Mais de 400 voos foram cancelados em aeroportos de São Paulo, após o vendaval que atingiu todo o estado nos últimos dias.
Entre quarta (10), quinta (11) e a manhã desta sexta-feira (12), o Aeroporto de Congonhas registrou 305 voos afetados. Já no de Guarulhos, foram 117. O total chegou a 422 viagens prejudicadas.
O repórter Bruno Teixeira, da CNN Brasil, esteve no Aeroporto de Congonhas e conversou com clientes que estavam no saguão. Alguns deles disseram ter tido suas viagens canceladas ainda hoje. Além disso, ainda havia registros de cancelamento nos painéis.
A Aena informou que “toda a infraestrutura operacional do Aeroporto de Congonhas está disponível, assim como todos os serviços para atendimento aos passageiros”.
Em contato com a CNN Brasil, a GOL, companhia aérea, informou que as operações seguem regulares nos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU), nesta sexta-feira (12).
“Para maior comodidade, clientes impactados pelos atrasos e cancelamentos dos últimos dois dias (10 e 11/12) que tenham disponibilidade para alterar seu voo podem fazê-lo sem custos adicionais”, completou em nota.
Já a Latam, disse que “sua operação no país segue afetada pelos efeitos da meteorologia adversa registrada nesta semana em parte do sudeste do Brasil, um evento totalmente fora do controle da companhia.”
A Azul também informou que diversos voos precisaram ser cancelados ou alternados para outros aeroportos. Além disso, lamentou o ocorrido.
A empresa ainda afirmou que “os clientes com passagens emitidas para os dias 11 e 12 de dezembro poderão alterar suas viagens até o dia 18 de dezembro gratuitamente ou, ainda, se optarem pelo cancelamento do voo, manter o crédito integral do valor pago para utilizar em outra oportunidade, em até 1 ano a partir da data de emissão do bilhete.”
Estragos do vendaval em SP
A Defesa Civil afirmou que a ventania, considerada histórica na capital e na região metropolitana de São Paulo, foi efeito do ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil. Os ventos ultrapassaram 90 km/h e duraram cerca de 12 horas.
Segundo o Climatempo, o vendaval não aconteceu como de costume, dado que, dessa vez, o fenômeno meteorológico não foi acompanhado, em sua maioria, por nuvens carregadas, chuvas ou tempestades.
Por conta dos fortes ventos, linhas de transporte foram interrompidas, mais de mil quedas de árvores foram registradas e parques foram fechados temporariamente. Além disso, as condições climáticas também causaram danos à rede elétrica e lentidão no trânsito.
Fonte: CNN

