01. Bolsonaro e os evangélicos no Amapá: Mais uma vez o Estado do Amapá decepciona todo o Brasil. Depois de reeleger Davi Senador, um dos maiores inimigos dos evangélicos no país, desde a oposição cruel que fez à escolha do 1º ministro evangélico ao STF, o Amapá deu vitória a Lula no 1º Turno. Lideranças evangélicas manifestam desinteresse à reeleição de Bolsonaro. São os interesses individuais e locais se sobrepondo aos interesses do evangelho e da Nação;
02. Evangélicos do Amapá elegem Clécio Governador que apoia Lula: Tão logo se viu eleito governador do Estado em 1º Turno, Clécio não titubeou e deu a 1ª “bofetada” na cara dos evangélicos amapaenses e “cuspiu” nos protestantes, correndo para ir dar apoio a Lula, o pior inimigo dos evangélicos em todo o Brasil. Lula, ao ouvir as “juras de amor” de Clécio transmitidas em todas as redes de comunicação, ficou até assustado. Horrível! Este fato ficará na história do Amapá como uma das páginas mais deprimentes do protestantismo amapaense;
03. Rayssa e Jaime: Somando a votação dos dois, alcançaram 350 mil votos; mas não foi o suficiente para se elegerem. Tudo indica que a escolha dos evangélicos em votar na esquerda progressista e nos inimigos da Obra de Deus fez com que Jaime e Rayssa não ganhassem;
04. A maior vencedora: Não foi somente coisa ruim que aconteceu nas eleições do Estado do Amapá. A maior surpresa, sensacional e extraordinária do pleito foi a vitória da irmã Sonize Barbosa para deputada federal. É a mulher eleita mais votada ao cargo em todo o Estado;
05. Candidatos em destaque: Três candidaturas chamaram atenção no meio evangélico: a) Pastor Guaracy Jr (Igreja Quadrangular), candidato ao senado, em 2018 teve 40 mil votos, em 2020, 17 mil e, agora, em 2022, não chegou a dez mil. b) Apóstola Ivone Chagas (Ministério MAR), candidata a deputada federal, mesmo investindo alto e apostando todas as fichas, teve pouco mais de três mil votos e desarticulou o partido que não conseguiu nem reeleger seu único deputado estadual; c) Pastor Jorielson (Pioneira), candidato a deputado federal, mesmo realizando campanha gigantesca na igreja, obteve apenas pouco mais da metade de sua votação do pleito anterior;
06. O candidato evangélico para o governo: Pastor Gesiel Oliveira, da Assembleia de Deus Zona Norte de Macapá conseguiu aproximadamente 10 mil votos como candidato a governador. Está de parabéns por sua ousadia e determinação;
07. O candidato evangélico para o senado: Também o candidato evangélico ex-deputado federal Valdenor Guedes disputou a vaga para o senado nestas eleições 2022. Com divulgação muito pequena, teve uma campanha quase anônima, obtendo menos de 1 mil votos;
08. Uma carrada de votos evangélicos para deputado estadual jogada fora: A mesma Bíblia que diz que é “bom e suave que os irmãos vivam em união” (Salmo 133), é a que diz que “todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá” (Mateus 12.25). Nestas eleições de 2022, mais de 30 (trinta) evangélicos se candidataram a deputado estadual. Juntos conquistaram mais de 46 (quarenta e seis) mil votos e quase ninguém se elegeu. O problema crônico é que as lideranças evangélicas não dialogam e cada uma quer eleger o seu representante isolado sem ter densidade eleitoral para tal. Aí, os filhos das trevas se aproveitam dessa desunião generalizada e elegem os seus. Assim, os evangélicos pregam uma coisa e fazem outra.
09. A carrada de votos evangélicos para deputado federal jogada fora: Somando os votos de todos os candidatos evangélicos para a Câmara dos Deputados, o saldo passa de 80 (oitenta) mil votos. Mas, somente uma candidata se elegeu e, acredita-se, com méritos próprios. Aqui temos o mesmo problema que assola as candidaturas estaduais: As lideranças evangélicas não dialogam e cada uma quer eleger o seu representante isolado sem ter densidade eleitoral para tal.
10. A performance do Casal 20: Besaliel Estadual e Drª. Ester Federal não conseguiram se eleger. Na verdade, juntos, não conseguiram mil votos. O fato é que durante a campanha sofreram terrível asfixia financeira imprimida pelo partido e forte oposição de seus pares, mesmo que da família há décadas. Antes mesmo do final da campanha discerniram que “… há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” – Ec 3.1-b. O Casal 20 distribuiu agradecimentos nas diversas redes sociais a todos os seus leais apoiadores.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Presidente Jair Messias e esposa Michelle Bolsonaro, 1ª Dama do Brasil, buscam a reeleição.
