A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Mounjaro no tratamento de apneia do sono em pessoas adultas com obesidade. A resolução com a decisão foi publicada nessa segunda-feira (20/10) no Diário Oficial da União.
A apneia do sono consiste em um distúrbio que resulta em interrupções sucessivas da respiração durante o sono. O problema de saúde é um indicador para várias doenças.
O Mounjaro, cujo princípio ativo é a tirzepatida, já havia tido a eficácia reconhecida por parte da Anvisa para o tratamento da diabetes tipo 2.
Em setembro deste ano, o laboratório responsável pelo medicamento publicou um estudo no qual afirma haver eficácia para a redução de risco de diabetes em 94% em adultos com pré-diabetes.
Embora a utilização prevista em bula do Mounjaro seja para o tratamento de diabetes 2, o medicamento é comumente utilizado para perda de peso. A tirzepatida simula a ação de dois hormônios intestinais, o GLP-1 e o GIP. Esses hormônios melhoram o controle do açúcar no sangue e ajudam a suprimir o apetite.
O Mounjaro chegou ao Brasil em maio deste ano após o lançamento da farmacêutica Eli Lilly em abril deste ano. À época, o preço inicial do tratamento mensal partia de R$ 1,4 mil.
Fonte: Metrópoles