O Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice-Presidente da Convenção UFIADAP – União Fraternal da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá esteve semana passada em Brasília representando a Assembleia de Deus – A Pioneira, na pessoa do Pastor Oton Alencar (presidente) e dos vice-presidentes pastores Iaci Pelaes e Rodrigo Lima Jr., participando das celebrações do “Jubileu de Diamante” (60 anos) de fundação de uma das maiores e mais antigas Assembleias de Deus do Distrito Federal, a Assembleia de Deus Novo Dia, conhecida como a AD da L2 Sul do Plano Piloto de Brasília, hoje presidida pelo Reverendo Pastor Hadman Daniel da Silva, filho e sucessor do inesquecível Pastor Sóstenes Apolos, de saudosa memória, considerado o “Apóstolo do Centro-Oeste brasileiro”.
Na oportunidade, o Pastor Besaliel Rodrigues, que também é o atual presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, entregou ao Pastor Hadman Daniel a Comenda Eclesiástica Máxima do Estado do Amapá, conhecida popularmente como “Placa Dourada”, como símbolo da alegria do povo evangélico amapaense pela significativa data comemorativa da Igreja brasiliense aniversariante.
Na “Placa Dourada” consta o seguinte texto: “A Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá e o Conselho Estadual de Pastores do Estado do Amapá conferem à Igreja Evangélica Assembleia de Deus da L2 – DF, Ministério Novo Dia, Presidente: Reverendíssimo Pastor Hadman Daniel esta Comenda Máxima em homenagem ao Aniversário de 60 Anos (Jubileu de Diamante) de fundação, cumprindo o IDE de Cristo e honrando sobremaneira o Distrito Federal e a Nação Brasileira, por meio da pregação do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Marcos 16.15. Macapá, abril de 2022.”.
A cerimônia de entrega da referida Comenda aconteceu no Culto Geral da referida Igreja, denominado “Conversa da Escritura”, transmitido para todo o Brasil e o mundo pelas redes sociais (Ver no YouTube, v. g.). No momento solene, o Pastor Besaliel Rodrigues transmitiu os parabéns da Igreja e das lideranças amapaenses, destacando que a AD da L2 Sul é o ponto de referência do povo do Amapá quando se deslocam para a Capital Federal. Por fim, o Pastor Hadman Daniel agradeceu a agradável surpresa e a deferência do Pastor Oton Alencar e de todo o povo de Deus daquele Estado tão distante.
No site https://sostenesapolos.com.br encontramos uma breve biografia do Pastor Sóstenes Apolos, a qual recortamos aqui em homenagem à igreja aniversariante. Vejamos.
O pastor Sostenes Apolos nasceu na Bahia, no município de Feira de Santana, localizado na mesorregião do Centro-Norte Baiano. Primogênito de uma família de dez irmãos, fruto da união de Manoel Joaquim da Silva e Nilza Silva. Seus pais, pertencentes à Assembleia de Deus, ele pastor e ela educadora nata.
O compromisso de criar os filhos nos caminhos do Senhor fez do lar da família Silva um ambiente que transpirava fé; adequado, portanto, ao desenvolvimento saudável da prole, à luz da Palavra de Deus. E assim, desde a infância, Sóstenes já era familiarizado com as Sagradas Letras, tornando-se, por isso mesmo, um apaixonado leitor da Bíblia desde a adolescência. E mais que isso, um dedicado estudioso do Santo Livro.
Transcorria o ano de 1957 quando a família resolveu empreender novas aventuras. Deram adeus à Feira de Santana e rumaram para o Centro-Oeste, em busca de novas oportunidades. A saudade apertando o peito (parentes, irmãos e amigos que ficaram para trás), botaram o pé na estrada, rumo ao Estado de Goiás. Aportaram em Goiânia e, em 1958, transferiram-se para Ceres, à margem do rio das Almas. Ali moraram por 4 anos, participando ativamente das atividades da igreja que, nesse período, foi pastoreada por seu pai.
De Ceres rumaram para Brasília, na ocasião, o novo Eldorado. Era uma verdadeira efervescência. A Nova Capital era notícia obrigatória em todos os meios de comunicação. Não só brasileiros, mas gente de todas as paragens aqui chegavam, buscando, essencialmente, oportunidade de trabalho. Não foi diferente com a família Silva. No ano de 1962 botaram os pés no Distrito Federal, com a intenção de aqui firmarem suas bases.
O primeiro endereço da família foi em Taguatinga. Ali permaneceram até o ano de 1963, quando os ventos sopraram para o lado de Sobradinho-DF, onde a vida de Sóstenes Apolos foi marcada de maneira definitiva como, p. ex., serviu o Exército, onde permaneceu por 3 anos, dando baixa no posto de Cabo.
Na área espiritual, Sóstenes foi a grande revelação da Assembleia de Deus em Sobradinho, nos anos de 1960/70. Nasceu para ser líder! O pastor Manoel da Penha Ribeiro, um homem à frente do seu tempo, grande incentivador da juventude, identificou no jovem Sóstenes Apolos talento e potencial para dirigir a juventude. Foi pela instrumentalidade desse jovem líder que a União de Mocidade Pedras Vivas – UMPV, tornou-se uma das principais referências para os jovens, em todo o Distrito Federal.
