A Igreja Assembleia de Deus está celebrando hoje, 18 de junho de 2023, 112 (cento e doze) anos de fundação no Brasil. Por isso, a internet foi inundada de informações diversas sobre esta data importantíssima para a história do protestantismo pentecostal brasileiro. Hoje iremos compartilhar com os nossos leitores algumas destas notícias.
De início, destacamos a postagem que informou que, certa vez, Bismark afirmou que o importante não é escrever a História; é indispensável fazê-la. Não podemos concordar de todo com o chanceler alemão. Embora tivesse ele suas razões, não haveria de ignorar: se hoje sabemos que um poderoso estadista fez história, foi porque algum historiador pôs-se a registrar-lhe as façanhas. Sem o peregrino labor da historiografia, nem memória teríamos.
A História da Assembleia de Deus no Brasil, publicada em livros, não é um relato semelhante aos que fizeram de reis, príncipes ou chanceleres. Todos os seus personagens, porém, são nobres: sacrificaram-se a fim de que o Reino de Deus fosse implantado de norte a sul deste país.
No livro sobre a trajetória história da Assembleia de Deus brasileira, o jornalista Emílio Conde fez-se historiador. Ele é considerado o “Apóstolo da imprensa evangélica do Brasil”, pois viveu focado na pesquisar das raízes assembleanas brasileiras. De entrevista em entrevista, reconstituiu os passos de Daniel Berg e Gunnar Vingren. Foi buscar as fontes primárias; falou com quem fez história; manuseou atas, diplomas e diários. Em seguida, esmerou-se o historiógrafo no mister do historiador pentecostal pátrio.
Com uma linguagem simples, posto que emotiva e bela, Emílio Conde descreve como o grão de mostarda germinou, enflorou-se e pôs-se a outonar almas, igrejas, searas e missões. O que parecia uma semente destinada a ser pisada pelos homens, roubada pelas aves de rapina e pelos espinhos sufocada, deitou raízes frondando-se como o maior avivamento desde John Wesley e George Whitefield.
As novas gerações de pentecostais precisam saber como a mensagem do Evangelho integral de Nosso Senhor Jesus Cristo chegou à nossa terra. Se de fato ansiamos por avivamentos e refrigérios, urge espelharmo-nos em quem fez avivamentos e experimentou refrigérios. Voltemos, pois, às Sagradas Escrituras como a nossa única regra de fé e prática. Lembremo-nos dos movimentos genuinamente bíblicos e cristocêntricos entre os quais acha-se a Obra Pentecostal.
Tantas vezes tachado de herético, o pentecostalismo demonstra estar revivendo uma promessa genuinamente bíblica. Nenhum teólogo de bom senso haverá de contestá-lo; sua autenticidade doutrinária e histórica é atestada pelos profetas e apóstolos de Nosso Senhor. Além disso, a prática aí está para comprovar a veracidade do que vimos pregando desde os pais-fundadores: Jesus Cristo salva, batiza no Espírito Santo, cura as enfermidades, opera maravilhas e em breve haverá de buscar os santos.
Esta é a história de nossa igreja. Não é uma história de reis e imperadores; é o relato de homens e mulheres que se deram à Obra de Deus e ao Deus da Obra. Enfim, esta é a história de como o Brasil foi transformado na maior nação pentecostal do mundo.
Nesta data destacamos Emílio Conde, que fez um resumo histórico que, iniciando-se com a descoberta do Brasil, culmina com a instauração do pentecostalismo em nosso país nos alvores do século XX. Sua obra vai da chegada de Daniel Berg e Gunnar Vingren em Belém do Pará, em 1910, até a década de 1960.
Embora o relato não seja completo, em virtude da extensão e da complexidade de nossa igreja, é uma obra indispensável a quantos desejam inteirar-se do que o Senhor realizou nos primórdios do pentecostalismo em nosso país. É impossível registrar os nomes de todos os que se esforçaram na expansão do Reino de Deus através da Obra Pentecostal. Todavia, os nomes de todos os que se deram a esta obra acham-se registrados no Livro da Vida. Fonte: Web texto adaptado.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Templo da Igreja Assembleia de Deus de Belém do Pará, a 1ª de todo o território brasileiro.
