Nesta quarta-feira (29), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou um monumento em homenagem a Ubiratan Silva do Espírito Santo, mais conhecido como Bira, um famoso jogador amapaense que defendeu o Clube do Remo e Sport Club Internacional e que faleceu em setembro de 2020.
“Bira faz parte da nossa história, da história da nossa cidade e do nosso futebol. No espaço em que está fixada, o monumento poderá ser visto por todos e essa é a nossa intenção, para que assim ele seja sempre lembrado”, comentou o prefeito.
A estátua mede 2 metros e está fixada dentro do novo Complexo Glicério Marques, no trecho da Leopoldo Machado com a Mendonça Júnior. O monumento foi construído pelo artista plástico J. Márcio.
“Eu busquei me inspirar e trazer os traços do Bira. O monumento retrata exatamente quem o Bira foi: um grande atleta de enorme significância para o nosso estado”, disse o artista.

O amapaense Aldo Silva, de 65 anos, ex-futebolista e irmão do homenageado, comentou que a honraria simboliza o reconhecimento de uma vida e carreira muito significativas para ele e para a família que, ao total, gerou 5 homens jogadores de futebol no Amapá.
“Meu irmão segue sendo exemplo de inspiração. Essa homenagem nos deixa muito emocionados. É maravilhoso saber que futuras gerações olharão para o monumento e saberão o grande profissional que o meu irmão foi”, comentou.