Depois de se destacar como líder de jovens, trilhou carreira pastoral, a qual se tornou conhecida em todo o território nacional devido seu grande desempenho como líder presidente da principal Assembleia de Deus da Capital da República Federativa do Brasil. Parabéns AD Um Novo Dia!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Casal de pastores Sóstenes e Heronildes, baluartes na história da AD – Um Novo Dia da L2 Sul-DF.
2- Templo Sede Nacional da Assembleia de Deus da L2 Sul, a principal da Capital Federal do Brasil.
3- Pr. Besaliel entrega a maior Comenda Eclesiástica do Amapá ao Pr. Hadman, da AD da L2 – Brasília.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Hadman Daniel Silva. É o atual presidente da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Novo Dia, com sede nacional localizada na L2 Sul da Capital Federal, uma das maiores e mais importantes igrejas do Distrito Federal. É filho e sucessor do Emérito Pastor Sóstenes Apolos, de saudosa memória, que foi um dos principais líderes da denominação de sua geração no Brasil.
O pastor Hadman Daniel é natural de Brasília (DF) e é casado com a pastora e psicóloga Doutora Valéria Miranda Silva. Ambos comandam, com brilhantismo, a citada igreja que, recentemente, completou 60 (sessenta) anos de fundação (Jubileu de Diamante).
Quanto à sua formação acadêmica, o Pastor Hadman Daniel é graduado em Administração pela UnB – Universidade de Brasília, em Teologia pela Unieco-Faculdade Kurios e é pós-graduado em Gestão de Pessoas e em Eclesiástica pela Unieco-Faculdade Kennedy.
Por fim, é uma das principais lideranças assembleianas da nova geração no Brasil.
ESPECIAL
NEWS: 1. Socorrendo entidades sociais: O Advogado e Pastor Besaliel Rodrigues esteve recentemente em Brasília quando, na oportunidade, auxiliou a Rede Forte (Associação de OSCs – Organizações Sociais Civis do Estado do Amapá), desprezada pelos parlamentares do Estado em Brasília, que busca recursos para implementar seus projetos sociais em nossa Unidade Federativa; 2. Pastor Roberto Cley: Este pastor é um dos líderes sociais responsáveis pelo funcionamento da rede de associações amapaenses; 3. Saindo do ostracismo: Um dos projetos protocolados no Ministério dos Direitos Humanos foi o referente ao fomento para a regularização jurídica de 100 (cem) pessoas jurídicas do seguimento OSCs; 4. Mesa Farta: Outro projeto protocolado no mesmo ministério foi o “Mesa Farta”, que objetiva distribuir cestas básicas para mais de 25 (vinte e cinco) mil pessoas que estão vivendo abaixo da linha de pobreza em todo o Estado do Amapá; 5. Repercussão virtual: O Dr. Besaliel Rodrigues destacou a explícita omissão dos parlamentares amapaenses e repercutiu o fato em suas redes sociais – youtube, instagram, whatsapp, blog etc.
REFLEXÃO
Tema: Os evangélicos e a política
Diz 1 Coríntios 1.10: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.”.
Mas, o que tudo indica, os cristãos evangélicos aplicam esse versículo ema tudo, menos quando o assunto é política, pois, o que vemos é um comportamento contrário ao que está escrito no texto bíblico.
Em tempos de eleições, os evangélicos, mormente suas lideranças, se apresentam de maneira totalmente fragmentada, ou seja, eles próprios destroem sua unidade. Cada ministério, cada denominação quer eleger seus candidatos, sem, no entanto, possuírem isoladamente densidade eleitoral.
Vemos que pregam o amor, a unidade, o companheirismo, mas politicamente não dialogam. Demonstram ser egoístas, individualistas, soberbos, tornando-se cegos em termos de estratégia eleitoral. Se não fosse a tolerância, o amor e a longanimidade de Deus, há muito estariam destruídos.
FICA A DICA
Legislação para pastores: Atenção prezados líderes eclesiásticos de todo o Brasil, estamos fazendo um destaque dos principais dispositivos da vigente Constituição Federal/1988 de interesses dos religiosos.
Dica 026. “Estado Laico” X “Estado Laicista”. Laico (laicidade positiva) etimologicamente significa “leigo” ou “neutro”. É o sistema religioso adotado pelo Estado que não possui nenhuma religião oficial, mas garante a liberdade religiosa de seu povo e busca, ainda, de forma isonômica, reconhecer todos os assuntos ligados à religião predominante da Nação. Exemplo: Brasil. Ver CF, preâmbulo e art.19, I.
Laicismo (laicidade negativa) possui significado, ou conceito doutrinário de “indiferença”. É o sistema religioso adotado por países que se consideram “arreligiosos” (sem religião), transmitindo a ideia muito parecida a de um “Estado Ateu”, relegando a religião do povo à esfera privada, como escolha pessoal dos indivíduos, que não diz respeito à sociedade, ignorando-se a função social das organizações religiosas em geral, não podendo, por exemplo, o Estado subvencionar nenhum tipo de culto. Exemplo: França, mãe do laicismo.