Nem senhor nem Excelência, vamos de Lula mesmo…
Incrível Lula, ninguém evita um, mas, que dirá, um porém.
Seu discurso de posse até foi bom, mas nele há o citado, porém. Você, a linda Janja, adentrando o mais poderoso prédio deste país, acompanhado de outros luminares ainda se permitiu na chegada continuar a fazer discurso de campanha política. Que isso? Presidente de um único lado social da república? De projeto ou vontade única? E os outros como é que ficam? Obedecem ou vão se embora em mão inversa rumo Venezuela? Deverão ficar até sem expressar opiniões por ordens deste administrador de campo, desconhecedor dos limites de suas prerrogativas em nossa Corte Suprema? Está tudo errado e estranho, todo mundo cultivando iras, descambando ao ódio, algo que o brasileiro nunca nutriu.
Nem iria tocar nisso, mas já que toquei continuo. Observei mesmo em um dos programas políticos eleitorais que você usou a seguinte afirmação para seu oposto: “Este cara não manda nada, mas eu vou mandar”. Hum, pois é, então manda este senhor togado fechar a boca e guardar sua caneta nos limites do direito, pois que ele se imagina acima deles; o que é um absurdo… quer saber, isto é que dá transmitir pela tv e ao vivo, como uma partida de futebol julgamentos e ou pautas daqueles poderes STF/STE. Isso, faz com que o cidadão uniformizado com toga, jogue para a torcida Lula, e o povo nem sempre é bom juiz, prejudicado que fica por emoções e comoções. Sem prudência e ponderação, gente assim torna se perigosa, incitadora à respostas raivosas, provocadora de exacerbadas reações. Mais agrava, ao exibir poderes de reclamar e ocupar nossa polícia de elite para apurar dejetos por ele semeados.
Companheiro, olhe bem, que lugar ou situação no mundo vc já viu ou ouviu tratamentos tão desrespeitosos a membros dessas altas casas de justiça e de busca máxima dos direitos dos cidadãos? Virou uma louca esbornia isso. Nem comer num simples restaurante ou embarcar em um voo comercial os togados podem. Ave Maria, que Deus ajude esta nação. Peça, por vc e pela Nação, precisarão de paz para seguir em frente. Chega de desafios…
Veja onde acabou a revolução francesa com julgamentos e execuções públicas. A plebe rugia aplaudindo feitos e resultados, e da mesma maneira o fez quando para lá foram juízes e responsáveis por aqueles eventos.
Mas, voltando a sua mensagem em parlatório, preciso lhe confessar, fiquei surpreso. Você se emocionou homem, e foi as lagrimas ao dizer que “muitos em nosso país enfrentam filas dos ossos para sobreviver e comer, enquanto outros por ostentação enfrentam filas de carros de luxo e jatinho”. Palavras suas…discordo, ostentação nada, deixe de onda, você gosta, eu gosto e podendo todos nós andaremos sempre de jatinhos.
Mas, indo ao que interessa, Lula, você saiu da posse, festejou, dormiu tarde e logo dia seguinte, primeiras horas, o diário oficial D O, publica decreto de nulidade a outro, de autoria do substituído. O mesmo se referia a mineração de pequeno porte com vistas a ordenar a garimpagem na região amazônica e nem tão bom ou aplicativo ele o era, mas valia a intenção. Que que isso Lula, volto a perguntar. Dormiu pensando em nós? Teve pesadelos ou acreditou que aqueles “aquartelados” manifestantes, que lhe são contrários, seriam todos do garimpo? Por isso a vingança e/ou lembrança? Nem pensar rapaz, não temos aqueles caminhões bonitões, quem dera.
Transmita a incultos, mas letrados ambientalistas, que amam números, que se o homem é quem pode causar mal ou bem a meio ambiente, melhor investir nele que confronta lo. Instrua a gerentes ambientais seus, que evitem estarem a anunciar medidas de intenções trágicas que atingem a povos da Amazônia, sem aprofundamento maior em estudos, sobre realidades centenárias do lugar, onde todos vivem e trabalham com a cultura recebida na vida e até mesmo recebida do próprio Estado. E mais, quanto ao dito aumento reclamado das atividades extrativistas, esclareça, aquele lugar é o paraíso de sustento àqueles que, não seguindo a “fila dos ossos” deslocaram se para uma última fronteira possível. E nela foram muito bem acolhidos. Outros padecendo distancias, Estados Unidos, Portugal e muitos diferentes destinos…
Também entristece tomar conhecimento da oferta do chefe transoceânico alemão de milhões de Euros ao fundo Amazônico. Fomos negociados? No passado, a placa comemorativa ainda está lá, BANCO ALEMÃO soltou valor até maior para o Fundo e você lhes criou a Flona de Altamira, de onde desapossou milhares de pessoas, sem aviso ou citação, para o fundo dos infernos. Mais tarde foi a vez da reserva garimpeira LEGAL desde 1983, receber sobre sua maior parte o Parque Nacional Do Jamanxim. Ao atender interesses ou sonhos externos, cria pesadelos a gentes que em maioria, não os merece.
Lula, não existe garimpo ilegal… o que não são legais são os governantes que temos arranjado. Garimpeiros, seringueiros e madeireiros, nessa ordem, deram a Amazônia ao Brasil e está lá na Constituição Federal, que cabe ao governo os legalizar em outra forma, “por mudança de leis acontecidas”, tal atividade, o que nenhum o fez. Nem para nós ou indígenas.
Abração para você, certo estou que haveremos de nos encontrar, estou um tanto velho para Antônio Conselheiro, mas darei conta…e sem receios.
Jose Altino Machado
Macapá, 08/01/2023