistemática sobre esse assunto no site da Igreja?
9. Há uma base de dados atualizada dos membros? Eles podem atualizar dados corriqueiros como endereço e telefone? Como é feita a validação dentro da equipe de TI?
10. As interações são atendidas? Há uma equipe multidisciplinar preparada para oferecer uma resposta razoável a uma solicitação on-line?
11. As métricas de acessos, interação e atividade são acompanhadas profissionalmente? Como anda a qualidade dessas métricas? Há um planejamento estratégico para elas? Quanto está sendo investido no seu crescimento?
12. Todas as igrejas do ministério estão equipadas com os mesmos recursos da Igreja sede? Conexão de internet? Câmeras? Equipamentos de edição e transmissão? Profissionais treinados?
13. Há um plano posto em prática para a efetividade de um Ministério Digital? Fonte: http://www.daladierlima.com/precisamos-de-um-ministerio-digital/
Além destas perguntas, acrescentamos:
a) Sua igreja realiza santa ceia on line ou no modelo delivery? Você sabe como é isso?
b) O membro ou congregado de sua igreja consegue imprimir no site o cartão de membro ou de congregado, carta de mudança ou de recomendação?
c) Um novo convertido consegue fazer o curso de discipulado on line e agendar seu batismo nas águas pelas ferramentas digitais da igreja?
d) Existem visitas por videochamadas ou ferramentas remotas semelhantes em sua igreja?
e) Quais as tecnologias digitais disponibilizadas aos integrantes de sua igreja para que os mesmos possam ofertar, dizimar, fazer doações diversas ou “pagar” seus votos junto às igrejas?
f) A liderança e os departamentos da igreja sabem a diferença entre cultos on line e lives?
Enfim, a implantação, desenvolvimento e consolidação do Ministério Digital nas Igrejas se faz urgente, sob pena de sofrerem prejuízos irreparáveis em seus desenvolvimentos institucionais e espirituais. Amém!
DESTAQUES DA SEMANA
1- As Igrejas brasileiras devem desenvolver as competências inerentes ao Ministério Digital Eclesial.
2- Pastora Ester Farias homenageia seu guerreiro pai José Maria pela data do Dia dos Pais. Parabéns!
3- Missão Social “Mãos Que Ajudam” está precisando de Você. Ajude-os. Tel. (96) 99135-5661.
LIDERANÇAS
Sugestão de leitura: RODRIGUES, Besaliel. “A prática do amor fraterno”. Série Trimestral: Revista de Estudos Bíblicos dos Cultos de Oração e Doutrina das 3ªs feiras da Igreja AD – A Pioneira do Estado do Amapá.
A referida série é coordenada pelo Presidente da Igreja Rev. Dr. Oton Alencar que, para os quatro trimestres do ano, designa seus vice-presidentes na Igreja e o presidente da Convenção UFIADAP para comentarem, cada um, o tema geral dos estudos a ser ministrado a toda a Igreja em cada trimestre do ano.
Neste 3º trimestre de 2021, o Pastor Besaliel Rodrigues, presidente da referida Convenção, aborda o tema inicialmente citado. São treze lições, a saber: 1. O mandamento do amor; 2. O amor de Deus desde a antiguidade; 3. A essência do cristianismo; 4. A fé sem obras é morta; 5. A verdadeira religião; 6. Primeiramente os “domésticos” da fé”; 7. A função social da Igreja; 8. O bom samaritano; 9. Falar é fácil; 10. O “espírito” da ingratidão; 11. Lança o teu pão sobre as águas; 12. Nos últimos tempos o amor de muitos esfriará; 13. A falta de amor e o grande julgamento. Adquira o seu exemplar – Cel./Zap (96) 99148-6413.
ESPECIAL
NEWS: 1- Dia dos Pais: A presidência da Convenção UFIADAP parabeniza a todos os Obreiros que são Pais pelo seu dia, comemorado em todo o Brasil todo 2º domingo do mês de agosto, portanto, hoje. Que Deus continue ajudando e prosperando cada pai de família; 2- Missão “Mãos Que Ajudam”: O Projeto Social “Mãos Que Ajudam”, ligado à AD – A Pioneira, coordenado pelo Casal de Obreiros Leônidas e Maria Viegas, está precisando de sua ajuda solidária, com alimentação não perecível, pois são quasem cem família de dependem deste socorro humano todos os meses. Ajude-os. Tel. (96) 99139-7388 e 99135-5661; 3- Evento Estadual: Vem aí a 12ª Assembleia Geral da Convenção Estadual UFIADAP, em novembro/2021; 4- Eventos Nacionais: A 4ª AGC – Assembleia Geral Convencional Anual da CADB – A Convenção da Assembleia de Deus no Brasil acontecerá, neste ano de 2021, em Manaus – Amazonas, conjugada com a AGO – Assembleia Geral Ordinária Anual da CEADAM – Convenção Estadual da Assembleia de Deus Amazonense, no período de 27 a 30.10.2021. Serão dois dos maiores eventos eclesiásticos do país. Aguardem!
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: A igreja brasileira e a “pandemia” de falsos convertidos – II
Na internet, no renatovargens.blogspot.com, temos um triste diagnóstico, pergunta-se: Por que nossas igrejas estão lotadas de inconversos? Vejamos:
1. Abandonamos a pregação e a exposição das Escrituras: Lamentavelmente a igreja deixou de pregar a Palavra de Deus, preferindo anunciar um evangelho miscigenado, de conteúdo humanista e antropocêntrico, cujo objetivo final é a satisfação do cliente;
2. Terceirizamos a liturgia, entregando na mão de músicos despreparados teologicamente a condução do culto: No desejo de que a igreja cresça, os pastores deixaram a direção do culto na responsabilidade de músicos e afins. Canções desprovidas de verdades bíblicas, a teologia cantada, aos poucos foi mudando o conteúdo do culto, levando a igreja a uma percepção absolutamente equivocada de quem seja Deus, como também as verdades fundamentais à fé cristã. Continuamos na próxima oportunidade.
FIQUE LIGADO
Roubadores de ideias. Diz a Bíblia, na Epístola de Tiago 3.2: “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.”.
Vivemos dias difíceis, o tempo do fim. Então, este versículo nos faz refletir a redobrarmos nossa vigilância em tudo que fazemos ou falamos. Por exemplo, devemos ter mais cuidado com nossas riquezas emocionais, pois, muitos tentam nos roubar ou usufruir delas sem que percebamos. Outros vivem de olho em nossas ideias, furtam-nas sem que nos demos contas. Há os que se utilizam do nosso bem-estar em proveito próprio e, até mesmo, sabotam nossas vidas. Inclusive, existem os perigosos “adúlteros psicológicos”, que forçam flertes, olhares, conversas fiadas, assédios sutis, quase que imperceptíveis, abusando de nossa boa-fé e consideração. Todas estas situações podem prejudicar, de certa forma, nossos projetos de vida, nossos sonhos.
Então, como sugestiona Tiago 3.2, vamos falar menos e ser mais criteriosos na escolha de nossos interlocutores, para não sermos ludibriados por estes “delinquentes espirituais”.