A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) deu continuidade nesta terça-feira (16) aos atendimentos do Castramóvel na Zona Norte da capital. O serviço itinerante e gratuito de castração de cães e gatos está estacionado no Conjunto Habitacional Macapaba I, e vai atender a região nos próximos três meses.
A oportunidade levou a acadêmica Renata Barbosa a buscar o serviço. Com o casal de malteses Rosita e Benje no colo, ela aguardou pelo atendimento. “Eles já fazem parte da nossa família e queremos o bem deles. A decisão pela castração foi importante não só para prevenir a gravidez, mas para proteger eles de diversas doenças que podem matar, como o câncer”, disse a tutora.
Os animais beneficiados com o serviço foram triados por meio do Censo Animal. O serviço oferta consultas aos animais e a realização de exames prévios, e após o resultado, eles são encaminhados para o procedimento cirúrgico. A meta é realizar cerca de 30 castrações por dia na região.
Para os tutores interessados no serviço, é necessário que o animal tenha no mínimo 6 meses de vida e no máximo 5 anos. Gatos precisam pesar a partir de 2kg e no caso dos cachorros, o peso máximo é de 80kg. Todos os pets precisam estar obrigatoriamente cadastrados no Censo Animal disponível no portal da Prefeitura de Macapá.
Vacinação antirábica
Na mesma região, no Parque dos Buritis, a Prefeitura mantém durante a semana dois pontos itinerantes de vacinação antirabica, com equipes atendendo na avenida Alzir da Silva Maia, 2422, entre as ruas Raimundo Ramos da Silva e Bertoldo Rosa Duarte e o outro na avenida Francisco Felipe de Miranda Neres, entre as ruas Leonai César da Silva e Antônio Flexa.
A vacina é gratuita e atende cães e gatos a partir de três meses de idade.

