Um total de 10 bares brasileiros, incluindo endereços em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, estão entre os 500 melhores do mundo em 2025. É o que aponta a edição atual do Top 500 Bars, ranking divulgado nesta segunda-feira (10) que compila dados da internet.
O bar nacional mais bem colocado da lista é o paulistano Tan Tan, na 19ª posição, localizado em Pinheiros. Liderado por Thiago Bañares, o bar celebrou uma década neste ano e, ao longo do tempo, transformou-se em uma referência nacional e internacional que combina alta coquetelaria e gastronomia de inspiração asiática.
Com o head bartender Caio Carvalhaes por trás do balcão, a carta de drinques autorais é renovada periodicamente, com criações que mesclam tradições japonesas e nacionais.
Os brasileiros da lista

Além do Tan Tan, o Exímia Bar, também na capital paulista, figurou na 43ª posição. Inaugurado há pouco mais de um ano, o bar no Itaim Bibi serve drinques com base em pesquisas de antropologia e história dos coquetéis vintage e clássicos, com foco em ingredientes naturais e nativos do Brasil.
As criações contemporâneas são assinadas pelo bartender Márcio Silva e o menu de comidas é de Manu Buffara. De São Paulo, ainda apareceram na lista os bares SubAstor, Bar dos Arcos, Santana Bar e Picco.
No Rio, entraram para o ranking os bares Liz Cocktail & Co., o Elena Horto e o Nosso Ipanema. Já Salvador apareceu no Top 500 Bars com o Purgatório, bar no bairro de Pituba que possui carta assinada por Jonatan Albuquerque.
Confira todos os bares brasileiros no ranking e suas respectivas posições:
- 19ª posição: Tan Tan (São Paulo)
- 43ª: Exímia Bar (São Paulo)
- 188ª: SubAstor (São Paulo)
- 336ª: Bar dos Arcos (São Paulo)
- 354ª: Liz Cocktail & Co. (Rio de Janeiro)
- 426ª: Elena (Rio de Janeiro)
- 437ª: Santana Bar (São Paulo)
- 444ª: Picco (São Paulo)
- 476ª: Purgatório Bar (Salvador)
- 479ª: Nosso Ipanema (Rio de Janeiro)
Número um do ranking
Ao todo, a lista do Top 500 Bars deste ano possui bares em 125 cidades de 53 países. Localizado em Edimburgo, capital da Escócia, o Panda and Sons ficou na primeira colocação entre os 500 melhores bares do mundo em 2025. O bar fica em uma espécie de barbearia vintage dominada por uma atmosfera teatral.
A palavra-chave é inovação, em que a carta ousa em experimentos e trabalha com uma coquetelaria em temperaturas abaixo de zero. Neste ano, o Panda and Sons ficou na 34ª posição do The World’s 50 Best Bars.
O pódio ficou completo com o Paradiso, em Barcelona, na Espanha, e com o Bar Leone, em Hong Kong. O Paradiso já foi eleito o melhor bar do mundo em 2022 e o Bar Leone ficou com a liderança do The World’s 50 Best Bars em 2025.
O top 10 também conta com a presença do Alquimico, em Cartagena, na Colômbia, que ficou na posição de número 8. No centro histórico da cidade, a mansão colonial é dividida em diferentes andares, cada um com seu balcão e tipos de coquetelaria, onde são priorizados drinques com ingredientes frescos, orgânicos e com muita criatividade. Confira abaixo um dos episódios do CNN Viagem & Gastronomia em Cartagena:
Confira os 10 primeiros colocados entre os 500 melhores bares do mundo em 2025:
- Panda and Sons (Edimburgo, Escócia)
- Paradiso (Barcelona, Espanha)
- Bar Leone (Hong Kong)
- Handshake Speakeasy (Cidade do México, México)
- Jigger and Pony (Singapura)
- HIMKOK (Oslo, Noruega)
- Tayer + Elementary (Londres, Reino Unido)
- Alquimico (Cartagena, Colômbia)
- Moebius (Milão, Itália)
- SIPS (Barcelona, Espanha)
A lista completa com todos os 500 colocados estão disponíveis no site do Top 500 Bars.
Como o ranking é feito
A lista do Top 500 Bars é produzida a partir de um algoritmo que se alimenta de dados de mais de duas mil fontes, incluindo importantes rankings do setor, artigos, plataformas e redes sociais em mais de 20 línguas.
De acordo com o Top 500 Bars, o algoritmo constrói o ranking com base na autoridade das fontes e nas listas já existentes, levando em conta critérios locais, regionais e globais, assim como a opinião coletiva.
“Na era da big data, da Inteligência Artificial e de outras revoluções digitais, pareceu-nos importante que a indústria dos bares aproveitasse estas inovações para determinar uma classificação global”, diz o site oficial, que é manejado pela equipe do Le Cocktail Connoisseur, veículo internacional especializado em bartenders e coquetéis.
Fonte: CNN Brasil

