Um acidente envolvendo uma carreta e uma van deixou nove pessoas mortas na noite desta terça-feira (13), na BR-251, em Grão Mogol, no norte de Minas. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que outras dez pessoas ficaram feridas.
Segundo a corporação, o acidente ocorreu por volta das 21h30 no quilômetro 446 da BR-251, próximo a comunidade de Barrocão. A carreta, que não estava carregada com nenhum material, seguia do Nordeste para o Rio Grande do Sul, e a van seguia do Triângulo Mineiro para o Ceará.
De acordo com os agentes, a van ficou em local de difícil acesso com a batida e várias vítimas ficaram presas às ferragens. Entre os ocupantes da van, nove morreram no local — oito adultos e uma criança —, e oito ficaram feridos. Na carreta, o motorista e o passageiro eram os únicos ocupantes e sofreram ferimentos leves.
As equipes dos Bombeiros realizaram o desencarceramento das vítimas que estavam presas às ferragens e posteriormente, em trabalho integrado com o SAMU, atenderam as 10 vítimas feridas, conduzindo oito ocupantes da van para hospitais de Francisco Sá e Montes Claros. O motorista e o passageiro da carreta foram atendidos e liberados no local, pois estavam conscientes e orientados.
Para a Santa Casa de Montes Claro, foram encaminhadas seis vítimas (quatro homens, uma mulher e uma menina). Veja a lista dos pacientes:
- Uma menina de 8 anos: estado de saúde estável;
- Uma mulher de 36 anos: estado de saúde estável;
- Um homem na casa dos 20 anos: estado de saúde estável;
- Um homem de 27 anos: estado de saúde grave, respirando com a ajuda de aparelhos;
- Um homem com idade indefinida: estado de saúde gravíssimo e passa por processimento cirúrgico de emergência;
- Um homem de 35 anos: estado de saúde em avaliação.
Durante a atuação das equipes de salvamento, o trânsito na rodovia foi suspenso nos dois sentidos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista só foi totalmente liberada às 03h10 desta quarta-feira (14).
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que uma equipe formada por investigadores, peritos criminais, médicos-legistas e técnicos coordenou os trabalhos periciais no local do acidente. As ações em andamento envolvem o levantamento do local do crime, a realização de exames de necropsia e a posterior liberação dos corpos às famílias.
A PCMG informa ainda que não há vítimas com corpos carbonizados, o que pode contribuir para a agilidade nos processos de identificação realizados pelo Instituto de Identificação, bem como na liberação para os procedimentos funerários.
Sobre a dinâmica do acidente, apurações preliminares da polícia indicam que a carreta trafegava no sentido Salinas-Montes Claros quando, nas proximidades do distrito de Barrocão, invadiu a contramão e colidiu com a van. Com o impacto, a van foi arrastada até a margem da via, resultando na morte de nove ocupantes.
“A PCMG se solidariza com os familiares e amigos das vítimas fatais, bem como com os sobreviventes, e reafirma seu compromisso em prestar todo o apoio necessário neste momento de dor”, completa a nota.
Fonte: CNN Brasil