Poxa Lula, lá vamos de novo!!! Sabe, lá no Tapajós, início de agosto, acontece encontro de Velhas Águias todos os anos. São eles, ou nós, podendo me incluir, os pilotos mais voados do Brasil. Coisa de 50/60 anos para cá, e na Amazônia. Apesar de nem todos enxergarem assim, assim vejo, sobreviventes. Meio a eles, longe deles, afastados pelo tempo e idades, sempre fui muito orgulhoso de tantas horas de voos acumuladas, afinal desde 1961 nos ares, 62 anos. Entretanto, só há pouco tempo pude constatar, que apesar das vinte mil e tantas horas, sempre me considerando um descadeirado de tantos pousa decola, havia um engano. Ao encontro das reminiscências acabei descobrindo que eu nem tanto era ou fora “voado”.
Aliás, estou na turma da rabeira de tempo “de avoante” … na idade frente a muitos, mas nos ares…
O curioso, que até nisso a Amazonia sempre sofreu discriminação. Jamais um de seus excelentes aviadores foi agraciado, nem digo homenageado, por essa vida profissional corajosa, sacerdotal de tantos serviços prestados, embora bem maluca.
Eita Amazônia…
Todo mundo adora falar nela e dela. Muitos ganham rios de dinheiro só de falarem, a maioria nem arriscando conhecê-la, apenas fazendo “escolhas” de ficarem só de longe. Governante então, é só botar a bunda na cadeira e já despejam Amazonia mundo afora. Aí também entendo, só assim aparecem, se nela não falarem, nem recebidos serão.
Agora, Lula, você está diferente… obcecado meu velho. Dizem, dizem que perda de filho e cadeia injusta melhora o espírito dos homens, mas você, acho que não foi abonado por essa graça, ou a cadeia não foi tão injusta. Você está doidão, pusilânime e bem irresponsável para com o exercício presidencial de uma Nação como esta, que também me parece que atualmente desconhece. Ela é grande e tem uma região chamada Amazonia, mas na qual existem apenas pouco mais de dez por cento de nossa população. E como você só pensa naquilo ($$) e nela, em total detrimento a tudo mais, classifico como obsessão mesmo.
Desenvolvi diferentes teorias pelo que lá vai acontecendo. E a primeira delas, seria a presença quase certa de uma penca de maus conselheiros a seu redor e que você aceita por falta de opção a lealdade, política de poder ou financeira.
Outra, se mencionei aviadores logo de cara, foi porque você me parece invejoso das horas vividas por eles nos ares, pouco faltando a veterano dos céus. Não sai do avião, rapaz…e essas “passagens aéreas” suas são muito caras a nós todos. Também não vejo você segurando nunca aquelas vermelhas maletas de crises que os presidentes norte-americanos carregam. Cuidado, olhe o Jango, que foi a China e quando voltou teve que fazer escala demorada no Uruguai. Mas, sei que na verdade, diferente dos pilotos da Amazonia, é que pelo movimento o ócio vivido no avião em viagem, traz sensação de utilidade e você fica mesmo com a impressão de estar fazendo alguma coisa. Mas, isso, lamento, é tão enganoso como danoso, há mesmo muita coisa a fazer neste nosso Brasilzão forte e moderno e que talvez você ainda não tenha podido visualizar.
Ainda penso, ser possível que seu atual problema esteja na questão eleitor/eleição. Uma coisa é certa, quanto a seu eleitorado, na busca de apoio e voto, aos jovens você abusa de sonhos que são deles, assim como rebeldias e aguerridas participações dosadas a inocentes e utópicas causas. (o que é muito normal e natural). Quanto aos demais, carentes de amparos e atenções sociais, você tem abusado conquistando suas atenções e votos, por total desinformação que carregam e até mesmo uma premente necessidade em acreditar em alguma coisa, ainda que se não lhes dê a necessária melhoria de vida, mas os enchem de esperanças por dias melhores. Interessante é que quanto a isso, no passado você conseguiu até algo de bom a todo esse segmento, mas agora, é só Amazonia, Amazonia e mais Amazonia. Na verdade, ao apenas procurar ser mais importante ao mundo e mais nele aparecer, inadvertidamente você se permite ser mais importante que todos.
De qualquer maneira, Lula noutra hipótese, você tem se sentido rejeitado por enorme parcela da população brasileira e pior, a que tem musculatura econômica, e bastante presença na política, sendo praticamente a metade dos nacionais. E isto tem lhe proporcionado uma significante instabilidade política, principalmente com o ocaso de curral eleitoral. Talvez por isso está procurando tanto estabilizar seu mandato através de influência do exterior e para isso busca a Amazonia, que quando sem ela, nada vale nada. No mais acho que já te recebem com sorriso se deboche pela falta de expressiva representatividade. E evite encontrar Obama, ao invés de perguntar “este é o cara”, vai mudar a conjunção verbal: “este ERA o cara”.
Mais, que não brinque ou descuide da atual personalidade em comportamento do Congresso Nacional; treitou/relou, está fora…vide colloridos e presidenta. Você tem mirado militares, mas os perigos em modernos tempos que correm estão ali nas cuias, uma de boca para baixo e outra difícil, de boca para cima.
Você acertou mais que seu adversário na busca de vice politicamente significativo, mas não se esqueça, este seu, tem curso e diploma de vice. Assim foi sua ascensão, a cadeira nem havia esfriado ele assentou como titular, gostou e custou a largar o osso. Cuidado!!!
Enfim Lula, você ir ao Papa para propor ação conjunta mundial para proteção da nossa terra, do nosso país e de um, ainda que fenomenal mundo, mas componente de nossa Nação, foi demais. Até o Sumo Pontífice deve haver estranhado tal proteção
contra nós todos, dela ocupantes; tal exagero foi leviano. Ainda bem que você não pediu dinheiro também…
Sua antinacionalista política ambiental Soroziana, quebrará a Amazonia levando-a violência e você ao Brasil.
Se você mira receber Nobel por defesa clima/natureza através de cessão de soberanias às quais estamos envolvidos por lá estarmos e a ocuparmos, ESQUECE, o país não é seu nem do Estado, sim da sociedade nacional, com defeitos e qualidades dela. Por isso, como você gosta, nem fude*do…olhe o paulista atras de você com olhar de ave de rapina…
Acredito não ser possível acontecer um premiado ambientalista por obsessão, mas sim por conjunção ao ser humano. Sagradas são cuida dos dois, planeta e aqueles que o ocupam e como parte e segmentos deles, em nossa abençoada Amazônia estamos nós… com água, paus, bichos e Deus.
Tem um cronista também neste jornal que adora dizer: vou imitá-lo, “TENHO DITO”.
Macapá,25/06/23
Jose Altino Machado