No Evangelho de Marcos 12.29-31 Jesus disse que os dois maiores mandamentos são amar a Deus e amar o próximo. Estes dois preceitos são o cerne do Evangelho, ou seja, é a essência plena da fé cristã. Não tem como entender o Evangelho sem a prática desse amor.
Jesus deu o exemplo maior. Ele viveu o evangelho integral. Jesus pregava a palavra e, logo em seguida, socorria os necessitados (Lc 4.18-21);
Então, a verdadeira religião deve pregar o evangelho e, também, praticar a solidariedade humana, socorrendo os pobres, aflitos e necessitados. Isso não quer dizer que tal prática nos garantirá a salvação, mas que, por sermos salvos, praticamos o amor ao próximo.
A Igreja primitiva viveu o evangelho pleno com muita intensidade. Hoje, a Igreja atual é, de certa forma, um pouco displicente nesta área (autocrítica).
O interessante é que a Igreja hodierna tem mais condições, mais riqueza, mais possibilidade de praticar o amor fraternal, mas, ao mesmo tempo, apresenta muitos empecilhos: amor frio, individualismo exacerbado, indiferença generalizada etc. (Mt 24.12).
Mas, o que é o evangelho pleno: É aquele que é completo em todos os aspectos, ou seja, realiza cultos e ensaios, prega a salvação, ensina a palavra, ora, canta, visita e ajuda os necessitados em suas aflições humanas etc. Precisamos nos esforçar que nossa prática religiosa seja completa.
Entretanto, não é demais advertir que quando praticamos o amor ao próximo, devemos vigiar para não sermos explorados por pessoas oportunistas, velhacas, diabólicas, criminosas, mal-intencionadas, preguiçosas, inúteis, que tentam se aproveitar da nossa fé e da nossa boa-fé. Neste momento, a orientação e a supervisão das lideranças são importantíssimas. São os pastores que devem defender suas ovelhas dos lobos (Jo 10.11).
Jesus é o nosso exemplo maior. Ele cuidava da alma e do corpo. Pregava as boas novas, curava as enfermidades e libertava. Somos seus seguidores. Cristãos seguidores de Cristo.
Praticar o evangelho pleno é estar e viver em plena comunhão com Deus. Fiquemos atentos, procuremos votar em candidatos que tenham temor a Deus e que respeitem os valores espirituais. Não votemos em candidatos que não respeitam a fé cristã.
Nossa vida cristã deve ter uma marca, a marca do amor. Deus nos fez para servir. Já disse alguém que se não vivermos para servir, não serviremos para viver.
Na esfera política, nosso voto deve ter uma serventia, pois é um instrumento de mudança. Os candidatos devem servir o povo e não se servir do povo. A lei proíbe que a autoridade política se sirva do cargo para interesses próprios.
Devemos votar em pessoas tementes a Deus. Mas, isso não quer dizer que quem deseja seguir carreira política, não busque se preparar. Tem candidatos em nosso meio querendo que votemos neles só porque são crentes. Aí, quando logra um êxito, mostra-se um político medíocre, despreparado, politicamente promíscuo e desorientado.
Vote em candidatos que buscam sabedoria aos pés do Senhor, como fez Salomão, que buscam inteligência nos livros, nas palestras, seminários, nos estudos, que lê as leis do país, que é inteirado das políticas públicas, dos orçamentos públicos. E mais, que tenham experiência administrativa, que já foi pelo menos supervisor de uma Escola Dominical, ou dirigente de uma Congregação, que já exerceu algum cargo administrativo relevante. Caso contrário, sabe o que pode acontecer? Será político de um mandato só, ou vai se meter na lama da política podre dos incompetentes corruptos e ladrões do dinheiro do povo, colocando em risco sua salvação e a de sua família envolvendo, muitas vezes, até lideranças da igreja em situações erradas e em escândalos que geram seríssimos prejuízos para a Obra de Deus.
DESTAQUES DA SEMANA
– Feriado de 7 de setembro, todas as Igrejas Evangélicas do país estarão orando e jejuando pelo Brasil.
– Pastor Saraiva Landim, líder da AD de Oiapoque, em visita ao Pastor Besaliel , presidente da UFIADAP.
– Dr. Darlisson, Contador Titular da Convenção UFIADAP em visita ao presidente da Convenção.
