Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Esportes > Brasileiros dão show de solidariedade em ultramaratona virtual
Esportes

Brasileiros dão show de solidariedade em ultramaratona virtual

Redação
Ultima atualização: 12 de janeiro de 2024 às 14:00
Por Redação 5 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

O domingo (14) foi um histórico para atletas solidários e apaixonados por corrida. Mais de 35 mil pessoas ao redor do mundo participaram da Ultramaratona Comrades, um evento criado em 1921, na África do Sul, para ajudar os mais necessitados. Pela primeira vez, a competição ocorreu à distância, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). E o Brasil foi a nação estrangeira com maior número de inscritos: 1.600 participantes.

A Comrades foi idealizada por um soldado que lutou na frente da África Oriental durante a Primeira Guerra Mundial, de acordo com o embaixador e atleta da prova no Brasil, Nato Amaral. “Esse evento é muito esperado pela população local. Além da parte esportiva, tem o lado solidário. É uma prova bem famosa por lá por ter esse cunho solidário para o pessoal que infelizmente ainda vive com muitas necessidades naquela região”, relatou Nato Amaral à Agência Brasil. 

Presencialmente, o trajeto era de aproximadamente 90 quilômetros, entre as cidades sul-africanas de  Pietermaritzburg, onde nasceu o soldado, e Durban. Excepcionalmente, na prova deste domingo (14), os participantes puderam escolher entre cinco distâncias: 5 km, 10 km, 21,1 km, 45 km e 90 km. “Foi uma enorme sensação de união neste período de isolamento social forçado pelo coronavírus. Mostramos que a solidariedade pode vencer a doença. Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, o evento transcorreu muito bem. Mais uma vitória da vida “, ressaltou Nato Amaral, que já participou de 16 provas presenciais no país sul-africano. Ao contrário das provasanteriores, quando percorreu os 90 km, ontem (14), este ano ele fez o trajeto de 21,1km, por ruas da capital paulista, finalizando a corrida em 2h07min07s.

EU, ZILMA RODRIGUES DA SILVA , AUTORIZO A AGÊNCIA BRASIL A UTILIZAR AS FOTOS DA MINHA PÁGINA DO INSTAGRAM NA MATÉRIA A SER PUBLICADA NA SEGUNDA-FEIRA (15).

Zilma Rodrigues completou o percurso de 90 km, num circuito de apenas 3 km, no bairo Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo – Arquivo pessoal/Zilma Rodrigues

 

Também em São Paulo, a corredora Zilma Rodrigues fez os 90 km, em um circuito de apenas 3 km no bairro onde vive. Além de finalizar o longo percurso em 10h33min38s, a atleta curitibana, que já participou de outras 12 provas na África do Sul, colaborou com duas entidades assistenciais. “Aqui na Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, estivemos arrecadando ração para animais abandonados e fizemos também uma ação social para arrecadar fundos para a ONG Olhar da Bia, um pessoal que faz ações sociais em escolas públicas da região. O desafio era a pessoa tentar acertar o meu tempo na prova. Dando cinco reais, concorria a um kit com bermuda e um top. O mesmo que eu usei durante a prova. É assim que se transforma a sociedade através do esporte. A pandemia dificultou um pouco, mas mesmo assim vencemos”, contou entusiasmada Zilma. 

Outro maratonista que aproveitou a oportunidade para ajudar os mais carentes foi o gaúcho Niumar Velho. Ele deu nove voltas em um circuito de 5 km pelas ruas da cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, até completar a prova de 45 km. “Aproveitei a oportunidade para propor também esse desafio dos palpites. O pessoal poderia tentar acertar o tempo que eu iria finalizar a prova. Cada palpite valia cinco reais. Foi muito bom, conseguimos arrecadar mais de 50 cestas básicas e muitos agasalhos. Durante a semana, vamos distribuí-las às entidades da nossa região, já que o inverno está chegando e tem muita gente precisando de ajuda por aqui”, explicou o atleta . O gaúcho, que já havia participado de três provas presenciais da Comrades, completou a prova de ontem (14) em 03h03min50s.

EU, NIUMAR VELHO, AUTORIZO A AGÊNCIA BRASIL A UTILIZAR AS FOTOS DA MINHA PÁGINA DO INSTAGRAM NA MATÉRIA A SER PUBLICADA NA SEGUNDA-FEIRA (15).

O maratonista Niumar Velho precisou dar dar nove voltas  – Arquivo pessoal/ Niumar Velho

 

Por ter sido realizada de forma virtual, a edição deste ano da Ultramaratona  não contou para os registros dos atletas, ou seja, não foram computados os tempos para definir vencedores em cada uma das distâncias. A única exigência aqui no Brasil era de que o atleta finalizasse a prova entre 00;00 às 23h de ontem (14). Os tempos foram registrados por relógios ou cronômetros portados pelos atletas durante os trajetos. Os marcadores de tempo serão  enviados aos organizadores da prova na África do Sul. 

Você pode gostar também

Philippe Coutinho esteve nas piores derrotas de Messi e Neymar

Clubes pressionam Fifa por Copa do Mundo a cada dois anos

Manchester City rejeita oferta milionária do Galatasaray por Ederson

Flamengo vence Internacional e segue na liderança do Brasileirão

Choro de Neymar é destaque na imprensa internacional: “Igual criança”

Redação 12 de janeiro de 2024 16 de junho de 2020
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Brasil acumula 867,6 mil casos do novo coronavírus
Próximo artigo Corinthians anuncia que atacante Jô é o novo reforço da equipe

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Jornalista será indenizado pelo Facebook após ter conta invadida e usada para postagens pornográficas
Amapá
Após prefeito proteger servidoras de agressão, Câmara de Vereadores de Macapá tenta caçá-lo
Amapá
Tribunal Eleitoral determina penhora de restituição de IR de ex-deputado Zezinho Tupinambá
Amapá
II Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável acontece nos dias 4 e 5 de setembro no Museu Sacaca, em Macapá
Amapá
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2025. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?