Conselho de Pastores do Amapá cria “Medalha Frida Vingren”
1. 1º Café com Pastores de 2025. Aconteceu ontem pela manhã, 08 de março, no Dia Internacional da Mulher, o 1º Café com Pastores do ano, promovido pelo Conselho Estadual de Pastores do Amapá, o qual teve como tema principal o “Ministério Feminino Pastoral”. A Igreja Anfitriã foi a Assembleia de Deus – Ministério Internacional, presidida pelo Casal Pastor Lourenço Filho e Pastora Selma Queiroz. O Café foi realizado no Auditório Nobre da Sede da Autoescola Shekinah, localizado na Av. Sebastião Lamarão, nº 2620, 2º Piso, Bairro Jardim Felicidade II, próximo ao “Projeto Minha Gente”, Zona Norte de Macapá/AP.
2. Criação da “Medalha Frida Vingren”. Seguindo o exemplo da Câmara dos Deputados do Brasil que, recentemente, criou a “Medalha Daniel Berg e Gunnar Vingren”, conforme noticiado aqui há duas semanas e, depois de Frida Vingren receber homenagem feita pela ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense, dando o seu nome à Cadeira Nº 08, atualmente ocupada pela Pastora Juracy Alencar, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá dá um passo à frente e cria a versão feminina da Comenda, a “Medalha Frida Vingren”. Mas, continua a dica para as demais Entidades de Classe e a todas as Casas Legislativas estaduais e Câmaras de Vereadores de todos os municípios do país, que façam o mesmo em suas áreas de competência, inclusive homenageando nomes de figuras históricas evangélicas de projeção nacional, regional e local.
3. Quem foi Frida Vingren. Frida Strandberg Vingren (09/06/1891 – 30/09/1940) foi esposa de Gunnar Vingren, fundador das Assembleias de Deus no Brasil. Ela, assim como seu marido, nasceu na Suécia e era de uma família de crentes luteranos. Formou-se em Enfermagem, chegando a ser chefe da enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, onde foi batizada nas águas pelo pastor Lewi Pethrus, em 1917. Pouco depois, recebeu o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia. No Brasil, como missionária, tornou-se a principal mulher do assembleanismo brasileiro. Hoje é considerada a 1ª Pastora Evangélica do Brasil.
E mais, Frida foi uma mulher de múltiplas vocações, de responsável do lar à pregadora do Evangelho. Ela foi capaz de fazer muito para ganhar almas para Cristo. Além de enfermeira, foi teóloga, musicista, compositora, poliglota, jornalista, professora, poetisa, empreendedora, escritora e ministra do evangelho. Traduziu hinos e literatura cristã, cuidou de enfermos, redigiu, compôs, ensinou, tudo isso, cheia do Espírito Santo. Frida foi uma mulher cristã à frente de seu tempo. Existe o site www.fridavingren.com.br com fotos, áudios, curiosidades, artigos, reportagens, poesias, composições de Frida Vingren e muito mais. Também disponível na versão e-Book, no site https://www.cpad.com.br/digital/e-book.
Sua vida já foi objeto de uma biografia publicada pela CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil, de autoria de Isael de Araújo.
4. Estão surgindo os reconhecimentos femininos. De acordo com o Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, o reconhecimento do ministério pastoral feminino enfrenta diversas resistências no âmbito das igrejas cristãs. Frida Vingren mesmo foi vítima desta situação, pois era uma pastora nata, mas sofreu dolorosas discriminações aqui no Brasil e em seu país de origem. Entretanto, o tempo passou e a percepção e compreensão quanto ao chamado ministerial das mulheres está se ampliando. Assim, igrejas, convenções, seminários, academias, parlamentos e entidades públicas e privadas em geral estão agindo em prol da preservação da memória daquelas que sofreram no passado em busca de um “lugar ao sol” no desenvolvimento de seus chamados ministeriais.
O propósito maior do estabelecimento de tal deferência é de honra, com base no que está escrito em Provérbios 10.7, a perpetuação da memória desta que é considerada a “1ª Pastora Evangélica do Brasil”. Também, por meio desta Comenda, serão honradas, com base em Romanos 13.7, o exemplo de vida de figuras ministeriais femininas dedicadas à Obra do Senhor que, pelos seus feitos eclesiásticos e de proeminência, inspiram pela alta relevância social e humanitária, tal qual o exemplo de Frida Vingren.
5. As primeiras agraciadas com a nova Medalha Feminina. A partir de agora, todo ano, no Dia Internacional da Mulher, o Conselho Estadual de Pastores do Amapá irá agraciar com a “Medalha Frida Vingren”, mulheres obreiras que inspirarem por seu modo de vida e de fazer a Obra de Deus.
As primeiras escolhidas (Ano 2025) são: Juracy de Almeida Alencar, Elizama Costa de Alencar, Áurea Tito, Oriza Alencar Bruce, Léia de Oliveira Pelaes, Adna Ferraz (in memorian), Maria Soares de Oliveira Rodrigues, Maria Inês Rezende, Clarice Rabelo e Lúcia Tavares. Parabéns, mulheres valorosas!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Conselho de Pastores do Estado do Amapá cria Comenda Especial para pastoras em destaque.
