O multiartista e ativista social baiano, Carlinhos Brown, que está no Amapá em intercâmbio cultural, aceitou o convite do governador Clécio Luís, para ser o embaixador do Marabaixo do Amapá, no Brasil e no Mundo. A proposta aceita pelo músico, aconteceu durante as celebrações do Cortejo da Murta e Levante dos Mastros, nesta quarta-feira, 8.
“Está aceito o convite e vou trabalhar incessantemente para honrar a confiança que foi depositada em mim. Vou me esforçar para gerar resultados, sobretudo para as crianças. Muito obrigado, estou honrado. De Chiquinha a Biló, o Marabaixo não anda só, anda bem acompanhado por essa ancestralidade, cuidada e sentida por cada marabaixeiro”, declarou Carlinhos Brown.

Defensor e difundo da cultura afro-brasileira
Carlinhos Brown é multi-instrumentista e artista visual brasileiro reconhecido internacionalmente por sua contribuição na cultura e música popular brasileira. Foi o primeiro brasileiro a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia e a fazer parte da Academia do Oscar.
Ao longo da carreira, desenvolveu significativas conexões com suas raízes ancestrais, participando na criação de arranjos que originaram o axé music e o samba-reggae. Formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, e recebeu diversos prêmios como dois Grammy ‘s Latinos e o troféu em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela Sociedade Internacional de Educação Musical (Isme).
Carlinhos Brown é reconhecido por projetos sociais como “Tá Rebocado”, que recebeu o Certificado de Melhores Práticas do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat. Outros projetos contam com parcerias como do Ministérios da Educação e do Trabalho e da Unesco.
Pelo engajamento com as questões sociais e culturais afro-brasileiras, Carlinhos Brown já recebeu diversos prêmios, como o europeu, “12 meses, 12 causas”, promovido pelo Telecinco, importante canal de TV espanhol.
Com informações Ascom/Gea