1. Ativismo religioso? O que é isso? Fazendo uma adaptação livre do texto “Que ordem devo seguir? (…)”, disponível no www.comunidadefamiliacrista.com.br, podemos afirmar que ativismo religioso não é a mesma coisa que fazer a obra de Deus. Muitos têm se confundido na obra de Deus, achando que ativismo religioso, ou seja, ficar correndo de um lado para o outro, se enchendo de atividades é fazer a obra de Deus. Não!
Ativismo religioso nada mais é do que preencher o tempo com atividades religiosas que nem sempre significa que você está fazendo a obra de Deus.
Quantas pessoas, por exemplo, entram em diversos ministérios (departamentos da igreja) apenas para “tapar um buraco” mesmo sem ter qualquer dom naquela área? Isso é ativismo religioso.
Ainda, quantos frequentam a igreja de domingo a domingo apenas por achar que precisam estar presentes em tudo? Isso é ativismo religioso! Quantos não conseguem tirar uma única folga para se dedicar à família de forma completa porque tem o tempo todo tomado por programações (reuniões, ensaios, curso de teologia, de música, elaboração de relatórios, cadernetas, ventas de comida, de camiseta etc.)? Isso é ativismo religioso!
Na verdade, ativismo religioso não é fazer a obra de Deus, é fazer uma obra humana achando que é para Deus. Então, para saber qual papel está representando na igreja, procure avaliar primeiro seu papel dentro do lar e se o tem cumprido fielmente. Daí, avalie sua participação na obra de Deus e verifique o que realmente é obra de Deus e o que é apenas ativismo religioso que não traz frutos. Faça os ajustes necessários e tanto sua família quanto a obra do Senhor serão beneficiadas.
Por fim, diga-se, é importante pensar no equilíbrio entre as prioridades e não as confundir. Na escala de ordem de prioridades vem Deus, família, trabalho e só depois igreja. Amém!
2. Doutorado em Petróleo da UNIFAP. A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), cujo Coordenadora atual é a Profª. Drª. Simone Palheta, está desenvolvendo um doutorado interinstitucional em Direito (DINTER) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O referido DINTER UNIFAP/UFRJ tem como Coordenador Geral no Rio de Janeiro, o Prof. Dr. José Roberto Xavier (UFRJ). O Coordenador local do doutorado em Macapá é o Prof. Dr. Iaci Pelaes dos Reis (UNIFAP), que é o único docente amapaense com doutorado na área do Direito do Petróleo. Agora, um segundo professor da IFES também pretende doutorar-se nesta área do petróleo. Besaliel Rodrigues, especialista em Direito Constitucional, é integrante do referido DINTER e está dedicando sua pesquisa ao tema “Petróleo de Oiapoque e a justiça intergeracional”.
Como parte das atividades de sua pesquisa doutoral, o Professor Besaliel irá conduzir uma série de entrevistas, na modalidade podcast, com proeminências amapaenses, que falarão sobre suas percepções referentes a estas possibilidades de extração de petróleo em terras tucuju/waiâpys e irá, também, coordenar uma publicação, ainda em 2024, com textos sobre o assunto. O material será publicado nos canais de comunicação da Universidade e utilizado na construção da tese.
3. Campo Regional da Pioneira no município de Santana. Com o objetivo de fortalecer a unidade e o crescimento da Assembleia de Deus no Amapá – Campo Regional Santana, o presidente da Igreja Pastor Iaci Pelaes dos Reis está em atividade de visita aos templos da AD Pioneira existentes naquela municipalidade, com seus respectivos pastores locais, levando o apoio moral e espiritual às referidas lideranças, verdadeiras responsáveis pelo desenvolvimento da Obra de Deus ali.
Neste primeiro giro de visitas, recepcionaram a presidência da Igreja a Pastora Sara Tito, líder do Templo “Cristo é a Solução” e o Pastor José de Santana, líder do Templo “Vaso de Alabastro”. Agora no mês de Abril, será a vez da Pastora Esineth, da Ilha de Santana, receber a Caravana do Presidente da Pioneira em seu Campo Regional.
Este é um novo tempo para a Assembleia de Deus – Campo Regional do município de Santana, que está Avançando Pela Fé, sendo Sal da Terra e Luz do mundo.
