Uma semana após a oposição articular ação para paralisar as sessões da Câmara, a Comissão de Segurança Pública votará, nesta terça-feira (12/8), três moções em homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na pauta da comissão, composta majoritariamente por deputados bolsonaristas, também há moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As homenagens a Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, estavam pautadas desde o recesso. Na época, a oposição protestou contra as medidas cautelares impostas pelo magistrado, como o uso de tornozeleira eletrônica.
No dia em que as moções seriam votadas, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou decreto suspendendo o funcionamento de todas as comissões da Casa enquanto durasse o recesso parlamentar.
Motim da oposição
Na sexta-feira (8/8), Motta enviou à Corregedoria da Casa os pedidos de suspensão dos mandatos de 14 deputados envolvidos nos tumultos durante a paralisação.
A decisão de Motta representou recuo em Marcos Pollon (PL-MS) e Marcel Van Hattem (PL-RS) relação à sua posição anterior, quando afirmou, antes de retomar os trabalhos, que os deputados que insistissem na mobilização seriam afastados por seis meses. Mesmo diante da ameaça, parlamentares como Marcos Pollon (PL-MS) e Marcel Van Hattem (PL-RS) permaneceram na Mesa Diretora da Câmara.
A pauta da Comissão de Segurança Pública:
- Uma semana após a oposição paralisar as sessões, a Comissão de Segurança Pública votará três moções em homenagem a Bolsonaro e uma de repúdio a Lula;
- As homenagens a Bolsonaro, preso em prisão domiciliar, estavam na pauta desde o recesso, quando a oposição protestou contra medidas cautelares do STF;
- No dia da votação, o presidente da Câmara, Hugo Motta, suspendeu o funcionamento das comissões durante o recesso;
- Na sexta (11/8), Motta enviou à Corregedoria pedidos de suspensão dos mandatos de 14 deputados envolvidos nos tumultos, apesar da resistência de alguns parlamentares.
Homenagem a Felca
A Comissão de Segurança Pública da Câmara também votará, nesta terça-feira (12/8), moção de aplauso ao influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. O influencer ganhou atenção após publicar um vídeo sobre a exploração de menores na internet.
O vídeo foi reconhecido por Hugo Motta – o presidente da Câmara afirmou que os líderes discutirão a pauta para um projeto de lei voltado à proteção dos jovens contra a exposição na internet.
Fonte: Metrópoles