2- Frida Vingren, missionária e enfermeira de profissão. É considerada a 1ª pastora evangélico do Brasil.
3- “Medalha Frida Vingren” é criada para sustentar a memória de extraordinária pastora pentecostal.
GESTÃO
Lourenço Ferreira Rodrigues Filho: Dr. Lourenço Filho, como é conhecido, comemorou seus 50 – cinquenta anos de idade no último dia 07.03.2025. Ele nasceu no município de Belterra/Pará e é filho caçula do Casal Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, de saudosa memória, e Pastora Maria Soares de Oliveira Rodrigues. É casado com Selma Queiros, com quem tem um casal de filhos: Lourrane e Lourenço Neto.
Lourenço Filho é multivocacionado, pois além de bacharel em Direito e advogado, é teólogo, compositor, professor pós-graduado em Direito do Trabalho e especialista em Direito do Trânsito, bacharel e licenciado em Geografia (Unifap), pastor líder da Assembleia de Deus – Ministério Internacional – Sede: Jeovah Shallon e empreendedor nas áreas de Autoescola (Shekinah), Agência “Só Multas” – Sucursal Macapá, do Coworking “Escritórios Combinados”, do Escritório de Advocacia “Lourenço Filho – OAB/AP 686” etc.
A festa de aniversário aconteceu ontem, sábado, pela manhã, com a participação de sua família, funcionários, amigos e diversas lideranças eclesiásticas da Cidade. Parabéns!
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 10. Livro “Marcos regulatórios da indústria brasileira de petróleo e gás natural e a expertise norueguesa”. Autor: Flávio Pansieri, Belo Horizonte: Fórum, 2019, 129p.
Este livro analisa o marco regulatório da indústria nacional do petróleo e gás natural, tendo como ponto de relevo político de conteúdo local. Com uma investigação em nível histórico, econômico e jurídico, e tendo por base ampla análise normativa, revisão bibliográfica e dados oficiais, demonstra-se a importância estratégica deste setor, bem como o sucesso do conteúdo local, por ser um importante fator para o desenvolvimento econômico e social em razão da sua capacidade em atrair investimentos e criar nichos industriais especializados. Não obstante, o texto dialoga com o setor de exploração e produção da Noruega, modelo paradigmático no mundo todo.
A Obra é composta por quatro capítulos: I- Indústria do petróleo e gás: importância estratégica; II- Desenvolvimento e modelo regulatório; III- O modelo da Noruega; e IV- A expertise da Noruega para o Brasil. Excelente leitura!
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Eúde. I- Referência bíblica: Juízes, cap. 3. II- Significado do Nome: Derivado de línguas germânicas, significa “rico”, “poderoso”, “afortunado”.
III- Contexto histórico: Israel estava sendo afrontado por Eglom, o rei de Moabe, e clamou ao Senhor por libertação. Os moabitas eram adoradores de ídolos que faziam mal aos olhos do Senhor. Deus enviou Eúde e sua espada de um côvado de comprimento (45 cm) para assassinar o rei e libertar o povo de Deus de seu governo. Eúde foi muito estratégico, pois quando disse aos servos que tinha uma “mensagem secreta” para o rei (Juízes 3.19), eles deixaram Eúde sozinho com o rei. A “mensagem secreta” de Eúde foi a espada que ele trouxe – e a “entrega especial” foi uma facada na barriga do rei bem em cima do peso que o matou! Então Eúde trancou silenciosamente as portas do telhado para manter os guardas fora e fez uma fuga rápida. Quando retornou ao povo de Israel, ele liderou na conquista de seus inimigos, os moabitas.
IV- Lições de Vida: 1. Foco (determinação); 2. Estratégia (oportunidade); 3. Disposição (ação).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra J: Jazida de petróleo. Diz a CF, art. 177: “Constituem monopólio da União: I – a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos;”.
A definição técnica está na Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XI, é “reservatório ou depósito já identificado e possível de ser posto em produção;”. Essa mesma lei diz no art. 44: “O contrato [de extração] estabelecerá que o concessionário estará obrigado a: II – comunicar à ANP, imediatamente, a descoberta de qualquer jazida de petróleo, gás natural ou outros hidrocarbonetos ou de outros minerais;”.
Uma jazida de petróleo é um depósito de petróleo que se forma em rochas porosas, onde o petróleo fica retido. De forma simples, é composta por uma rocha reservatório, cujos espaços porosos entre os grãos são ocupados por petróleo. Uma jazida de petróleo assemelha-se, portanto, muito mais a uma espoja encharcada de óleo do que a uma caverna com líquido.
A jazida de petróleo encontrada em Oiapoque/AP, na Margem Equatorial do litoral Norte do país, é considerada uma das mais estratégicas para o Brasil. Fonte: IA.