Queimar a gordura abdominal é um dos grandes desafios da vida fitness. Além da dificuldade de eliminar as células adiposas da região da “pochete”, é necessário equilibrar a perda de massa gorda e a preservação da magra.
“Com o uso de canetas emagrecedoras, a perda de peso rápida pode comprometer músculos e resultar em deficiências nutricionais, o que, a longo prazo, pode prejudicar o metabolismo e dificultar a queima de gordura”, explica o nutricionista Pedro Perim.
Nesse contexto, Pedro ressalta a relevância do acompanhamento nutricional, que vai ajudar a escolher a melhor dieta e os suplementos mais adequados para secar a gordura abdominal. O nutricionista explica que, muitas vezes, a suplementação tem outra função, mas acaba contribuindo indiretamente para a perda de gordura.
O whey protein, por exemplo, é usado com foco na recuperação e na construção de massa magra. Apresenta rápida absorção e é ideal para a recuperação muscular no pós-treino, e pode ser consumido em diversos momentos do dia para complementar a ingestão proteica. “São todas funções que favorecem, mesmo que indiretamente, a redução da gordura corporal, inclusive na região abdominal”, comenta Pedro.
O nutricionista menciona também a creatina, que embora seja muito conhecida pelo efeito positivo na força e no desempenho físico, também tem demonstrado benefícios no ganho e na proteção da massa magra. “Inclusive em situações de restrição calórica — ou seja, quando a pessoa está comendo menos para emagrecer”, comenta.
Pedro ensina que manter a massa muscular durante esse processo é essencial para que a perda de peso ocorra com menor perda de tecido magro e melhor controle metabólico. Já a caseína, digerida mais lentamente, ajuda a manter a saciedade ao longo do dia e pode ajudar a evitar o consumo calórico excessivo.
“A quem não tem acesso fácil a suplementos ou prefere uma alimentação mais convencional, o uso de alimentos ricos em proteínas, bem como fibras e compostos bioativos, pode colaborar bastante”, completa.
Fonte: Metrópoles