Associação de Magistrados Evangélicos empossa nova diretoria
1. Magistrados Evangélicos do Brasil. A nova diretoria da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos (Anamel) tomou posse em Brasília, sob o compromisso de atuar pela justiça e pela paz. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Nilsoni de Freitas assumiu a presidência da entidade para o segundo mandato e contará com um novo corpo diretivo para a condução dos trabalhos durante o próximo biênio, de 2025 a 2027.
Na solenidade, a presidente reforçou o papel da associação em busca da justiça e da paz com base nos valores compartilhados da fraternidade e da liberdade. A partir dos conceitos de escolha e legado, ela apresentou a relevância do trabalho realizado desde a fundação da associação, em 2001. “Ao longo desses mais de vinte anos, a associação tem trabalhado para construir uma história de luta por valores que, muitas vezes, parecem frágeis diante de um cenário social permeado por desigualdades e discórdias, mas que impulsionam a missão da magistratura pelos valores da justiça e da paz”, disse Nilsoni de Freitas.
A desembargadora também avaliou que as transformações comuns da modernidade têm moldado novos direitos e novas cidadanias. Para ela, é dever da magistratura atentar para o tratamento justo e apropriado às necessidades de cada indivíduo e, ainda, viabilizar o diálogo construtivo em meio a um contexto de polarização extrema. “Por essa razão, é fundamental nosso posicionamento acerca de questões relevantes como o direito à vida, o direito das mulheres, das crianças, dos idosos negligenciados, sendo proveitoso que busquemos ser uma referência de pacificação quanto à liberdade religiosa e de expressão”.
Sobre a Anamel. Criada em 2001 no Rio de Janeiro, a entidade reúne atualmente cerca de 200 magistrados e magistradas estaduais, federais, do Trabalho, e eleitorais em todos os graus de jurisdição e regiões do Brasil. A associação atua em diversas áreas, incluindo a representação de seus membros em ações que aperfeiçoem a prática da Justiça a partir de princípios e valores fundamentais de uma sociedade justa e fraterna e pela defesa dos direitos de todos. Fonte: https://reporterbrasilia.com.br/magistrados-empossados-na-diretoria-da-associacao-nacional-de-magistrados-evangelicos-para-atuacao-em-prol-da-justica-e-da-paz/, em 15.02.2025.
2. Quando o ato de ajudar se torna um fardo abusivo. Diz a Bíblia, em Provérbios 25.16 e 17: “16. Achaste mel, come o que te basta. 17. Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.”.
Sabe por que as pessoas que você mais ajuda ficam com raiva de você? No início elas ficam gratas, você é visto como alguém generoso, disponível e confiável. Parece algo positivo. Na segunda vez, isso já se torna esperado. A ajuda antes era valorizada; agora é vista como algo natural. As pessoas passam a contar com você. Na terceira vez, sua ajuda já vira uma obrigação. Ninguém mais pede. Apenas espera. E se você não fizer? Você passa a ser uma pessoa ruim. O que antes era admiração, agora é frustração. Inclusive, elas têm a audácia de perguntar: Como assim você não pode mais me ajudar? E quando você se recusa a ser a pessoa salvadora delas, elas viram as costas e passam a falar mal de você, lhe difamando, dizendo que você não é mais aquela pessoa de antes, que virou mesquinha, desalmada e espiritualizam a questão, dizendo que se tornou sem Deus no coração. Conclusão: Ajudar não é o problema. O problema é quando você ajuda tanto os outros, sem discernimento e sem critérios, esquecendo, muitas vezes, de cuidar mais de si mesmo.
Então, na referência de Provérbio 25. 16 e 17, a Bíblia exorta tais oportunistas a não abusarem da boa vontade daquelas pessoas que Deus coloca em nossas vidas para nos socorrer em tempos difíceis.
3. Morre o presidente estadual das Assembleias de Deus do Mato Grosso do Sul. Faleceu esta semana em Campo Grande, Capital do estado do Mato Grosso do Sul, vítima de câncer na próstata, o Pastor Antônio Dionízio da Silva, presidente geral da mais antiga e maior igreja evangélica daquela UF.
O Pastor Antônio Dionízio, tinha 75 anos de idade e estava na presidência da citada Entidade desde 1991, portanto há 33 anos. Ele deixa três filhos e netos. Entre os filhos, o ex-vereador e ex-deputado federal em Campo Grande, Elizeu Dionízio.
