Pronto. Começou efetivamente o novo ano de 2021. Hoje, terceiro dia de janeiro, cremos que conseguimos vencer 2020, ano mais difícil deste trilênio até agora. Também está começando literalmente a terceira década desta era contemporânea. Em todo o Brasil, tal década iniciou com a posse dos 5.570 novos prefeitos. Aqui em Macapá tomou posse como prefeito o médico cardiologista Antônio Furlan. Esperamos que o mesmo não nos engane e faça uma gestão que preste, sem mentiras e sem corrupções.
Mas, quanto à nossa vida particular, familiar? Bem, quanto a este aspecto, vamos compartilhar com você algumas reflexões pragmáticas sobre planejamento de vida. Resolvemos abordar este assunto, pois o ano de 2020 foi muito tumultuado e fomos impossibilitados de resolver e conquistar muitas coisas. Então, precisamos nos encorajar uns aos outros, de forma racional e coerente, em busca de um ano de 2021 melhor em nossas vidas.
Vamos lá. Planejar é uma atitude eminentemente bíblica. Deus deu o exemplo maior, criando os céus, a terra e o ser humano de maneira bem organizada, dia a dia e, ao final, ainda descansou (Gênesis 1).
Daí em diante, o ato de planejar tornou-se herança da história humana. Mas, com o tempo, as pessoas, as organizações etc., tendem a negligenciar, fazendo a maioria das coisas de maneira impensada, improvisada e desorganizada. Mas, o que é planejamento?
De acordo com especialistas, planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de nossa vida, das empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (Fonte: Internet).
Em geral, verifica-se uma profunda negligência nesta área. Interpretamos mal as referências de Mateus, cap. 6, vers. 25 e 34 (não andeis ansiosos pelo dia de amanhã). “Ansiosos” no original significa “distraídos”. Daí o desconhecimento gerar equívocos e “espiritualizações” desnecessárias.
O Espírito Santo comanda realmente nossas vidas, mas no âmbito espiritual. Agora, na esfera material, cabe a nós conduzir nossas vidas, porque aquilo que o homem pode fazer, Deus não faz.
Assim, quem tem que planejar as programações relativas à nossa vida humana somos nós, ou seja, programar as comemorações das datas especiais da família, providenciar aquisição de bens, a provisão alimentar do lar, reformas da casa e manutenção do transporte, pagamento das contas de energia, prestações, material da escola etc. Somos nós que estão à frente de nossa vida que devemos projetar o que vai acontecer, mesmo que depois precisemos fazer as calibragens necessárias. O Espírito de Deus estará nos acompanhando, por óbvio, dentro de Sua esfera de atuação.
Ainda, planejar não é prevê o futuro e nem ficar agoniado com o dia de amanhã. Não. Planejar é se predispor e dizer como irá se desenvolver os acontecimentos rotineiros da vida, pois tudo em nossa vida se repete anualmente. Então, planejamento é sinônimo de predisposição (disposição prévia) para se preparar mental e materialmente para o que há de vir.
Quem não se planeja, não está a fim de viver nem o ordinário, que dirá o extraordinário, quer levar a vida, como diz o ditado “com a barriga”, enfim.
Quanto mais planejamos, maior a possibilidade de as coisas darem certo, maior é o sucesso de nossa vida, menos erros cometemos. É bem verdade, como já dissemos, que nem tudo que planejamos dá certo; algumas coisas necessitam de ajustes no decorrer do tempo. Mas, é muito melhor as coisas não darem certo dentro de um planejamento, do que fora.
A falta de planejamento gera estresse, incertezas, fofocas, prejuízos, inimizades etc. Já o planejamento gera visão (visão de águia), previsibilidade, economia, tranquilidade, possibilidade maior de vitórias, satisfação.
Por fim, como última reflexão: Se o Brasil fosse melhor planejado, estaria entre as nações mais ricas do mundo; se as igrejas fossem melhor administradas, já teriam ganhado a humanidade para Cristo; se eu e você fossemos mais previdentes, seríamos melhores e mais abençoados.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Prepare-se, o ano de 2021 será o melhor ano de Deus em sua vida. Não brinque. Creia.
2- Novo Prefeito de Macapá Dr. Furlan, tem tudo para ser o melhor. Vamos ficar de olho.
3- Aniversariante Pastora e Advogada Ester Farias mudou de idade na passagem do ano. Parabéns!
