Mineira nascida em Inhapim, a juíza mais jovem a tomar posse no cargo é Luísa Militão Vicente Barroso, 25 anos. Ela foi aprovada em segundo lugar para o cargo de juíza federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e definiu em suas redes sociais que foi “o sonho de uma vida”, sonhado com ela pelas pessoas que ama.
A juíza federal substituta soube da aprovação em 30 de outubro de 2024 e, depois, passou pelas provas de títulos e outras fases. “Nem nos meus melhores sonhos ousei imaginar que seria aprovada nas três carreiras jurídicas, muito menos aos 25 anos, fechando com chave de ouro esse ciclo”, disse.
A juíza concluiu o 3º ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, CAP-Coluni. Decidiu permanecer na cidade e foi aprovada no curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV), aos 17 anos.
Aos 21 anos, já tinha o desejo de passar em um concurso público e sua aprovação veio primeiro para o cargo de promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia e também para a Defensoria Pública de Minas Gerais.
Aos 25 anos, voltou ao TRF-1, onde estagiou ainda na graduação, entre 2019 e 2020. “Uma das épocas mais felizes da minha vida, me fez ficar apaixonada pela Justiça Federal”, disse em post no Instagram. Em seguida, ela disse: “E que venha o trabalho”.
Fonte: Metrópoles