Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Bem Estar > Refrigerante zero oferece um risco maior de gordura no fígado que o normal
Bem Estar

Refrigerante zero oferece um risco maior de gordura no fígado que o normal

Pesquisa revela que consumo diário de apenas uma lata de refrigerante diet pode elevar em 60% o risco de desenvolver doença gordurosa do fígado não alcoólica

Redação
Ultima atualização: 7 de outubro de 2025 às 19:31
Por Redação 3 horas atrás
Compartilhar
Refrigerante com açúcar oferece menos risco de doença hepática gordurosa • Virojt Changyencham/Getty Images
Compartilhar

Beber apenas uma lata de refrigerante diet por dia pode aumentar o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica em 60%, enquanto o consumo de bebidas açucaradas pode elevar esse risco em 50%, segundo novo estudo ainda não publicado.

A doença gordurosa do fígado não alcoólica é uma condição em que ocorre acúmulo de gordura no fígado de pessoas que bebem pouco ou nenhum álcool. Os danos podem ser semelhantes aos observados em pessoas que bebem muito e podem levar à cirrose — cicatrização avançada do fígado — assim como ao câncer hepático.

A condição, também chamada de doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD), é uma das principais causas de câncer de fígado.

“As bebidas açucaradas há muito tempo estão sob escrutínio, enquanto suas alternativas ‘diet’ são frequentemente vistas como a escolha mais saudável”, afirmou o autor principal do estudo, Lihe Liu, estudante de pós-graduação do departamento de gastroenterologia do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Soochow, em Suzhou, China.

“Nosso estudo mostra que as bebidas com baixo teor ou sem açúcar foram, na verdade, associadas a um risco maior de MASLD, mesmo em níveis modestos de consumo, como uma única lata por dia”, disse Liu em comunicado.

O consumo de bebidas diet também foi associado a um maior risco de morte por doença hepática, segundo o resumo, uma síntese de uma página do artigo antes de ser revisado por pares e publicado em uma revista científica. A pesquisa foi apresentada na segunda-feira (6) em Berlim durante a Semana Europeia de Gastroenterologia, conferência anual da Sociedade Europeia de Endoscopia Gastrointestinal.

“Essas descobertas desafiam a percepção comum de que essas bebidas são inofensivas e destacam a necessidade de reconsiderar seu papel na dieta e na saúde do fígado, especialmente quando a MASLD emerge como uma preocupação global de saúde”, afirmou Liu.

Como as bebidas diet e açucaradas afetam o fígado

O estudo acompanhou quase 124 mil pessoas sem doença hepática participantes do UK Biobank, um grande estudo de pesquisa biomédica que monitora pessoas no Reino Unido. O tipo e a frequência do consumo de bebidas foram avaliados usando questionários alimentares de 24 horas em vários momentos durante o estudo de 10 anos.

Além da conexão entre refrigerantes diet e açucarados com a doença hepática gordurosa não alcoólica, o estudo descobriu que participantes que substituíram essas bebidas por água reduziram o risco em quase 13% para bebidas açucaradas e mais de 15% para bebidas diet. A troca de bebidas açucaradas por diet (ou vice-versa) não diminuiu o risco.

O estudo fornece “evidência direta de que comportamentos alimentares influenciam a MASLD” e contradiz uma análise anterior que sugeria que bebidas diet poderiam substituir a água, afirmou Sajid Jalil, professor associado clínico de gastroenterologia e hepatologia da Escola de Medicina da Universidade Stanford, na Califórnia. Ele não participou do estudo.

“O estudo mostrou que tanto refrigerantes regulares quanto diet podem prejudicar o fígado ao longo do tempo, enquanto escolher água ou bebidas sem açúcar pode ajudar a protegê-lo”, disse Jalil por e-mail. “Para mim, este estudo tem muito mais peso que os anteriores devido ao seu desenho prospectivo, envolvendo grande número de participantes, teste validado para o diagnóstico de MASLD e um longo período de acompanhamento.”

Por que as bebidas açucaradas e diet teriam tal impacto no fígado?

Nas bebidas açucaradas, o alto teor de açúcar causa picos rápidos de glicose no sangue e insulina, que podem promover ganho de peso, explicou Liu. O excesso de açúcar também pode provocar acúmulo de gordura no fígado.

Embora sejam baixas em calorias, as bebidas diet ainda podem afetar a saúde do fígado através de vários mecanismos, disse ela.
“Elas podem alterar o microbioma intestinal, interferir na sensação de saciedade, aumentar a preferência por alimentos doces e até estimular a secreção de insulina”, explicou Liu. “A água, por outro lado, hidrata o corpo sem afetar o metabolismo, ajuda na saciedade e apoia a função metabólica geral.”
“É por isso que a redução do risco é semelhante, independentemente de qual bebida adoçada é substituída — isso mostra que a água é a bebida padrão mais saudável.”

Fonte: CNN Brasil

Você pode gostar também

Chá anti-inflamatório ajuda a aliviar sinusite e a limpar vias aéreas

Higiene do sono: como preparar corpo e mente antes de dormir

Calor x digestão: entenda como os dias quentes interferem no processo

Teste para diagnóstico de autismo aos 16 meses será oferecido no SUS

Pressão 12 por 8: o que é indicado para quem é pré-hipertenso? Saiba o que são as ‘medidas não medicamentosas’

Redação 7 de outubro de 2025 7 de outubro de 2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Metanol: Lewandowski anuncia criação de comitê para conter crise de casos
Próximo artigo Comerciante chama a PM após ser furtado e descobre que bandido é o filho

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Tarcísio: “No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, vou me preocupar”
Brasil
Comerciante chama a PM após ser furtado e descobre que bandido é o filho
Polícia
Metanol: Lewandowski anuncia criação de comitê para conter crise de casos
Brasil
Saque-aniversário do FGTS: o que é, limites e prazos; tire suas dúvidas
Brasil
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2025. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?