LIDERANÇAS
Casal comemora 15 anos de Casamento: O Casal de Pastores Besaliel Rodrigues e Ester Farias da Silva (poster) está celebrando 15 (quinze) anos de casados. O enlace matrimonial aconteceu no dia 1º de janeiro de 2006, oficiado pelo Pastor Oton Miranda de Alencar, ladeado pela esposa Juracy de Almeida Alencar. Familiares e amigos testemunharam e abrilhantaram aquele conclave. Hoje ambos têm dois filhos: Ana Raquel e André Victor.
Besaliel e Ester são advogados e pastores ligados à Assembleia de Deus – a Pioneira. Atualmente presidem a Convenção de Pastores UFIADAP, maior entidade eclesiástica representativa dos ministros do Evangelho no Estado do Amapá.
Por motivos particulares, o Casal está em Brasília, onde celebraram as bodas de cristal conjugal. Para Besaliel, “É um prazer ter como esposa a Ester, uma mulher linda e maravilhosa. É uma companheira para viver pro resto da vida”, arrematou o esposo.
ESPECIAL
NEWS: Eleições 2020. Balanço II. Os maiores perdedores: a) Os(as) velhos(as) “caciques”: Mesmo que ainda alguns ainda elegeram seus filhos, parentes e “afilhados”, mas foram poucos. A maioria amargou derrota. E isso é só o começo. O povo ainda vai aumentar o serviço de “limpeza política” em 2022, pois, ninguém aguenta mais essa atual geração que está aí no poder; b) A esquerda amapaense: Mesmo que o prefeito eleito tenha se elegido por um partido de esquerda, mas ele jura de pé junto que vai mudar de partido assim que der, a esquerda amapaense ficou, nesta eleição, com a “barba de molho”, pois ouviu o duro recado das urnas: “Vocês não são mais esse bambambam todo…”; c) A Câmara Municipal de Macapá: Em torno de 60% dos vereadores antigos foram derrotados. Os que se reelegeram, conseguiram a duras penas. Recado: O povo tem plena consciência da incompetência política dos vereadores da Capital e da podridão daquela Câmara Municipal. É notório que até a Câmara de Santana, município do interior, na última gestão, foi muito melhor que a de Macapá, que passou os últimos anos nos envergonhando em todo o Brasil.
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: Orando por você em 2021. Saul escolheu a lança para atacar Davi. Mas Davi escolheu a Harpa para acalmar Saul. Enquanto Saul passava o tempo todo preocupado e buscando como matá-lo, Davi passava o tempo todo adorando. Quer ser feliz? Esqueça a trama dos seus opositores, não perca tempo dando resposta a eles ou buscando agradá-los, siga focado no seu objetivo. Mesmo se te jogarem a lança, “Toque a Harpa”! (1 Samuel 18.10). Pense nisso!
A nossa oração é que em 2021 Deus possa lhe livrar de todas as ciladas e das setas malignas, da mortandade que assola ao meio dia e lhe proteja dos laços do passarinheiro, da peste perniciosa, de toda arma forjada contra você, das orações contrárias, da torcida do contra.
Que Deus possa lhe esconder debaixo de Suas asas e no esconderijo de Sua sombra. Que nenhum opositor, adversário ou inimigo prevaleça contra você.
Seja, juntamente com sua família, uma bênção nas mãos de Deus em 2021. Amém!
FIQUE LIGADO
Mais frases de Billy Graham: 1) “Quando o homem endurece o coração, Deus continua a falar-lhe, mas o homem não pode ouvir.”; 2) “Se somos crentes em Jesus Cristo, já passamos pela tempestade do Juízo. Ela aconteceu na cruz.”; 3) “A Salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos.”; 4) “Eu tenho certeza que a pregação para ser eficiente tem de ser bíblica.”; 5) “A coisa mais emocionante do Céu é que Jesus Cristo vai estar lá. Eu o verei face a face. Jesus Cristo vai nos encontrar no final da jornada da vida.”; 6) “Qualquer filosofia que trate apenas do aqui e agora não serve para o homem.”; 7) “Uma razão porque a cruz é uma ofensa as pessoas, é porque ela requer, não sugere, mas requer um novo estilo de vida em todos nós.”; 8) “O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na lua, foi Deus descer e pisar na terra.”; 9) “Um verdadeiro cristão é uma pessoa que pode dar o seu papagaio de estimação para os fofoqueiros da cidade.”; 10) “A ansiedade é o resultado natural de centralizarmos nossas esperanças em qualquer coisa menor do que Deus e Sua vontade para nós.”.