Conselho do Amapá entrega Medalha “Frida Vingren” a deputadas em Brasília
1. Bancada Feminina Evangélica em Brasília é homenageada por Conselho de Pastores do Amapá. A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional brasileiro, presidida pelos deputados nacionais Gilberto Nascimento (SP) e Greyce Elias (MG) realiza semanalmente o Culto da referida Frente no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados em Brasília/DF.
Nesta última 4ª feira, 19.03.2025, às 8h da manhã, o Conclave foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher, data celebrada todo dia 8 de março de cada ano. Assim, a reunião ficou na responsabilidade das deputadas federais e foi dirigida pela vice-presidente da Frente, a deputada federal Greyce Elias.
Fizeram-se presentes dezenas de parlamentares federais, alguns prefeitos e vereadores de várias partes do Brasil, uma Comitiva de Missionários dos Estados Unidos, autoridades públicas, lideranças eclesiásticas, servidores legislativos, dentre outros.
A Cerimônia iniciou com oração feita pelo Missionário John, de nacionalidade norte-americana, radicano há quarenta anos em Minas Gerais. Em seguida, o Ministério de Louvor, coordenado pelo Levita Fernando Fé, conduziu os presentes em adoração a Deus. Ato continuo, a oportunidade foi repassada à preletora oficial do evento, Bispa Adriana, da Igreja Terra Santa, de Goiânia/GO, que ministrou sobre o tema: “Posicionados para sermos instrumentos de Deus para este tempo”. Em sua fala, ela destacou que precisamos ter posicionamento de retidão aonde Deus nos constituirmos como seus representantes. Logo após a mensagem, a missionária brasileira Camila, atualmente radicada em Israel, foi chamada a fazer um momento especial por Israel, por meio do louvor “Tão grande é o meu Deus”, entoado em hebraico. Neste momento, o plenário foi tomado pela manifestação da presença do Espírito Santo.
Em conclusão à liturgia, houve um momento de honra. A deputada federal Greyce Elias concedeu a palavra ao Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, que informou que o referido Conselho criou no último dia 08 de março, feriado do Dia Internacional da Mulher, a Medalha “Frida Vingren”, a qual será concedida anualmente a mulheres brasileiras e estrangeiras que se destacarem na propagação e defesa do evangelho e na promoção humanitária da Obra de Deus na face da Terra. Informou também que o referido Conselho aprovou, por unanimidade, a outorga da citada Medalha à Bancada Feminina Evangélica do Congresso Nacional, ali representada pela deputada federal Greyce Elias.
Para a entrega da Medalha, foi chamada a Pastora Maria Soares de Oliveira Rodrigues, naquele momento representando todas as pastoras do estado do Amapá, principalmente as pastoras Juracy Alencar, Léia Pelaes, Elizama Costa e Áurea Tito, lideres natas do maior Círculo de Oração Feminino constituído naquela Unidade Federativa. Ao receber a Comenda, a parlamentar Greyce Elias chamou para ladeá-la as deputadas presentes, dentre elas Carla Dickson (RN) e diversas outras lideranças femininas participantes no local.
Por fim, a deputada Greyce Elias fez os agradecimentos e a reunião foi concluída com uma sessão de fotos. Fonte: Ascom do Conselho Estadual de Pastores do Amapá – [email protected]
2. Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional. Resumo histórico. A Frente Parlamentar Evangélica foi fundada em 2003 para reunir parlamentares evangélicos, de todos os partidos políticos, no Congresso Nacional. A regularização da FPE na mesa diretora da Câmara dos Deputados só ocorreu em 09 de novembro de 2015, motivada pelo crescimento exponencial da bancada.
Como princípios norteadores da sua atividade legislativa, a FPE cita a luta por uma sociedade pautada pela justiça, que deve ser igual para todos, combatendo projetos de lei nocivos à sociedade brasileira, à desconstrução da família, à vida, à liberdade constitucional de cultos, educação, segurança pública e do Estado Democrático de Direito.
A Frente Evangélica se articula contra temas como igualdade de gênero, aborto, eutanásia e casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de também se opor à criminalização de castigos físicos impostos por pais aos filhos etc.
Diferença entre Bancada X Frente. Bancada evangélica é o termo utilizado pela imprensa e por cientistas políticos para agrupar os membros do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais que se autodenominam evangélicos e que defendem as mesmas pautas defendidas por lideranças evangélicas.
