Resgatar o orgulho de ser Amapá, baseado nas pessoas e em nossos patrimônios. Nos 78 anos de fundação do Território Federal do Amapá e do Mercado Central, a Prefeitura de Macapá é parceira na campanha “Orgulho de Ser Amapá”, que tem o objetivo de difundir o amor pelas nossas raízes, história e valores culturais.
A programação especial foi preparada com o mandato do senador Randolfe Rodrigues, a Assembleia Legislativa do Amapá e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, que realizam entre os dias 10 e 13 de setembro, no Mercado Central, eventos dedicados à valorização das riquezas do estado e dos patrimônios culturais de Macapá.
Os eventos serão inteiramente gratuitos, com lançamento do box de livros “Amapá: Mitos e Histórias”, shows artísticos, baile de dança, exposição de fotografias históricas, exposição e comercialização de produtos locais, homenagem aos pioneiros e aos mestres dos saberes e figuras de relevo dos 16 municípios.
Haverá ainda o momento de plantação de uma muda e de uma cápsula do tempo com os sonhos dos desbravadores e de crianças amapaenses.
Obedecendo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, a estimativa é de um público de cerca de 1.700 pessoas, entre presenciais e internet.