Não é à toa que o botox é um dos procedimentos mais desejados da harmonização orofacial, no quesito autoestima. O produto bloqueia a transmissão de impulsos entre as terminações nervosas e os músculos suavizando marcas de expressão na testa, pés de galinha e glabela (entre as sobrancelhas).
O momento certo de usar o botox varia em cada paciente. O ideal é que seja aplicado como prevenção, por volta dos 30 anos. Isso ajudará a retardar o aparecimento dos sinais do tempo, prolongando o viço e a firmeza característicos da juventude.
Para peles mais maduras, ele vai agir suavizando as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha; além do bigode chinês, na região em volta da boca, por exemplo.
A aplicação do botox é realizada no consultório odontológico por meio de injeções em pontos específicos, de acordo com o problema. Os resultados iniciais aparecem nos primeiros dois ou três dias e o resultado final pode ser notado em 15 dias. O botox precisa ser reaplicado após três ou seis meses para a manutenção de seu efeito.
BOTOX TAMBÉM É SAÚDE
Os benefícios do botox vão muito além da estética. A toxina botulínica também trata diversos tipos de patologias, dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM), como o bruxismo, pois consegue diminuir a pressão da mastigação.
O botox é uma ótima alternativa para a correção de assimetrias e do sorriso gengival, o qual expõe uma porção muito grande da gengiva quando a pessoa sorri. Além disso, a substância pode ser utilizada como terapia complementar aos tratamentos de implantes, uma vez que diminui a pressão da mastigação temporariamente permitindo que o osso cicatrize ao redor dos implantes.
É importante ressaltar que você deve procurar um profissional confiável, e que utilize somente as marcas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são elas: Botox®, Dysport® e Xeomin®, sendo (medicamentos de referência); e Prosigne®, Botulift®, Botulim® e Nabota®; que são medicamento biossimilares. Lembrando que a marca Israderm está proibida pela ANVISA, desde junho do ano passado.
Convidada:
Dra. Cinthia Cambraia: CRO – AP 851, Estética Orofacial, Toxina Botulínica, Fios de PDO, Bio Estimuladores de Colágeno, Bichectomia, Rinomodelação, Preenchimentos faciais, Facetas em Resina