O fotógrafo e biólogo Fabiano Oliveira registrou um dos momentos mais impressionantes da vida selvagem brasileira. Em um clique raro feito no sábado (18/10), no Parque Estadual Encontro das Águas, região do Pantanal de Mato Grosso, a fêmea de onça-pintada conhecida como “Amber” foi flagrada em intensa batalha contra uma sucuri.
Segundo Oliveira, que também é guia de turismo, antes do confronto, o felino havia atacado um jacaré, mas teve a caça levada por uma onça macho.

Batalha impressionante
De acordo com Oliveira, Amber surpreendeu a sucuri enquanto ela estava camuflada entre as plantas. A onça, conhecida por ter a mordida mais poderosa entre os felinos das Américas, atacou diretamente a cabeça da serpente.
O profissional estava acompanhado de outras duas pessoas no momento do flagrante. O registro é considerado um dos mais raros da região.
Em defesa, a sucuri reagiu e se enrolou no focinho da onça, numa tentativa de imobilizar o predador, tática típica usada para dominar presas e inimigos. Mesmo sob pressão, Amber conseguiu se soltar, dominar a cobra e garantir a vitória na caçada.
Já com a presa totalmente dominada, o felino foi visto deitado embaixo de uma moita. Logo após uma grande chuva, Amber foi novamente encontrada pelo fotógrafo, alimentando-se da sucuri. O desfecho, raro de ser testemunhado, mostra a força e a habilidade da onça-pintada.
Embora onças-pintadas e sucuris compartilhem o mesmo habitat, confrontos diretos são pouco observados, já que costumam acontecer de forma rápida e em locais de difícil acesso.
Fonte: Metrópoles