2- Pastor Oton Miranda de Alencar, Vice-Presidente Nacional das Assembleias de Deus no Brasil.
3- Esta semana, a AD – A Pioneira celebrará 106 Anos de fundação, com EBO e AGE 2023 da Ufiadap.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 25: Sobre a História da Assembleia de Deus no Brasil. Obras literárias de Besaliel Rodrigues. Você encontra na Editora Os Semeadores, Brasília/DF. Site: www.ossemeadores.com.br e no Marketplace (E-books) da Hotmart: https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1.
Sugestões: I- Livro-Tese “O centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá” (Obs.: Esta Obra também trata da fundação da Igreja Assembleia de Deus no Brasil). Macapá/AP: Edições da Amazônia, 2017, 44p; II- “Revista da Escola Dominical do Centenário” (Comentarista). Macapá/AP: ADAP/Domestilar, 2017, 64p; III- Livro “Gestão de Igrejas”. Editora Gráfica JC: Macapá/AP, 2ª edição, 2020, 32p. A 1ª edição foi publicada com o título “Teologia Administrativa – O Obreiro Local”, pela Gráfica Diniz, Macapá/AP, no ano de 1994.
Contatos com o Autor: Além dos marketplaces, também: a) Blog: https://besalielrodrigues.blogspot.com/; e b) Email: Poderá ser utilizado o [email protected]. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 025. Informações sobre os 112 Anos da Assembleia de Deus no Brasil. Onde encontrar estas notícias evangélicas específicas? De tudo o que você pode pesquisar na internet, indicamos aqui dois canais em particular. Veja:
1. Coluna Tribuna Cristã, publicada aos domingos, no Jornal A Gazeta do Amapá, um dois maiores jornais do Estado. Neste veículo de comunicação você fique inteirado sobre muita coisa. Trata-se de uma verdadeira revista semanal de notícias do protestantismo brasileiro;
2. Blog https://besalielrodrigues.blogspot.com. Do Pastor Besaliel Rodrigues, que é (i) 2º Vice-Presidente da Convenção de Pastores Ufiadap, (ii) 2º Vice-Presidente da Academia de Letras Evangélica Amapaense, (iii) Ouvidor-Geral da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá etc. É autor das publicações: a) História das Assembleias de Deus no Amapá; b) O Centenário da chegada dos evangélicos no Amapá; e c) Revista da Escola Dominical do Centenário, disponíveis no marketplace Hotmart, na internet.
REFLEXÃO
Tema: A grande convicção – 1ª Coríntios 15.19.
Diz a Bíblia, em 1ª Co 15: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”.
O que poderia fazer com que pescadores medrosos viessem a morrer por amor a uma causa? O que faria alguém perder a sua vida por amor ao Evangelho de Jesus Cristo? Eu diria que somente uma grande cinvicção de que essa causa é verídica.
Esse foi um dos maiores benefícios da ressurreição. Jesus morreu para que houvesse expiação e perdão dos nossos pecados e reconciliação do homem com Deus; e ressuscitou para nos justificar e para que assim, houvesse igreja (Rm 4.25). Porque os primeiros mártires, os grandes responsáveis, aqui na terra, pela multiplicação da igreja foram movidos pela certeza que o Cristo que eles viram subir à cruz foi o mesmo que eles viram após a Sua ressurreição.
O poder da ressurreição de Cristo é a garantia de nossa salvação eterna.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “X”: “‘X’ da questão” é uma expressão popular utilizada para selecionar, enfatizar ou ressaltar alternativas. É a busca da única alternativa correta, viável, para uma situação delicada. Aqui, no caso de pessoas que estão desempregadas, ou ganhando pouco, precisando fazer um dinheiro extra, o “‘X’ da questão” se refere ao cuidado de fazer uma reflexão sincera e verdadeira sobre a ideia que pretende trabalhar, antes de sair por aí querendo ganhar dinheiro, sem analisar o produto, ou o ambiente, os prós e os contras etc.
Pessoas desempregadas, endividadas, ganhando pouco etc., estão em situação de alta vulnerabilidade estratégica e psicológica. É necessário ler bastante, pesquisar muito sobre o assunto, se aconselhar com pessoas sérias etc., para que as coisas deem certas e produzam os resultados positivos esperados. Pense nisso!