Hoje não estou bom de papo contigo Lula. E se for para me dirigir a Sua Excia Presidente então, estou pior. Estou de luto.
Assim, curto e grosso: –
Há poucos dias ao sul do Amazonas, elementos federais, portanto gente sua, atacaram área conhecida como Garimpo Rosa de Maio. Este, um dos grandes monumentos construídos por homens de verdade, que sequer o país fabrica mais. O comandante deles disse em entrevista à imprensa televisiva, curiosamente no local, para todo seu eleitor saber que ele era ilegal e dentro de reserva ambiental. Faltou com a verdade, Lula. Inteiramente desprovido da correta informação. O ROSA DE MAIO NÃO ESTAVA EM NENHUMA RESERVA AMBIENTAL. Talvez, sim talvez, animal é possível, pois é só isso que tem aparecido por lá e em muitos outros lugares deste país.
Ele foi um dos maiores produtores de ouro da nação com extração simplificada por garimpeiros, levando-se em conta que Serra Pelada não seja bem garimpo e sim exploração de mina a céu aberto.
Descoberta feita em 1976 (antes da Janja nascer), viabilizado por Wilson, tocado por João Maria e ordenado por Zezão. E porque não, também fez parte importante de minha história da qual tenho muito orgulho. Até a Companhia de Mineração e Participação – CMP De Antonio Dias Leite Neto e Eike Batista andaram por lá.Tudo perfeitamente legal, viu Lula?! Todos portadores das oficiais carteiras autorizativas de garimpeiros e a empresa da concessão.
Na década de 80, eu lá, recebemos onze (11) deputados da Comissão de Minas da Câmara Federal. Elogios ao nosso trabalho. Como venho lhe dizendo, eles também eram homens diferentes. Até políticos como eles, estão faltando também. Foi enorme a repercussão com páginas inteiras de JB e Folha de São Paulo.
Logo a seguir nos visita equipe sul africana (na época maior produtor mundial de ouro) liderada por seu embaixador no Brasil, o Sr. Alex Van Zyl. Servimos a eles, eu também estava lá, um almoção bem garimpeiro que os fez desejarem uma “siesta”.
Inclusive, Lula, cena jamais esquecida. O embaixador se fez fotografar segurando sacos com 40 kilos de ouro em cada lado das mãos. Bem nos divertimos com isso, visto que no país deles como outros, é proibida a posse do ouro físico ao cidadão. Se foram embora encantados, nos agraciando com muitos elogios, embora Zezão tenha dado porrada no piloto do avião fretado por eles, conhecido de todos por ter mãos leves. Mas, nos presentearam com o que nos poderia ser melhor na vida: um espetacular programa de intercâmbio do qual muito usufruímos, enviando todos os conhecidos geólogos PHDs de universidades brasileiras, acompanhados de garimpeiros e como faz seu Ibama, também da imprensa. (Jornal Do Brasil).
Pois é, Lula, tudo está diferente como você também está. Políticos inábeis modificaram as leis sem nenhum conhecimento em causa, tornando a todos irregulares e só isso, senhor presidente.
Entretanto, Lula, o Rosa de Maio é requerido conforme manda a lei. E lá se encontram os dois mais antigos decretos de Lavra da Amazônia. (Números 8468/1957 e 8471/1957). Bem por isso, todos continuaram trabalhando como em muitos outros lugares haverá de continuar. Quem não tem podido atender à demanda e necessidade dos dependentes do setor são hoje, gente sua. São mais de 30.000 processos para licenciamentos parados em gavetas administrativas. Como membro do Conselho Superior de Minas à ocasião, foi um tento por mim lavrado, que acontecesse lei para pagamento de taxas por hectares solicitados à alvarás, buscando por cobro a um verdadeiro super mercado deles, que se tornará a atividade então. Milhões desses recursos que seriam dirigidos ao caixa do órgão gestor, mas não têm ido, e sim ao da União e aonde deveria nada vai. Sem dinheiro para contratações de técnicos, vistorias de campo e/ou até necessárias viagens fiscalizadoras. E no fim ao venderem Amazônia ao exterior, Zezões, Joãos, Wilsons e Joses são os culpados. Ora, presidente, caia em si busque o Lula do passado, moço…
Gestores (ministros) de Meio Ambiente não podem mesmo serem cegos ambientalistas com ligações financeiras econômicas com outros povos mundo afora. Parques e Flonas só foram instituídos onde existiam ocupação humana e sem consulta ou citação a ninguém. Os órgãos responsáveis, por lei teriam cinco anos para implantarem seus planos de manejos. Já lá se vão quase dez anos e nada.
Administrador para tal feito tem que saber sim, conciliar ambientalmente humanos a ares e natureza. Se assim não o fizer, só causará sofrimentos, dores e revoltas.
Esta é para olhos do presidente: – Se é o homem que pode conservar ou destruir o meio ambiente, porque nele prioritariamente não investir? Tenho para mim que até com melhores bancos de escola daria certo… Deveriam mais estudar a Amazônia e sua gente que trabalha com a cultura que tem.
Um mundo bem desconhecido para quem hoje chega mandão e fazendo tanta merda… Vai dar problema antes que termine seu mandato. Intime a sua Agência de Mineração a lhe enviar todos os pretendidos interesses estrangeiros naquela região e mesmo no Brasil. Vais ficar horrorizado, como outros sem nenhuma surpresa escandalizados, principalmente com os canadenses (subsidiários dos piratas ingleses).
E como hoje é dia de Ressurreição, bem provável e possível sermos agraciados com tal dádiva divina.
Embora, você nem tanto mereça, Deus deve estar zangado com você por portar tanta ira. Feliz Páscoa, Sr. Presidente.
Jose Altino Machado