1. Ontem dia 20 de novembro comemorou-se o dia do biomédico. Fale sobre a importância desse profissional da área da saúde?
Exatamente essa data foi criada pelo decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006 e foi escolhida porque faz referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.
A Biomedicina é uma área do conhecimento voltada para a prevenção, promoção e recuperação da saúde através de diagnósticos e atuações diversas em campos como a pesquisa, análises clínicas, análises microbiológicas; análises ambientais, citologia esfoliativa, perfusão extracorpórea, práticas estéticas avançadas, o biomédico tem se mostrado uma profissão extremamente dinâmica e em ascensão. Isto ocorre devido o vasto conhecimento interdisciplinar que o biomédico recebe durante sua formação.
2. Como o biomédico pode atuar?
O campo de atuação desse profissional abrange a Anatomia, Biologia, Ecologia, Genética, Patologia, Imunologia, Psicobiologia, dentre outras. O trabalho está sempre focado no estudo e pesquisa de melhorias e contribuições na área da saúde do campo escolhido. Pelo fato da profissão ser bem diversificada e oferecer 31 (trinta e uma) habilitações regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), o profissional da área tem diversas oportunidades de trabalho. As áreas gerais nas quais os biomédicos podem atuar são: Análises clínicas, Análises ambientais, Indústrias, Análises bromatológicas, Biologia molecular, Genética, Reprodução humana, Citologia oncótica, Banco de sangue e Imagenologia.
3. O que esses profissionais podem comemorar atualmente?
Estamos vivendo uma época em que podemos considerar a importância do profissional biomédico nas equipes de saúde, consolidando assim a nossa profissão. Somos uma das áreas mais completas do segmento e acreditamos que uma saúde de qualidade é uma saúde multiprofissional. Temos conquistado o nosso espaço no mercado por meio da eficiência do nosso trabalho e mesmo vivenciando um momento delicado, temos feito um esforço sem medidas para garantir que em meio a tanto problemas a biomedicina continue se expandindo e galgando cada vez mais degraus na escada do reconhecimento.
O mercado de trabalho está cada vez mais amplo para comportar a atuação do biomédico. A demanda é crescente, os avanços tecnológicos são rápidos. Indústrias ‘genomicas’, em particular, estão a todo o vapor, análises especializadas carecem deste profissional. O Brasil tem se destacado mundialmente no âmbito da biomedicina e isso tem chamado a atenção e estimulado jovens que se identificam com a profissão a investir na carreira.
4. Qual a realidade do Biomédico no nosso estado?
No Amapá existem profissionais dedicados ao diagnóstico de excelência garantindo assim tratamento adequado aos pacientes por eles atendidos. O profissional biomédico está inserido nos 16 municípios do nosso estado fazendo parte da equipe de saúde dos municípios, garantindo qualidade no diagnóstico laboratorial.
O biomédico tem em sua essência a ética e a vontade de ser reconhecido por seu trabalho cada dia mais qualificado. Em nosso estado temos profissionais em posição de destaque o que motiva os estudantes de biomedicina e colegas biomédicos em se qualificar cada dia mais, motivo de orgulho para a nossa profissão.
Homenageamos assim todos os biomédicos do estado do Amapá pela passagem do seu dia. “Biomédicos um Profissional a Serviço da Saúde”
Convidado
Nahon de Sá Galeno
Biomédico
CRBM/4: 288
Delegado – Amapá
Mestre em Ciências da Saúde (Motricidade Humana)
Especialista em Citologia Esfoliativa e Líquidos Biológicos
Ouvidor Geral do SUS/ Amapá