Diz a Wikipedia que “A Escola Dominical é uma instituição cristã, tipicamente protestante, voltada para a educação, geralmente de jovens e crianças. Junto dos cursos devocionais e evangelísticos, as escolas dominicais são os principais meios de instrução na vida e doutrina do Cristianismo. O adjetivo dominical remete tanto ao costumeiro ensino ministrado aos domingos quanto referência às coisas acerca do Senhor (em latim, Dominus). Entretanto, algumas denominações cristãs preferem outras designações, tais como, Escola Bíblica, Culto da Família, dentre outras. Em algumas igrejas evangélicas, a Escola Bíblica Dominical é dividida em classes para melhor aproveitamento, uma vez que o ensino estará de acordo com o grupo a que se destina, em que há divisão de classes entre crianças e adolescentes, mas os jovens, adultos, casais e idosos. Em outras, o ensino é unificado e até transmitido via satélite.”.
No Estado do Amapá, o Reverendo Pastor Iaci Pelaes, Presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, está promovendo um processo de revitalização das Escolas Bíblicas Dominicais – EBDs em todas as unidades municipais, estaduais e internacionais da referida denominação cristã.
Inicialmente, o Pastor Iaci Pelaes promoveu um reforço na Equipe da Coordenação Geral responsável pela pasta da Educação na Igreja. Ao lado da Professora e Pastora Elice Nobre, Secretária de Educação Religiosa, nomeou a Doutora Neuza Barbosa Rodrigues que além de Obreira e Professora, é Promotora de Justiça e possui larga expertise na área educacional. Como Assessor Técnico da referida Secretaria, ficou o Obreiro Adauto Brito.
Para iniciar o processo de renovação da EBD, aos moldes do que fez a Assembleia de Deus de Belém, no vizinho Estado do Pará, a Equipe da EBD do Templo Central recebeu o reforço do Casal de Pastores Besaliel e Ester Rodrigues, membros da Convenção Ufiadap, que coordenarão o trabalho com a ajuda das Pastoras Mara Barros e Edimilsa Castro e, depois, promoverão o modelo para as demais filiais.
O objetivo principal da presidência da referida Igreja é adaptar a liturgia da atual EBD do Templo Sede a uma espécie de Culto da Família com Escola Dominical trazendo, assim, maior engajamento da membresia à programação do domingo de manhã, que depois será adotada paulatinamente em todas as 214 sucursais da referida Organização Religiosa.
A Secretaria de Educação Religiosa, depois que aconteceu o Culto Anual Administrativo, realizado em 07.02.23, quando as novas equipes foram nomeadas, promoveu sua 1ª Reunião, cuja pauta foi: 1- Adotar o Modelo da Igreja-Mãe de Belém/PA; 2- Classe Única para jovens e adultos; 3- Preletores: Lideranças da Igreja; 4- Classes Satélites permanecerão funcionando nas dependências do Templo; 5- A EBD do Templo Central será o Projeto-Piloto; 6- As demais Congregações irão adotando o novo modelo de forma facultativa/paulatina.
Ainda, a Secretária Pastora Elice Nobre, apresentou o Calendário Anual de Eventos de sua pasta, a saber: a) De 26 a 28.05.2023: II Conferência Estadual da EBD 2023; b) Em 21.07.2023: Formatura dos Alunos da EBD-PECC; c) Dia 17.09.2023: Celebração do Dia Nacional da EBD; d) Dia 10.12.2023 – 2º Domingo do mês: Celebração do Dia da Bíblia; e) Durante 2023 acontecerá o retorno do Programa de Rádio da EBD; e f) Em 2023 a EBD Online continuará sendo transmitida pelo Facebook e pelo YouTube.
A Equipe da EBD do Templo Central também promoveu sua 1ª Reunião dois dias depois, no domingo de manhã, em 26.02.23. Dentre os assuntos abordados, destacaram-se: (i) Tema Geral da EBD/TC: Escola Dominical com a Família; (ii) Lema: “… Eu e minha família serviremos ao Senhor.” – Josué 24.15; (iii) Público-Alvo nº 01: A Família; (iv) Cantinho do Café; (v) Podcast semanal, com divulgação do resumo da Revista de Estudos e apresentação de tutoriais voltados para todas as equipes de apoio envolvidas com a EBD; (vi) Projeto “Bíblia Manuscrita”.
