A Toyota confirmou, por meio de carta assinada pelo presidente da montadora, Evandro Luiz Maggio, que vai importar motores de outras unidades. A medida é uma forma de retomar gradualmente a produção em Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo.
A pausa na produção acontece em meio a um temporal que devastou a fábrica de Porto Feliz (SP). A unidade é responsável pela fabricação de motores e tem capacidade de produção para 108 mil unidades por ano.
A montadora revelou que a produção nas plantas de Sorocaba e Indaiatuba deve retomar no próximo dia 3 de novembro, de forma gradual. O sedã Corolla é fabricado em Indaiatuba, enquanto o Corolla Cross é produzido na unidade de Sorocaba.
Com relação a unidade de Porto Feliz, ainda não há nenhum prazo para retomada das operações, diz a fabricante em carta.
O reinício das operações segue sem prazo definido devido à grande extensão dos danos. Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades.
O lay-off será aplicado para a usina de Porto Feliz. Já os trabalhadores das demais unidades, em São Paulo, retomam às atividades no próximo dia 21 de outubro, após o término das férias emergenciais.

A medida de importação dos motores segue até janeiro de 2026, quando a produção convencional dos propulsores será retomada. A produção aumentará
gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro.
Yaris Cross
Como já havíamos adiantado, o Yaris Cross teve seu lançamento postergado. Segundo a Toyota, o lançamento do SUV compacto segue em preparação, mas ainda sem uma data definitiva.

Fonte: CNN Brasil