Após 19 dias de disputa, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 chegam ao fim com a cerimônia de encerramento oficial neste domingo, 8. O evento, que acontece no Estádio Olímpico, na capital japonesa, traz diversas apresentações artísticas, o desfile das delegações dos países participantes e passagem do legado da Olimpíada aos anfitriões de Paris 2024.
As apresentações na cerimônia tem como conceito principal o lema “Mundos que compartilhamos”. Outros dois lemas (“Unidos pela emoção”, “Seguindo em frente”) também marcam o tom do evento, assim como nas cerimônias da Paralimpíada.
A cerimônia foi iniciada com o hasteamento da bandeira do Japão e da bandeira Olímpica, seguida do hino nacional e a saudação ao imperador japonês.
Em seguida, os porta-bandeiras se reuniram no centro do Estádio Olímpico, para uma série de apresentações artísticas com artistas do Japão e do breakdance, modalidade que vai estrear em Paris 2024.
O Brasil, que teve a ginasta Rebeca Andrade como porta-bandeira e representante dos outros atletas no evento, tem muito a comemorar olhando para a história dos Jogos de Tóquio.
Mesmo com delegação menor e a pandemia do novo coronavírus, o país conquistou 21 pódios e bateu o recorde de medalhas obtido na Rio 2016.
A delegação do Brasil na cerimônia, porém, foi pequena e teve só seis representantes em respeito aos protocolos de segurança contra a covid-19. Outros países arriscaram mais e trouxeram vários atletas, que encheram o gramado do Estádio Olímpico.

