O presidente Lula decidiu exonerar o ministro da Secom, Paulo Pimenta, na tarde desta terça-feira, 7. Agora, a tendência é que o publicitário Sidônio Palmeira assuma o comando da Secretaria de Comunicação do governo federal.
Desde o final do ano passado Pimenta vinha perdendo poder em uma disputa com a primeira-dama, Janja. Apesar de oficialmente ainda ser ministro, o deputado federal já estava sendo escanteado de suas funções no Palácio do Planalto.
Neste final de ano, Pimenta foi excluído das principais decisões sobre a condução da comunicação do governo Lula durante a internação do presidente. E durante a crise cambial, o presidente da República passou a receber conselhos e orientações do publicitário Sidônio Palmeira, que foi responsável pela campanha petista de 2022.
Marqueteiro da campanha de Lula, ele está disposto a assumir a Secom, mas ainda precisa alinhavar com o petista questões como salário e como ele comandaria suas empresas em paralelo. Isso deve ocorrer em reunião marcada para esta quarta-feira, dia 8.
Secom
No fim do ano, as críticas sobre o trabalho de Pimenta se intensificaram entre os aliados de Lula.
Ele é apontado como um dos grandes responsáveis pelos problemas do governo Lula, que admite apenas uma falha em seu governo: a dificuldade de se comunicar, que impede a população brasileira de enxergar as maravilhas que o petista imagina estar fazendo.
Lula reclamou da comunicação em seminário promovido pelo PT.
Fonte: Antagonista