Um levantamento do Instituto Amostragem mostra dois aliados do presidente Luiz Inácio Lula das Silva liderando a disputa por duas vagas para o Senado em 2026, a pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (18).
Foram testados dois cenários e, em ambos, os possíveis candidatos tiveram seu nomes apresentados com seus apoiadores para medir a influência deles nas intenções de voto.
No primeiro cenário, o atual senador e possível candidato à reeleição Marcelo Castro (MDB), com apoio de Lula e do governador Rafael Fonteles (PT), lidera com 66,15% das intenções de voto. Em seguida vem o deputado federal Júlio César (PSD), também com o apoio do presidente e do governador, com 55,09%.
Em terceiro lugar está o senador e presidente do PP Ciro Nogueira, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que chega a 36,06%. O ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues (PP), apoiado por Bolsonaro, tem 13,3%.
Segundo cenário
Já no segundo cenário, Marcelo Castro mantém a liderança, com 63,25% das intenções de voto, seguido por Júlio César, com 51,80%. Ciro Nogueira permanece em terceiro lugar, com 35,01%, e o ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues, apoiado por Bolsonaro, aparece na quarta posição, com 13,3%.
A pesquisa considera somente os votos válidos e tem margem de erro de 2,85 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Dificuldades para Ciro Nogueira
Os cenários da pesquisa mostram as dificuldades que Ciro Nogueira deve ter com a associação ao nome de Jair Bolsonaro. Em 2022, Lula superou Bolsonaro no segundo turno por larga margem no Piauí: 76,86% a 23,14%.
Além disso, o peso político do governador Rafael Fonteles deve fazer a diferença. Pesquisa realizada também pelo Instituto Amostragem aponta que o petista tem entre 85,75% e 88,46% dos votos válidos como candidato à reeleição ao governo do estado.
Fonte: Revista Fórum