LIDERANÇAS
Homenagem ao Pastor Raimundo Filizolino – Passou para a eternidade, no último dia 28 de agosto o Pastor Raimundo Filizolino, o Convencional da Credencial n. 2 da Convenção de Pastores UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus no Estado do Amapá, portanto, o segundo ministro evangélico mais antigo da entidade eclesiástica.
O Pastor Raimundo Filizolino deixa um enorme legado ministerial importantíssimo como pioneiro do evangelho no Amapá. Ficará conhecido como um grande “abridor de igrejas” por seu engajamento em abrir trabalhos por onde quer que andasse.
Também deixou uma família de obreiros e obreiras dedicados à seara. O corpo foi velado na Congregação chamada “Vale de Josafá”, a qual o referido Obreiro estava pastoreando.
Rogamos a Deus para que console os corações da família, dos amigos e de todos os integrantes da citada Convenção.
ESPECIAL
NEWS: 01- O Pastor Besaliel Rodrigues concluiu um feito que faz questão de testemunhar. Concluiu a leitura do Antigo Testamento da Bíblia manuscrevendo-a. Disse ser um tipo de leitura totalmente diferente e recomenda; 02- Também, o presidente da Convenção UFIADAP Pastor Besaliel Rodrigues foi convidado pelo pré-candidato a prefeito de Porto Grande Vereador Samuelzinho para ministrar palestra sobre Direito Eleitoral para todos os pré-candidatos do grupo a vereador daquele município. O evento aconteceu na última 4ª feira, 19.08; 03- Esta Coluna Tribuna Cristã completa hoje sua 600ª edição. São seiscentas semanas (domingos) trazendo informações aos leitores d’A Gazeta sobre o segmento evangélico no Amapá e no Brasil. A Gazeta é o único jornal secular do Estado, quiçá do Brasil, que tem uma página inteira dedicada a esta temática. Isso se chama respeito por todos os segmentos da sociedade. Parabéns; 04- A Associação “Missão Social Mãos Que Ajudam” está precisando de você. Doe cestas básicas. Contato: Maria do Livramento (99135-5661) e Leônidas Viegas (99139-7388).
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: O espírito do estrelismo – Fp 2.3-a.
No Reino de Deus, a grandeza só pode ser alcançada através da humildade. Assim, quem quer ser grande, deve aprender a ser pequeno, a servir os outros, pois diz a Bíblia em Filipenses 2.3-a: “Nada façam por ambição egoística ou por vaidade…
Mas, hoje em dia, existem muitas pessoas forjando protagonismos em diversas frentes. Não se programam. Entretanto, querem ocupar lugares, posições apenas ser por ser. A princípio, isso não é errado; nem ruim, mas a maioria não faz acontecer, não faz a diferença, não têm ideias, ou não implementam suas ideias e findam forçando e ocupando intempestivamente espaços e de forma pífia.
Um conselho bíblico para essas pessoas: Busquem intensamente compreender o plano de Deus, a vontade de Deus para vossas vidas. Preparem-se antecipadamente para aquilo que desejam e aprendam a esperar o tempo certo para cada projeto de vida. Leia o Salmo 40 e Eclesiastes 3. Pense nisso!
FIQUE LIGADO
Pré-candidato evangélico. Um dos nomes cotados para receber o apoio dos evangélicos como pré-candidato à Câmara Municipal de Macapá é o do Vereador-suplente Dreiser Alencar, que exerceu parte do mandato do titular André Lima, que presidiu no período a Companhia de Trânsito de Macapá – CTMac.
O citado Vereador-suplente exerceu o mandato com entusiasmo, considerando todas as limitações impostas pela suplência, pois o gabinete continuou sendo do titular, mesmo que afastado para exercer outro cargo público, conforme informado.
Vale ressaltar que Dreiser Alencar é destacado professor concursado da Universidade Estadual – UEAP, é designer e líder eclesiástico. Por ser designer, utilizou a expertise de sua profissão e desenvolveu importantes projetos sociais, destacando-se o de confecção de próteses em 3D para deficientes físicos. No exercício da vereança, conseguiu mudar a vida de centenas de deficientes físicos de Macapá, fato amplamente divulgado pela imprensa local e nacional. Parabéns!
Besaliel Rodrigues
Pastor e é licenciado em História e bacharel em Direito, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional. É professor concursado do Curso de Direito da Unifap e escritor autor da 1ª Constituição Federal comentada à luz da Bíblia.