Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Brasil > Veja o que fez aviões quase bateram na pista em SP
Brasil

Veja o que fez aviões quase bateram na pista em SP

Redação
Ultima atualização: 2 de novembro de 2024 às 20:03
Por Redação 7 meses atrás
Compartilhar
Aviões da Azul e da Gol, com 242 pessoas ficaram a 22 metros de distância, menos do que o tamanho de um avião; Cenipa aponta desatenção - Foto: Reprodução/Cenipa
Compartilhar

Dois aviões comerciais, um da Azul e outro da Gol, que transportavam 231 passageiros e 11 tripulantes, ficaram a apenas 22 metros de colidir no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, devido à falta de atenção de um controlador de voo, segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgado nesta terça-feira (29/10).

Conteúdos
InvestigaçõesMedidas posteriores

O incidente ocorreu em 3 de dezembro de 2020 e vinha sendo investigado desde então. O Cenipa realiza relatórios de ocorrências para propor medidas preventivas.

Na data do ocorrido, o avião da Azul, um Embraer ERJ 190-200, que havia partido do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, aproximava-se de Congonhas com 68 passageiros e cinco tripulantes. O avião da Gol, um Boeing 737-8EH, preparava-se para decolar rumo ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, com 163 passageiros e seis tripulantes.

Segundo o Cenipa, o incidente foi causado porque um dos controladores da torre de Congonhas autorizou, simultaneamente, a entrada do avião da Gol na pista para decolagem e o pouso da aeronave da Azul.

Os pilotos de ambas as aeronaves perceberam a situação. De acordo com a transcrição das comunicações de rádio, às 14h42, na aproximação da pista, o piloto da Azul questionou: “Tem uma aeronave na pista aí, controle?”

Três segundos depois, o controlador respondeu: “Pouso autorizado, pista três cinco esquerda, vento três três zero graus, com dois nós.”

Sete segundos após essa mensagem, o piloto da Gol tentou se manifestar: “Torre e o Gol 1700 foi autori…”, mas não completou a frase. Imediatamente, a torre reconheceu o erro e ordenou ao avião da Azul: “Azul 4200, arremeta!”

Na aviação, “arremeter” significa interromper o pouso e subir a aeronave novamente.

O piloto da Azul arremeteu com sucesso, mas o avião passou a apenas 22 metros acima do Boeing da Gol (menos do que o comprimento da própria aeronave).

Investigações

Em junho de 2022, durante as investigações, técnicos do Cenipa observaram, em visita à torre de controle de Congonhas, que havia dois pontos cegos causados por pilares, os quais impediam a visibilidade de certos trechos da pista.

No entanto, o relatório não relacionou essa dificuldade estrutural ao incidente, já que todos os instrumentos e sistemas de comunicação operavam corretamente e o tráfego no aeroporto estava dentro da capacidade.

“Verificou-se que tais pontos cegos não contribuíram para o incidente grave, mas representavam um problema ergonômico que dificultava o trabalho dos controladores, obrigando-os a se inclinar à frente ou se levantar para realizar a varredura visual da pista”, observaram os técnicos do Cenipa.

O relatório concluiu que o controlador “esqueceu” que havia autorizado a entrada do avião da Gol na pista, deixando-o parado na cabeceira, sem liberação para decolagem, por mais de três minutos.

“O nível de atenção do controlador às operações estava tão reduzido que, mesmo após os pilotos do PR-AUJ [prefixo do avião da Azul] perguntarem se havia outra aeronave na pista, o ATCO [sigla para controlador] manteve a autorização para pouso, sem notar o questionamento dos pilotos ou realizar a varredura visual”, afirma o documento.

“Nos instantes que precederam a aproximação entre as duas aeronaves, a atenção do controlador foi provavelmente capturada por alguma distração que o levou a esquecer que o PR-GUD [prefixo avião da Gol] ainda estava na pista”, concluiu o relatório.

Medidas posteriores

O controlador e seu supervisor na torre de Congonhas foram afastados, com seus Certificados de Habilitação Técnica (CHT) suspensos. O controlador foi encaminhado para avaliação de saúde e psicológica.

O Cenipa emitiu orientações a oito comandantes e chefes da torre para evitar falhas de atenção semelhantes no futuro.

Com informações do Metrópoles

Você pode gostar também

Crianças que escaparam de Gaza reencontrarão pai no Brasil nesta 5ª

Senado aprova convocação de Carlinhos Maia para depor na CPI das Bets

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência

Conta de luz: isenção a mais pobres será paga por classe média, diz estudo

CCJ do Senado aprova PEC do Fim da Reeleição

Redação 2 de novembro de 2024 2 de novembro de 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Luiz Onmura, medalhista olímpico em 1984, morre aos 64 anos
Próximo artigo NÃO QUEBRA: Veja os carros inimigos da oficina

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Amapá declara situação de emergência em saúde pública após aumento de casos de síndromes gripais
Amapá
Crianças que escaparam de Gaza reencontrarão pai no Brasil nesta 5ª
Brasil
Senado aprova convocação de Carlinhos Maia para depor na CPI das Bets
Brasil
Jojo Todynho explica por que desistiu de adotar menino angolano
Fofocas e Famosos
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?