Continuemos de Lula…
Confesso a você que muito tem continuado a assustar-me seus discursos e desabafos, seguidos de algum destempero. O que eu imaginava que você poderia transmitir a seu antecessor, melhores comportamentos políticos, você adquiriu dele, a arte agressiva e até mesmo intempestiva para com aqueles que em você não votaram ou que lhes são contrários. Você praticamente aceitou comportar-se como ele, não só durante a campanha, mas agora ao exercício do mandato. E olhe Lula, você ganhou dele mais por essa diferença comportamental, que agora, a dele você assume. Mas, tenho notado que isso é altamente contaminante, por isso tenho lhe recomendado praticamente em todas as cartas que você comunique mais serenidade, principalmente dando exemplo até a elementos de nosso judiciário maior.
Estão querendo o quê? Que praticamente a metade que não os acompanhou se submeta totalmente a desejos, planejamentos, intenções e até exibições de costumes tão contrários às famílias tradicionais? Elas são total maioria em nossa sociedade, sabia? Acresce ainda Lula, veja a que ponto se chegou, assisti a posse e ao discurso do novo diretor da Polícia Federal, notável, até o homem politizou, mas em respeito a tantos outros bons que se foram, vamos deixá-lo em paz para trabalhar. Vejamos o que virá e dará.
É muito importante que todos saibam, embora não faça diferença para ninguém, sou mortalmente contra tudo aquilo que aconteceu no domingo (08/01). Meu motivo é muito diferente, não sinto pelas pessoas que se passaram por agredidas, como os nomeados presidentes, mas sim pelos poderes atingidos e da forma que o foram, mesmo que algum deles possa ter sido manchado por comportamento de quem ali não deveria haver estado. Os três são alicerces e estrutura básica de nossa Nação, não poderiam nunca terem sido atingidos como o foram. Uma visão completamente errônea de contestação, que não foi feita a representantes opostos a vontades da thurma, mas sim por puro vandalismo anárquico aos maiores poderes nacionais.
Entretanto, bem demonstrada ficou a ineficiência de nosso aparato de segurança. Se segurança não há àquelas casas de mando maior e última instancia, fico imaginando o que um fazendeirinho lá nos fundos de onde mora o Brasil haverá de ficar pensando em garantia de sua propriedade, de sua família ou de suas conquistas. Se proteger o que nos é grande não se consegue, os pequenos então estarão f#didos.
Por outro lado, meu caro Lula, como pílula do dia seguinte da mulher “comida” na véspera, suas declarações foram terríveis. Você para não deixar parir uma criação tão contrária e exacerbada, ao anunciar medidas de apuração e até condenatórias de responsáveis, já os foi nominando de garimpeiros ou madeireiros. Cacete Lula, se você dizia que iria mandar apurar, então seria desnecessário, você já o fez e nominou os “criminosos”. Uma inconsequência para quem é e está no cargo de presidente.
Eu espero sinceramente que agora com este trabalho tão “eficiente” elaborado pela Polícia Federal, com a detenção de tanta gente, em números recordes na história, que na triagem deles, você tenha a capacidade de saber se realmente eram os tais citados por você, porque se assim não for, acho então que caberá na primeira solenidade em que você esteja presente, um pedido de desculpas a todos aqueles ofendidos, dos quais, não poucos votaram em você, e ainda assim, eleições a parte, não mereciam tal citação e acredito mesmo que se meio a eles tiverem tais pessoas, eles não estariam dentre os vândalos e delinquentes contra o bem público.
Agora sei que incitado, instigado por uma roda utópica, nem tanto sonhadora, mas muito interesseira, você tem dito demais e exageradamente a palavra “Amazônia”, e sempre acompanhada de garimpo “ilegal”, e o fazendo parecer como candidato a prêmio internacional.
Cumpra a lei senhor Presidente, está bem escrito na Constituição Federal que cabe agora, como a outros coube, a sua administração legitimá-los, reconhecê-los, instruí-los e legalizá-los. Um Presidente não é um comandante, sequer um ditador de ordens, muito menos em ocupações, vontades e vocações. Essa turma que você acusa, são continuadores daqueles que fundaram a Nação brasileira e como nacionais a ocupam e foi através dessa atividade que se alargaram todas essas fronteiras. Respeite-os, dialogue com esses homens, maioria de brasileiros àquelas veredas. Comece a tolher vontades pessoais da ministra deputada, hoje de São Paulo, que tendo sido eleita senadora anos atrás em rincões amazônicos, agora encontra alta rejeição em 56% do território nacional, por difícil convivência com gentes e histórica inaptidão.
No mesmo e incomum discurso para um presidente, você repetiu, que aquelas árvores segundo acredita, são patrimônios da “humanidade”. Erro maior Lula, por lá, nós somos a humanidade.
Por último, não posso deixar de dizer-lhe, já que você tem um estranho poder sobre ele, transmita ao seu guru jurídico da Suprema Corte a necessidade em não se atropelar ritos processuais e que ele tem que procurar saber e bem entender o que seja terrorismo. Ele está confundindo, mau comportamento, anarquia criminosa destrutiva, com ações de terror. Deve ser influência da grande emissora de televisão.
Esse começo seu é negativo ao Lula dos dois mandatos, e este sim, está um terror.
Macapá, 15 de janeiro de 2023
José Altino Machado
E-mail: [email protected]