O Podcast da EBD do Templo Central será transmitido ao vivo, aos sábados, das 10h ao meio dia, pelas Redes Sociais da Assembleia de Deus – A Pioneira: 1. Site: www.adpioneira.com[email protected].
A Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá adota, em suas Escolas Dominicais, os materiais didáticos do PECC – Programa de Educação Cristã Continuada, de propriedade da 1ª Assembleia de Deus criada no Brasil, cuja Sede Nacional fica em Belém do Pará, Igreja Centenária fundada em 1911 pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg. Amém.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Novo design da Catedral Estadual da Assembleia de Deus – A Pioneira, local da nova EBD 2023.
2- Nova EBD – Escola Bíblica Dominical da Assembleia de Deus Pioneira terá Classe Única de Adultos.
3- Secretaria de Educação Religiosa recebe reforço e conduzirá processo de renovação da EBD.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 10: Livro da semana nº 10: Revista da Escola Dominical – Tema: Juízes e Rute. Autores: Edivaldo Nascimento e Berenice Araújo. Editora: PECC – Programa de Educação Cristã Continuada, Belém do Pará, 2023, 84p. Site: www.educacaocristacontinuada.
Para quem não sabe, a EBD – Escola Bíblica Dominical é a maior escola da face da Terra: Maior em número de alunos e de professores, maior em quantidade de materiais utilizados, maior em importância para a educação cristã etc. Funciona aos domingos nas igrejas em quase todos os 200 países que existem no Planeta.
Além da Bíblia, várias são as revistas didáticas de estudos bíblicos utilizadas nas EBDs mundo afora. No Amapá, a Assembleia de Deus – A Pioneira adota a série de revistas editadas pelo PECC – Programa de Educação Cristã Continuada de propriedade da igreja-irmã Assembleia de Deus de Belém do Pará.
Estas revistas são de periodicidade trimestral. Assim, a Revista da EBD deste 1º Trimestre de 2023 está com seus temas ligados aos livros de Juízes e Rute. Neste mês de Março o tema geral é o Livro de Rute.
ESPECIAL
Direito & Cidadania: Dica 010. Direito de Aprender. Ensino Religioso. A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 33 diz: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. §1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. §2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.”. Assim, a disciplina de ensino religioso nas escolas públicas não deve se deter a uma crença específica; as aulas devem ter uma perspectiva laica e se voltar para a história e a doutrina das várias religiões. Nessa modalidade, a disciplina consiste na exposição neutra e objetiva da prática, história e dimensão social das diferentes religiões, incluindo posições não religiosas. Fiquem de olho! Fonte: STF e Internet.
REFLEXÃO
Tema: Tema: Dom de ensinar. O professor aprovado por excelência.
Diz a Bíblia, em 2ª Timóteo 2.15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”.
Hoje em dia as Escolas Dominicais das Igrejas estão sofrendo por falta de professores excelentes na ministração da Palavra contida nas revistas das EBDs. O versículo citado diz: 1º) “Procura apresentar-te a Deus”: A lógica divina é diferente da terrena, pois, enquanto na vida secular, o professor espera passivamente ser capacitado, na Obra de Deus, o mesmo deve buscar ativamente, procurar ler a Bíblia, orar, procurar ler a lição e ser excelente para que, assim, Deus possa se agradar dele/dela e recompensá-los com ricas bênçãos dos céus; 2º) “Aprovado”: Professor da EBD deve ser excelente em seu ministério do ensino; 3º) “Não tem de que se envergonhar”: Pois buscar sempre estar preparado com jejum e oração; e 4º) “maneja bem a palavra da verdade”: Mas, para isso, deve propor em seu coração que estudará continuamente a Palavra de Deus.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “I”: 01. Instrutoria Interna (Técnica): Muita gente não sabe, mas quase todos os órgãos públicos e algumas empresas privadas contratam pessoas avulsas, em geral, especialistas em alguma coisa, para ministrar cursos e palestras para seus servidores, ou funcionários. Esta contratação é paga com dinheiro reservado todo ano nos orçamentos. Assim, se você é expert em alguma coisa, oferte seus cursos ou palestras aos órgãos públicos e empresas em geral, por meio de uma carta, com seu currículo e contatos anexos e boa sorte; 02. Internet: Oferece inúmeras oportunidades, pesquise lá e veja como ganhar dinheiro online.
Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram, Google Ads etc. Tenha atitude e veja que as portas se abrirão para você.
Assembleia de Deus – A Pioneira revitaliza Escola Dominical
