1- Sucesso total do Circuito Cultural e da Celebração dos 106 Anos da chegada da comunidade evangélica em terras tucuju: A Assembleia de Deus – A Pioneira, a 1ª igreja evangélica a se implantada em terras amapaenses, em 1917, em parceria com o Governo do Estado, com a Prefeitura de Macapá, com membros da Bancada Federal em Brasília, com o IBAF – Instituto Brasil Futuro e com alguns integrantes do empresariado local, participou do Circuito Cultural Evangélico 2023 que está ficando, a cada ano, mais forte.
Sob o comando de seu Presidente Pastor Iaci Pelaes, a citada igreja celebrou, concomitantemente ao circuito, os seus 106 Anos de fundação. Nos dias 26 e 27 de junho, 2ª e 3ª feiras passadas, uma gigantesca multidão lotou a grandiosa estrutura física do evento montada na Av. Pres. Vargas, no Centro da Capital.
O referido circuito está cada vez mais se consolidado no Calendário Cultural estadual e municipal.
2- Pastora Heralda em destaque: Heralda Pereira Garcia é pastora e congrega no Templo Central da Assembleia de Deus – A Pioneira. Além de ministra do Evangelho, é graduada em Pedagogia e em Teologia, com pós-graduação em Supervisão Educacional.
Na vida profissional, é servidora pública da União aposentada e, atualmente, trabalha como coordenadora pedagógica para o governo do Estado do Amapá. Já trabalhou em projetos como a Escola do Sambódromo de Artes Populares e na Escola Bosque no Bailique.
Como escritora, começou a publicar em Antologia Poética das Cidades Brasileiras em 1987 e com a nova tecnologia, as redes sociais, publica algumas poesias. Em 2022, resolveu presentear seus leitores e publicou o livro solo intitulado “Contrassenso”. “Sempre gostei de escrever. As vezes colocava no Facebook e as pessoas curtiam muito. Resolvi então escrever um livro”, disse Heralda.
Recentemente, em evento comemorativo aos 70 (setenta) anos da Academia Amapaense de Letras – AAL, Heralda Pereira foi condecorada pela referida Entidade com o Troféu “Destaque Cultural 2023”, pela importância de sua produção literária para a sociedade amapaense e brasileira.
Para o pastor e escritor Besaliel Rodrigues, vice-presidente da Academia de Letras Evangélica do Amapá – ALEA, o trabalho literário de Heralda Pereira enche de muito orgulho o segmento da cultura evangélica em terras tucuju. “A Pastora Heralda muito nos alegra com sua história exitosa de vida e com o compartilhamento de sua intelectualidade para todos nós”, arrematou.
Para adquirir a obra da autora, o contato é (96) 99131-1700.
3- Lei amapaense sobre intolerância religiosa: Lei nº 2.863, de 22 de junho de 2023. Proíbe a intolerância religiosa no Estado do Amapá e dá outras providências.
O Governador do Estado do Amapá. Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá aprovou e eu, nos termos do art. 107 da Constituição Estadual, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica proibida a intolerância religiosa no Estado do Amapá. Parágrafo único. Para os fins desta Lei, entende-se como intolerância religiosa toda forma de discriminação fundada na religião, em crenças ou em convicções e cujo fim ou efeito seja a exclusão ou o impedimento do exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em igualdade de condições.
Art. 2º Fica vedada a liberação de verbas públicas estaduais para contratação ou para o financiamento de eventos que incitem ou pratiquem a intolerância religiosa.
Art. 3° Em caso de descumprimento desta Lei, o infrator estará sujeito à multa no valor de 100 (cem) a 1000 (mil) Unidades Padrão Fiscal do Estado do Amapá – UPF/AP, bem como à impossibilidade de realizar eventos públicos que dependam de autorização ou de nada a opor do Poder Público Estadual e de seus órgãos, pelo prazo de 02 (dois) anos. § 1º Para se estabelecer o valor da multa a ser aplicada, será considerada: I – a magnitude do evento; II – a quantidade de participantes; III – a utilização ou não de dinheiro público. § 2º No caso de utilização de dinheiro público, o valor da multa a ser aplicada não poderá ser inferior ao estabelecido no caput, além de ser obrigatória a devolução de todos os valores públicos utilizados, corrigidos monetariamente.
Art. 4° O Poder Executivo poderá regulamentar a presente Lei, no que couber, quando necessário.
Art. 5° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Clécio Luís – Governador
4- Lei perigosa? Assim que a lei foi promulgada, juristas e lideranças eclesiásticas de todo o Brasil, passaram a verificar que o texto da lei amapaense “maquiavélico”, pois o mesmo está mais preocupado em punir severamente a liberdade religiosa de religiões estabelecidas do que proibir intolerâncias. Para alguns, daqui a pouco irão buscar a declaração de inconstitucionalidade das Escrituras Sagradas ou irão querer vetar músicas, a publicação e divulgação dos textos etc., que conflitem com o texto da Lei.
