O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (25/6), projeto de lei (PL) que isenta do Imposto de Renda de quem ganha até dois salários mínimos. Com a aprovação na Casa Baixa, a matéria segue para o Senado Federal.
O projeto que atualiza a tabela do Imposto de Renda contou com a relatoria do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A matéria foi aprovada de maneira simbólica, ou seja, houve unanimidade na aprovação.
Após a aprovação, o deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que a aprovação permite à Câmara viabilizar o debate sobre a isenção de quem ganha até R$ 5 mil salários mínimos e as compensações. “Nesse momento o debate se tornará claro, muito mais amplo, muito mais acessível a todas as emendas de cada parlamentar e de cada partido”.
Lira é relator na Câmara do projeto que amplia para R$ 5 mil a faixa de isenção do Imposto de Renda. Ex-presidente da Câmara, o deputado foi escolhido pelo seu sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB), como relator da proposta.
O texto é considerado sensível e representa a principal aposta do governo Lula para alavancar sua popularidade até a eleição de 2026. Atualmente, ele é discutido em uma comissão especial na Câmara dos Deputados.
Fonte: Metrópoles