O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito o 4º melhor do mundo em ranking feito pela plataforma AirHelp — especializada em assistência a passageiros. A colocação de 2025 supera, a do ano passado, quando o local ficou em 5º entre os melhores do planeta.
A posição de destaque foi celebrada pelo secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “A conquista do Aeroporto de Brasília de estar entre os cinco melhores do mundo reforça o papel estratégico do Distrito Federal como porta de entrada para o Brasil e um importante hub de conexões nacionais e internacionais. Esse tipo de reconhecimento impacta diretamente o turismo local, ampliando nossa visibilidade e credibilidade como destino”, destacou o secretário.
Brasília é a única cidade brasileira no top 10 da lista. Mas o Brasil tem outros 11 terminais entre os 100 melhores do mundo: Belém (PA), Santos Dumont (RJ), Fortaleza (CE), Galeão (RJ), Curitiba (PR), Recife (PE), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Viracopos (SP) e Confins (MG).
As primeiras posições do ranking são ocupadas pelo Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, com 8,57 de nota geral; pelo Aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar, com 8,52; e pelo Aeroporto Rei Khaled, em Riad, na Arábia Saudita, que teve a mesma nota final do terminal brasiliense, mas teve avaliação levemente superior em dois dos três critérios.
A plataforma AirHelp analisou três critérios: pontualidade, serviço de atendimento ao cliente e alimentação e compras. No primeiro quesito, foi feita uma análise detalhada para identificar quais aeroportos oferecem maior confiabilidade nos horários de partida e chegada.
Já no segundo aspecto, a plataforma solicitou a milhares de passageiros, em mais de 58 países, que avaliassem o atendimento da equipe aeroportuária, a limpeza do ambiente e o tempo de espera nas filas, com base nas viagens recentes.
Por fim, a AirHelp entrevistou passageiros de diversos países para saber as opiniões sobre a qualidade dos serviços de alimentação e do comércio nos aeroportos que frequentaram recentemente.
Com informações da Agência Brasília