O que mais chocou a comunidade cristã é que no resultado da votação desta lei na Assembleia Legislativa, deputados evangélicos e católicos votaram a favor!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Grande multidão evangélica participa do Circuito Cultural e dos 106 Anos da Assembleia de Deus/AP.
2- Escritora Heralda Pereira Garcia recebe Comenda Cultural de Destaque 2023 de Academia de Letras.
3- Especialistas criticam lei amapaense sobre intolerância religiosa e desconfiam de armadilha.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 27: Didaquê – A doutrina dos apóstolos. Autor: D. F. Izidro. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2023, Site: www.ossemeadores.com.br.
A Editora brasileira Os Semeadores acaba de lançar a Obra “Didaquê, a doutrina dos apóstolos”, uma das principais obras do cristianismo mundial para o mercado literário teológico da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que abrange dez nações lusófonas em todo o mundo.
A “Didaquê, a doutrina dos apóstolos” é a Constituição e Catecismo da Igreja Primitiva. A Editora Os Semeadores publica uma edição bilíngue grego-português, disponibilizando a presente Obra a toda a comunidade de língua portuguesa internacional, o 5º principal idioma do Mundo.
Para o CEO da Editora Dr. Daniel Deusdete e para o presidente do Conselho Editorial da Semeadores Dr. Besaliel Rodrigues, este projeto foi de pronto abraçado pela empresa devido sua extrema relevância espiritual, histórica e teológica. É um marco para a literatura teológica da língua portuguesa internacional.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 27. Abusos e violências contra crianças. Como denunciar? A principal lei brasileira de proteção às crianças e aos adolescentes é a Lei nº 8.069/1990, apelidada de ECA.
Existem diversos órgãos que recebem denúncias de maus tratos de crianças e adolescentes, a saber: As Polícias, os Conselhos Tutelares, o Ministério Público, o Juizado da Infância e da Juventude, a FCRIA, a OAB, as Igrejas etc. Todos devem auxiliar no combate a estas práticas criminosas.
No âmbito das igrejas, destaca-se a Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá que, dentre outras ações, possui o “Projeto SARA”, criado depois da morte da criança Sara Lopes, aluna da Escola Dominical, que foi cruelmente estuprada e assassinada na Zona Sul de Macapá, no mês de março de 2023.
O referido projeto visa atuar de forma preventiva, promovendo a divulgação em massa dos canais a serem utilizados em necessidade de denúncias como, por exemplo, os telefones 100 e 181, que devem ser utilizados para informar as autoridades públicas sobre tais casos.
REFLEXÃO
Tema: O poder da oração – 1º Samuel 1.10.
A partir de hoje, por três meses, iremos comentar aqui sobre alguns dos principais temas relacionados aos livros de 1 e 2 Samuel. O título destes dois livros vem da figura-chave dos primeiros capítulos – Samuel. Seu nome significa “Deus ouviu” ou “Deus ouve”. Samuel foi uma das figuras mais proeminentes da Bíblia.
O objetivo dos livros de Samuel é mostrar a transição do período de juízes para a monarquia e como Deus agiu de modo direto no processo de fortalecimento da nação de Israel. 1 e 2 Samuel abrangem um período aproximadamente de 130 anos (1.100 a 970 a.C.), indo do último dos juízes, passando pelo tumultuado reinado de Saul até a consolidação da monarquia com Davi, o grande rei da nação.
Um dos primeiros destaques do livro de 1º Samuel é a Oração de Ana. Com tal episódio, aprendemos sobre a importância e o poder da oração: 1) A oração é o lugar para onde vamos quando não sabemos o que fazer; 2- A oração não poder ser metódica e nem ensaiada; 3) A oração que Deus ouve é aquela quebrantada; 4) A oração é um ato e uma atitude; 5) A oração é diálogo com Deus; e 6) Um gemido pode ser uma ato de oração.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com as letras “Y-Z”: Chegamos ao final desta série de dicas. A letra “Y” remete a “Youtuber” é um neologismo que significa “criador de conteúdo para a plataforma de compartilhamento de vídeos norte-americana YouTube”. Tem algumas pessoas ganhando milhões e milhares de pessoas ganhando valores que ajudam bastante. Pesquise mais sobre este tema e verifique se você possui perfil para ganhar dinheiro aqui.
Por fim, com a letra “Z”, queremos falar da “Geração Z”, expressão que designa o grupo de pessoas que não vive sem internet, que nasceram na era dos celulares e computadores (1995-2012) e que, inclusive, sabem ganhar dinheiro com tais ferramentas. Possuem proficiência e conforto com a tecnologia em uma idade tão precoce. Aprendem sozinhos e com rapidez. Pesquise e utilize este conhecimento para ganhar muito dinheiro.