O Novo lançou, nesta segunda-feira (27/1), a candidatura do deputado Marcel van Hattem (RS) para presidência da Câmara dos Deputados. A escolha do novo presidente da Casa Legislativa está prevista para sábado (1º/2).
O que aconteceu:
- Eleição para escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados está marcada para 1º de fevereiro;
- Hugo Motta (Republicanos-PB), pastor Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) irão disputar o cargo de Arthur Lira (PP-AL);
- Van Hattem se coloca como uma oposição ao PT e à base governista.
- Hugo Motta é o grande favorito e deve vencer por grande diferença.
A candidatura de van Hattem tem sido colocada como uma “oposição ao PT e à base governista”. Também irão disputar o cargo de Arthur Lira (PP-AL) o pastor Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) e o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), favorito ao cargo.
“Não estamos confortáveis com o fato de termos apenas duas candidaturas lançadas, uma do Centrão e outra do PSol. A oposição precisa ter uma opção, pois entendo que não podemos ficar nas mãos dos mesmos grupos que têm dominado a Câmara e o Senado há tantos anos”, disse Marcel van Hattem.
Os deputados irão escolher o novo presidente que irá comandar a Câmara pelos próximos biênio (20255-2026). Hugo Motta é colocado como o principal candidato para assumir a presidência da Casa após ter conquistado o apoio da maioria dos partidos, desde o PT até o PL.Play Video
“Não há clareza sobre quais propostas da oposição serão de fato implementadas por Hugo Motta se, de fato, for eleito. E quando alguém tem apoio do PT eu tenho automaticamente o pé atrás”, declarou Marcel van Hattem.
O deputado pelo Novo tem as seguintes pautas:
- Impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
- Anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro;
- Combate ao abuso de autoridade; e
- Defesa das prerrogativas dos parlamentares.
Ainda em 1º de fevereiro, os deputados irão escolher os dois vice-presidentes e os quatro secretários da Mesa Diretora.
Fonte: Metrópoles