2- Mais uma vez os evangélicos de todo o Estado do Amapá, desunidos, foram derrotados nas eleições.
3- A médica Rayssa Furlan, 1ª Dama da Capital, teve uma das maiores votações da história do Amapá.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Sonize Pimentel dos Santos Barbosa foi a sensação extraordinária das eleições 2022 no Estado do Amapá, pois se tornou a candidata mulher eleita 1ª colocada, campeã de votos em todos os municípios do Amapá, para o cargo de deputada federal e vai representar o Estado na Câmara dos Deputados em Brasília.
A Deputada Sonize Barbosa nasceu em Macapá, em 12 de maio de 1971. É casada com Kaká Barbosa, atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual com seis mandatos.
Sonize é bacharel em Direito e empreendedora de sucesso na sociedade amapaense. Candidatou-se pela 1ª vez para o cargo de deputada federal, pelo PL – Partido Liberal, a mesma agremiação do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O citado partido elegeu este ano a maior bancada do Congresso Nacional.
Além de mulher, mãe, profissional de sucesso e liderança social competente, é conhecida no meio do povo por sua firmeza na oração, resiliência de vida, carisma e discrição. Desejamos sucesso à Deputada Federal Sonize no exercício de seu mandato.
ESPECIAL
NEWS: Calendário Eleitoral do 2º Turno – Eleições 2022. Res. TSE nº 23.674/2021: -x-x- Dia 10 de outubro, 2ª feira: a) Auditoria das urnas: Data final para realização das auditorias de funcionamento das urnas relativas ao segundo turno; b) Lista das urnas: Data final para escolha das urnas a serem auditadas; c) Certidão do 1º Turno: Data-limite para reinício da emissão de certidão de quitação eleitoral. –x-x- Dia 14 de outubro, 6ª feira: a) Ressarcimentos :Eventuais ressarcimentos de valores devidos pela Presidência da República, referentes ao 1º turno. –x-x- Dia 15 de outubro, sábado (15 dias antes do segundo turno): a) “Salvo-conduto” dos candidatos: Data a partir da qual nenhum candidato do 2º turno poderá ser preso; b) Plantão eleitoral: Início do plantão da Justiça Eleitoral aos fins de semana e feriados; c) Publicações em sessões: Cessação de publicações em sessões de decisões onde não houver 2º turno; d) Documentos fiscais: Último dia para a Fazenda Pública encaminha ao TSE documentos fiscais de candidatos; e) Resultados do 1º turno: Data até a qual os dados de resultados relativos ao primeiro turno estarão disponíveis pelo TSE.
REFLEXÃO
Tema: Hulda, uma mulher de tríplice valor – 2 Cr 34.22-28.
Diz a Bíblia em 2 Crônicas 34.22-23: “Então, Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe naquele sentido. 23 E ela lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:”.
Hulda foi destacada profetisa, casada, morava em Jerusalém e, por ser uma verdadeira mulher de Deus, dedicada à oração e ao estudo da palavra, de acordo com a Bíblia, era fonte de consulta das autoridades de seu tempo. É considerada pelos estudiosos como uma das mulheres mais importantes do Antigo Testamento.
A Profetisa Hulda possuía três características que nos ensinam como sermos mais abençoados.
Ela era: 1. Sábia: Tinha conhecimento. A falta de conhecimento gera sofrimento (Os 4.6); 2. Prudente: Preparada antecipadamente, precavida, previdente (Mt 25.9); 3. Equilibrada: Apresentava segurança emocional ou estabilidade mental (Gl 5.22-25).
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra: Dica 050. Direitos fundamentais e a Bíblia: Diz a CF, art. 5º, I: “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”.
Diz a Bíblia, em Genesis 1.27: “E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou.”. Também está escrito em Atos 10.43: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;”. Erra constitucionalmente e erra biblicamente que faz distinção de direitos e deveres entre homens e mulheres. Por óbvio que existem diferenças biológicas e de personalidade, mas tais peculiaridades são inerentes e devem ser tratadas com respeito e com responsabilidade, sempre visando a promoção do bem de todos, sem preconceitos.
Fatores culturais no decorrer dos tempos e ao redor do mundo impingem traços distintivos entre gêneros; entretanto, isto deve ser analisado sempre à luz das leis de Deus e dos homens.