Um acidente na Igreja de São Francisco de Assis – conhecida como “igreja de ouro” –, localizada no Centro Histórico de Salvador (BA), na última quarta-feira (5/2), deixou um morto e seis feridos. Parte do forro do teto do santuário desabou.
O que sabemos até agora sobre o desabamento do teto?
- A única morte no desabamento foi a de Guilia Panchoni Righetto, de 26 anos. Natural de Ribeirão Preto, São Paulo, Giulia estava visitando a Igreja de São Francisco, situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, quando o teto da basílica desabou.
- Seis pessoas ficaram feridas, entre elas uma turista. Os feridos foram socorridos, sendo encaminhados para uma unidade de saúde local. Todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.
- A última fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na “igreja de ouro” ocorreu em junho de 2023, há mais de um ano e meio. À época, conforme os dados do Relatório de Bens Materiais do órgão, o estado de conservação da “igreja de ouro”, como é conhecida, já era considerado “ruim”.
Vídeos que circularam na quarta-feira (5/2) nas redes sociais mostravam a situação da igreja. É possível ver o espaço onde os fiéis ficavam durante as missas coberto pela madeira do telhado e muita poeira.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos. De acordo com a polícia, o local foi cercado para trabalho da perícia.
Em nota conjunta publicada na quarta-feira (5/2), o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prestaram solidariedade às vítimas do desabamento de parte do forro do teto do santuário. No texto é reforçado que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção do local.
“O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento. O MinC e o Iphan permanecem à disposição para colaborar com as investigações e adotar as medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural.”
Solidariedade às vítimas
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nota de solidariedade às vítimas. “Recebam nossa mais profunda solidariedade neste momento de dor pela tragédia (…) Unimo-nos em oração a todos os fiéis, especialmente às vítimas e suas famílias, pedindo a Deus que conceda força, conforto e esperança diante dessa provação”, diz trecho da nota.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também prestou suas condolências. “Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas”, disse. Lula afirmou que o governo federal está à disposição das autoridades locais.
A Igreja de São Francisco, um dos principais pontos turísticos de Salvador, é conhecida por seu contraste arquitetônico: um exterior austero inspirado nas edificações jesuítas e um interior ricamente decorado, com detalhes luxuosos. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas.
Fonte: Metrópoles