4. Congresso da Família com Cristo. A Assembleia de Deus no Amapá, presidida pelo Casal de Pastores Iaci Pelaes e Lei Pelaes, com o total apoio do ECC, EJC e EAC, estará promovendo o Congresso da Família em Cristo no próximo sábado, 13.04.2024, às 19h, na Catedral Estadual da citada Igreja, localizada na Rua Tiradentes, nº 532, Centro, em Macapá/AP. o Tema do Congresso deste ano é: “Como ser Sal da Terra e Luz do Mundo?”. Você e Família são convidados especiais.
GESTÃO
Pastora Heralda recebe outro prêmio. A pastora, educadora e escritora Heralda Pereira Garcia, da Assembleia de Deus no Amapá, graduada em pedagogia e em teologia, com pós-graduação em supervisão educacional, mais uma vez é destaque no país, pois irá receber mais um prêmio em sua carreira acadêmica.
Desta vez receberá no “I Prêmio Pan Amazônia do Meio do Mundo para o Mundo”, a Comenda “Professores Transformadores”, na Categoria “Educadora Comunidade”. O evento está sendo promovido pela ETF – Escola Técnica Francesa (Brasil-França) e pelo Centro Universitário Campo Verde (UNIFC) e acontecerá no próximo dia 14.04.2024, às 19 horas, no Museu Sacaca, em Macapá/AP.
Em recente evento da Academia Amapaense de Letras – AAL, Heralda Pereira foi condecorada com o Troféu “Destaque Cultural 2023”, pela importância de sua produção literária.
Como escritora, é coautora da obra “Antologia Poética das Cidades Brasileiras” (1987) e autora do livro “Contrassenso” (2022). É profícua divulgadora de textos literários nas redes sociais.
ESPECIAL
Utilidade Pública. Direitos Autorais. Respeite os direitos autorais dos autores das revistas, dos livros, das fotos, imagens etc. Sem autorização do responsável, não tire xerox, não faça print, não escaneie, não transforme em pdf e não distribua pelo WhatsApp ou outras redes sociais. Veja o que diz a Constituição e as leis:
Constituição Federal, art. 5º, XXVII- “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;”.
Código Civil, art. 1.228. “O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.”.
Código Penal, art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena –detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Lei nº 9.610/1998 (Lei do Direito Autoral – LDA), art. 7º. “São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:” (…)
REFLEXÃO
Tema: Conheça três formas de fazer o bem.
Diz a Bíblia: O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem (Rm 12.9).
Existem três maneiras que podemos praticar o bem em favor daqueles que precisam de nossa ajuda: 1. Seja observador. Preste atenção nas pessoas que estão perto de você. Por exemplo, talvez você veja alguém carregando sacolas pesadas, fique sabendo de um vizinho que foi internado ou perceba que um colega de trabalho está desanimado. Quando você presta atenção e ‘busca os interesses dos outros’, provavelmente vai ter muitas oportunidades de dizer ou fazer algo que ajude (Fp 2.4); 2. Coloque-se no lugar do outro. Imagine que você está na situação da outra pessoa. Como você se sentiria? (Rm 12.15). Se você entender os sentimentos dos outros, provavelmente vai querer ajudá-los; e 3. Seja flexível. Lembre-se de que cada pessoa é diferente. Nem sempre o que você gostaria que fizessem para você vai ser o mesmo que o outro gostaria que fizessem para ele. Existem muitas coisas que você pode fazer, mas tente escolher aquilo que a outra pessoa vai gostar mais (1 Co 10.24).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra G: Geografia e geopolítica do petróleo: O petróleo encontrado em Oiapoque/AP, na Margem Equatorial do litoral Norte do país, na Amazônia Azul (marítima) brasileira, possui uma importância geopolítica gigantesca, pois, além da previsão de bilhões de barris existentes na referida reserva, a localização das jazidas é uma das melhores entre os continentes americano, europeu e africano. Por si só, já são reservas altamente estratégicas para o Brasil.
Dentre as gigantes da América Latina – PDVSA, da Venezuela; YPF, da Argentina; e PEMEX, do México – a Petrobras do Brasil é mais beneficiada com a descoberta das novas reservas petrolíferas amapaenses.
O petróleo do Amapá abriu novas fronteiras de exploração de petróleo e gás na esfera marítima do offshore. Mas, precisamos ficar atentos quanto à questão da maldição dos recursos naturais que atinge os países detentores de vastas reservas petrolíferas, pois apresentam diferentes formas de enfrentamento da doença holandesa e redução da dependência desta renda. Precisamos discutir mais este assunto no Amapá.