A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8/10) mostra que a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 49%, enquanto a aprovação é de 48%. Os números configuram empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento indica estabilidade em relação a setembro, quando 46% aprovavam e 51% desaprovavam o governo. Desde maio, Lula vinha apresentando uma recuperação gradual da popularidade: a aprovação era de 40% naquele mês, passou a 43% em julho e alcançou 46% em agosto. Já a desaprovação seguia tendência de queda, de 57% em maio para 53% em julho e 51% em agosto.
O apoio ao governo Lula continua mais forte no Nordeste, onde 62% dos entrevistados aprovam a gestão, contra 36% que desaprovam. No Sudeste, o cenário ainda é desfavorável ao presidente, mas houve leve melhora: 52% desaprovam e 44% aprovam, ante 55% e 41%, respectivamente, em setembro.
No Sul, 56% desaprovam e 41% aprovam, variação positiva em relação ao mês anterior (60% e 39%). Já nas regiões Centro-Oeste e Norte, a desaprovação passou de 52% para 55%, enquanto a aprovação oscilou de 45% para 44%.
Avaliação geral do governo Lula
Quando questionados sobre a avaliação geral da gestão, 37% dos entrevistados classificaram o governo como “negativo”, 33% como “positivo” e 27% como “regular”. Outros 3% não souberam ou não responderam. Em setembro, 38% avaliavam negativamente, 31% positivamente e 28% consideravam regular.
A sondagem também perguntou se o governo Lula está melhor, igual ou pior do que o esperado. Para 45% dos entrevistados, a administração está pior; 28% afirmaram que está igual ao esperado; e 25% disseram que está melhor. O resultado mostra leve melhora na percepção em relação a setembro, quando 50% disseram que o governo estava pior, 27% igual e 21% melhor.
Cumprimento de promessas e intenções
Sobre as intenções do presidente, 47% dos entrevistados afirmaram que Lula é bem-intencionado, enquanto outros 47% responderam que não. Em setembro, 49% o consideravam bem-intencionado e 46% tinham opinião contrária.
Quanto ao cumprimento das promessas de campanha, 32% acreditam que Lula tem conseguido cumprir o que prometeu, contra 63% que afirmam o contrário. Em setembro, os índices eram de 30% e 67%, respectivamente.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada de 2 a 5 de outubro. Ao todo, houve a aplicação de 2.004 entrevistas por questionário “face a face” em coleta domiciliar. O nível de confiança divulgado é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Fonte: Metrópoles