O termo coexiste com a Frente Parlamentar Evangélica e pode ou não ser usado para referenciá-la, a depender do contexto. A FPE é uma instituição com personalidade jurídica, estatuto próprio e regimento interno que pode, inclusive, contratar funcionários, eleger diretoria, manter contabilidade e cobrar contribuições. Por outro lado, bancada evangélica é apenas um jargão que agrupa os políticos evangélicos de partidos políticos distintos de uma determinada legislatura. Não obstante, a mídia com frequência utiliza o termo como sinônimo de FPE. Fonte: https://www.facebook.com/fparlamentarevangelica/
DESTAQUES DA SEMANA
1- Conselho de Pastores do Amapá homenageia deputadas da Câmara com Medalha “Frida Vingren”.
2- Pastora Maria Soares entrega Medalha “Frida Vingren” à líder das deputadas federais em Brasília.
3- Medalha “Frida Vingren” é concedida à representante das deputadas federais no Congresso Nacional.
GESTÃO
Frente Parlamentar Evangélica do Senado da República. É a 2ª Frente Parlamentar Evangélica criada dentro do Poder Legislativo Nacional brasileiro. Foi instalada no dia 15 de março de 2023, com a 1ª Mesa Diretora composta pelos seguintes senadores federais: Presidente: Senador Carlos Viana (Podemos/MG); Vice-presidente: Senadora Damares Alves (Republicanos/DF); Tesoureiro: Senador Zequinha Marinho (Podemos/PA); Secretário: Senador Alan Rick (União/AC); 1º Suplente: Senador Laércio Oliveira (PP/SE) e 2º Suplente: Senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO).
Esta nova Frente Parlamentar é composta por 14 (catorze) senadores que se autodeclaram evangélicos. Enquanto a FPE da Câmara realiza um Culto por semana, a FPE do Senado realiza um Culto por mês.
A Frente Parlamentar Evangélica tem finalidade constitucional, legal, estatutária e regimental propor medidas legislativas e alterações na legislação que visem à construção de um arcabouço legal específico para garantir a liberdade religiosa e de credo, bem como, defender os postulados da fé cristã.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 12. Livro “Confiança no Amapá: impressões sobre o território”. Autor: Janary Gentil Nunes, 3ª ed. Brasília: Senado Federal, 2021, 252p. Apresentação: José Sarney.
Nas palavras do próprio autor, neste livro, “Reunimos … algumas impressões de vultos que visitaram o território e que acreditaram na capacidade comprovada de sua gente. O reconhecimento, o entusiasmo e a fé que o Amapá desperta nos que investigam seus problemas, concitam as novas gerações a prosseguir na obra fascinante de incorporar à Pátria e de colocar a serviço dos amapaenses as imensas riquezas com que Deus dotou esta terra querida”.
A Obra possui 67 (sessenta e sete) artigos escritos por autoridades eclesiásticas, políticas, diplomáticas, militares, judiciárias, intelectuais etc., como por exemplo: Juscelino Kubischek, Assis Chateaubriand, General Odylio Denys, Dom Mário Vilas Boas, Ministro Negrão de Lima, Deputado Alcides Carneiro, Professora Aracy Montalverne, Carlos Lacerda, dentre outros. Excelente leitura!
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Araúna ou Ornã, o exemplo que nos constrange. I- Referência bíblica: 2 Samuel 24.18-20: “18. E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu. 19. Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o Senhor lhe tinha ordenado. 20. E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra.”, Ver tb I Cr 21.20-24. II- Significado do Nome: De origem hebraica, tanto Araúna como Ornã significa “Nobre”. III- Contexto histórico: Davi tinha acabado de vencer a guerra conta o povo de Araúna e precisou oferecer sacrifício ao Senhor. Araúna, um estrangeiro não pertencente ao povo de Deus, colocou-se à disposição, sem subterfúgio e com sinceridade, totalmente desarmado de ódio, constrangendo-nos com o seu firme caráter. IV- Lições de Vida: Aprendemos sobre: 1. A diferença de um falso irmão e um desconhecido de verdadeiro caráter; 2. Não subestimarmos as pessoas; 3. Empatia; 4. Prestatividade; 5. Reconhecimento justo; 6. O perigo do amor ao dinheiro; e 7. A batalha do ego.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra L. Licença ambiental. “Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental”. Fonte: Res. Conanda nº 237/1997, art. 1ª, II.
Licenciamento ambiental. “Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.”. Fonte: Res. Conanda nº 237/1997, art. 1ª, I.
Destarte, a licença será o resultado de um processo de licenciamento.