Além do sabor reconfortante e do momento de relaxamento, alguns chás naturais podem ser grandes aliados no combate a doenças. Dessa vez, a coluna foi investigar qual infusão tem um impacto positivo no que diz respeito à anemia — causada, em quase 90% dos casos, pela deficiência de ferro no organismo.
A coluna, então, consultou a nutricionista Cibele Santos, que listou cinco chás naturais que podem contribuir no tratamento e prevenção do quadro.
Entenda
- De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia é definida como uma condição em que as taxas de hemoglobina no sangue estão abaixo do normal, geralmente como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
- A forma mais comum da condição é a anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro. De acordo com o Ministério da Saúde, a condição representa cerca de 90% dos casos da doença no Brasil, especialmente entre crianças, mulheres em idade fértil e gestantes.
- Quando se trata de soluções naturais para complementar o tratamento, a nutricionista Cibele Santos revela que os chás ricos em vitamina C podem potencializar a absorção do ferro.
- Entre as opções de chás citadas pela expert, estão o chá de dente-de-leão, chá de maçã e canela, chá de beterraba, chá de limão e hortelã e o chá de moringa.
Como esses cinco chás podem auxiliar no tratamento da anemia?
Os chás recomendados pela nutricionista têm propriedades que colaboram com o aumento da absorção de ferro ou com o fornecimento direto do mineral. Quando se trata do chá de dente-de-leão, por exemplo, a nutricionista destaca que o seu benefício se dá por conta do alto teor do mineral presente na planta.
Já o chá de maçã com canela, além de saboroso, fornece minerais importantes e pode ser combinado com ingredientes ricos em vitamina C, para potencializar os benefícios. Questionada sobre os potenciais do chá de beterraba, a expert destacou que o alimento é conhecido por ser um dos mais ricos em ferro, podendo ser preparado em forma de infusão para dar mais opções de consumo.
“O chá de limão com hortelã, por sua vez, oferece alta concentração de vitamina C, essencial para aumentar a absorção do mineral escasso em pessoas com anemia”, detalha.
Outra infusão promissora, segundo Cibele Santos, é a de moringa. A planta pouco conhecida é um verdadeiro tesouro nutricional. “A moringa é capaz de contribuir para o aumento dos níveis de hemoglobina e glóbulos vermelhos”, explica a nutricionista.
Atenção a determinados chás
Apesar dos benefícios, Cibele Santos alerta que nem toda infusão é, de fato, uma aliada no tratamento da anemia. Chás como o verde, o preto e o chá-mate contêm substâncias que dificultam a absorção de ferro.
“Essas bebidas são ricas em cafeína e polifenóis, compostos que interferem diretamente na absorção de minerais. O ideal é consumi-los com moderação e, de preferência, uma ou duas horas depois da refeição”, orienta.
Cibele Santos alerta, por fim, que os chás devem ser considerados um complemento, e não uma substituição ao tratamento clínico. Em casos de anemia diagnosticada, o uso de medicamentos como sulfato ferroso, ácido fólico, vitamina B12 ou eritropoietina pode ser necessário, sempre com prescrição médica.
Fonte: Metrópoles