Lula X Moro
Mesmo fazendo mistério sobre sua participação no pleito de 22, Lula não perdeu o bonde no twitter e desancou pra cima de Moro: Eu queria ver o Moro candidato. Queria ver ele em um debate. Convidei ele pra debater comigo e ele fugiu…,
Lula X Moro II
Ato contínuo, Lula aprofundou na crítica: “Não tinha coragem de me olhar nos olhos nem quando vestia a toga. Imagina agora. Fez parte de um jogo sujo que acabou sujando a história do judiciário brasileiro”, arrebatou.
Teimosia
Base familiar do MDB – os Borges, vivem inquietação dolorosa com a insistência de Gilvam Borges em sua candidatura a prefeito de Macapá. Avaliam que Dílson Borges, em alta como pré-candidato em Santana, tem mais densidade eleitoral que o velho cacique, podendo ganhar o pleito eletivo. Gilvam, tá nem aí…,
Tempo, tempo, tempo
O candidato do Rede, RuBem Bemerguy, moldou a semana política cobrando Clécio Luiz a se posicionar sobre quem deverá apoiar e, se for Josiel/DEM, que se mude de “mala e cuia” para os braços da direita…, vive outro drama eleitoral: o partido terá 4 segundos para inserções de rádio e televisão. Muito pouco para a reconhecida timidez de RuBem…,
Galvanizando
O senador Lucas Barreto/PSD reuniu a nominata de vereadores do partido para anunciar apoio pessoal e da legenda a Josiel Alcolumbre. Dado momento, o senador Flávio Bolsonaro, em vídeo chamada, anunciou, também, o seu apoio e de sua família a Alcolumbre. 28 pretendentes à vereança presenciaram o dito.
Galvanizando II
Quem insistia de que Bolsonaro não iria apoiar Josiel, pode ter caído da rede, pois pelo dito do filho, o capitão já comanda pelotão na tropa de choque do irmão de Davi…
Infernizando
Militância do Rede que ainda acreditava num “meia volta, volver” de Clécio, decepcionada, joga as fichas numa coalizão que possa formatar uma frente com PSB, PSOL, PC do B e Cidadania. RuBem topou e promete lançar um manifesto durante a semana.
Polarizando…,
Já existem analistas e cientistas políticos que reconhecem ter uma tendência de polarização entre os pré-candidatos Capiberibe/PSB e Josiel/DEM. A tese se reforça quando, em roda de prosa se pergunta “Quem você acha que será o próximo prefeito de Macapá?”. Seus nomes são os mais citados. Só falta combinar com o patrão – o eleitor!
Polarizando II
Cirilo Fernandes/PRTB, com um cesto de 45 mil votos em 2018, agora pré-candidato à PMM, tem dito que não escolhe opositor para enfrentar no 2º turno das eleições. Convicto de que terá sucesso nas urnas, não esconde de ninguém seu entusiasmo.
Pandemia e a matemática
Os indicativos sobre a economia em tempos de covid19 mostram que o volume de vendas no varejo no mês de maio/2020 ficou em 54% – índice que vai de 0 a 100. Nos anos de 2015 e 2016, anos da aguda crise econômica, esse mesmo indicador ficou em 92% e 70% respectivamente. Moral da história: o lastro da desgraça é bem maior que o Titanic.
Canudo na mão
O Estado do Amapá já tem 22% de sua população com ensino superior completo/incompleto. Entretanto, ainda há supremacia dos brancos – 10,7 X 9.8, no quesito “anos de estudos”, em relação a negros e pardos…, é a cara da cara da nação!
Reforço na formatação
Alzira Nogueira, mestre em sociologia e com forte atuação nas lutas das mulheres e da população negra é quem vai coordenar a construção do plano de governo de Paulo Lemos à PMM. Cristina Baddini, mestre em engenharia de transportes e professora da Unifap é outra mulher que soma competência na afiada equipe de Lemos. Na sua vice, Lorena Quintas/PC do B, fecha o triunvirato de especialistas.
Papos & potocas
Economista e professor universitário Antônio Teles, o Telinho, tem reclamado que depois que curou o covid19, a sequela foi uma lerdeza no raciocínio lógico, perdendo um pouco do “insight”.Qual o caminho político de Waldez? Pergunta que tem inquietados muitos corações & mentes, como gosta de falar a ex-senadora Heloísa Helana.
Se apoiar Josiel, não terá seu apoio em 22, pois Davi tentará a reeleição ao senado…
Há que afirme que Góes deverá ficar até o fim de seu mandato.
Se não renunciar para concorrer a cargo eletivo em 22, seu vice, Jaime Nunez/PROS, terá que fazer valer seu plano B.
Guerra política entre Rede X Clécio promete ser mais alongada que temporada da Netiflix…
O PRF Haroldo Iran, o preferido dos bolsonaristas mais radicais, avalia sair candidato a prefeito de Macapá. Problema pode ser a falta de legenda.
Presidente da ALAP, deputado Kaká Barbosa, não esconde de ninguém que seu filho, o advogado João Barbosa, vai brigar por uma vaga na CVMM. O partido é o PL.
É o que há!
Carlos Lobato
Advogado, jornalista e radialista