O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou, nesta sexta-feira (3), ter passado por um susto em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) antes de decolar de Belém (PA) em direção à Ilha do Marajó (PA), na quinta-feira (2).
“Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião caro da FAB. Eu só tinha que agradecer a Deus porque deveria ter problema quando eu estivesse no ar e teve quando eu estava em terra. Nós tivemos que descer do avião com medo que ele pegasse fogo”, disse Lula em entrevista à TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará.
Ontem, Lula cumpriu agenda na capital paraense, onde participou da entrega de obras relacionadas à realização COP30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro.
Segundo a FAB, houve um problema técnico com a aeronave, modelo Amazonas C105 (de fabricação da Airbus). Não se trata de uma aeronave presidencial. O avião é usado com frequência para transporte de tropas e cargas, além do deslocamento do presidente quando é necessário pousar em pistas curtas.
Após o incidente, ainda de acordo com a FAB, a comitiva presidencial embarcou em uma aeronave reserva e seguiu para o município de Breves, no sudoeste da Ilha do Marajó.
“Vou dormir num barco”, diz Lula sobre COP30
Em um dos eventos que participou na cidade, Lula afirmou que a Conferência do Clima não será a “COP do Luxo” e que, durante o encontro de autoridades internacionais, não irá se hospedar em hotéis.
“Vou dormir num barco. É preciso mostrar pro mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a ‘COP do Luxo’, é a COP da verdade”, declarou Lula.
Nesta sexta, o petista segue visitando obras em Belém antes de embarcar para São Paulo à tarde.
Fonte: CNN