O referido pastor era um dos mais conhecidos do assembleanismo contemporâneo brasileiro, pois prestou grandes serviços à Assembleia de Deus no Brasil, servindo na Mesa Diretora da Convenção Geral (CGADB) e também cooperando como Presidente do Conselho Administrativo da Editora CPAD, além de Presidir a Assembleia de Deus de Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), bem como a Convenção destes respectivos estados. Registramos aqui nossas condolências à família, amigos e igreja sul-mato-grossense.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Nilsoni de Freitas, Desª. do TJDFT, assume a presidência dos magistrados evangélicos do Brasil.
2- A prática da solidariedade deve ser um ato de honestidade das partes envolvidas na situação.
3- Faleceu o Pastor Antonio Dionízio da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Mato Grosso do Sul.
GESTÃO
Conselho de Pastores de Mazagão. No próximo sábado, 05.04.2025, estará sendo fundado o Conselho de Pastores do Município de Mazagão. Diversas autoridades estão convidadas para este grande evento, como p. ex. o Conselho Estadual de Pastores, Poe meio do Pastor Besaliel Rodrigues.
A 1ª Diretoria (histórica) do referido Conselho é a seguinte: Presidente: Pastor Aluizio da Silva Costa, 1º Vice: Bispo Jonas da Silva Monteiro, 2º Vice: Pastor Nilson Pereira Gonçalves, 3º Vice: Bispo Silvio Ney Oliveira da Cruz, 1º Secretário: Pastor Marcondes de Lima Rodrigues, 2º Secretário: Pastor Maico Cena Morais, 1ª Tesoureira: Pastora Elizabete Tavares de Oliveira da Cruz, 2º Tesoureiro: Pastor Elizeu Mendes Barbosa, Presidente do Conselho Fiscal: Pastor Manoel Monteiro de Olanda, Membros titulares do Conselho Fiscal: Pastor Charles Ferreira Rodrigues, Pastor Alexandre Pereira Junior e membros suplentes: Pastor Raul Ferreira da Silva e Alonilson Nunes Ferreira.
Parabéns ao Pastor Aluizio da Silva Costa, o líder condutor de todo esse momento histórico.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 13. Livro “História de Oiapoque: Com o arquivo e as memórias de Rocque Pennafort”. Autora: Sonia Zaghetto. Brasília: Senado Federal, 2019, 456p.
Oiapoque é uma das poucas palavras que possui as cinco vogais. A expressão deriva de dois termos do dialeto indígena Waiãpi [Waiãpi + Oca (casa) = Oiapoque].
Quem visita o Oiapoque neste século XXI dificilmente imagina que o município pobre, localizado no extremo norte do Estado do Amapá, foi cenário de episódios históricos protagonizados por exploradores europeus, índios, prisioneiros políticos, escravos fugitivos, militares, aventureiros e cientistas.
O lugar de natureza exuberante e riquezas múltiplas foi objeto de disputa entre a França e o Brasil por mais de 300 anos. Incorporado ao mapa do Brasil no primeiro ano do século XX, constitui a maior fronteira: 730 Km. Oiapoque também deu ao país os primeiros indígenas eleitos para cargos políticos. Da chegada de Vicente Pinzón à inauguração da ponte binacional, por cinco séculos as águas do rio Oiapoque testemunha a história.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Êutico, o cristão desatencioso. Atos 20.9: “E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar abaixo, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.”.
Significado do Nome: Êutico. vem do grego “Eútychos”, que siginifica próspero ou feliz.
Contexto histórico: Êutico foi um jovem de Trôade, hoje na Turquia, atendido por Paulo. Êutico adormeceu durante uma pregação longa de Paulo e caiu do terceiro andar de uma janela e morreu. Êutico simboliza aqueles cristãos que continuam “na janela da vida” entretidos com coisas mundanas, acreditando não ter problema. “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” – 1ª Co 11.30.
Lições de Vida: 1. Janela é símbolo de distração. Fuja das distrações deste mundo; 2. Sono significa perda de foco, o que pode levar à queda e à morte espiritual; 3. Saia de lugares que ameaçam sua comunhão com Deus; 4. Ter comunhão com Deus é o segredo do sucesso; 5. Deus sempre está pronto para nos dar uma segunda chance.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra M. Matriz energética. Atualmente a matriz energética mundial está baseada, principalmente, no petróleo, que conta com pouco mais de cem anos de exploração. Entretanto, já há debates e pesquisas avançadas buscando novas fontes de energia com vistas a substituir a fonte petrolífera.
Nessa corrida, a comunidade internacional busca adotar uma matriz energética limpa para o planeta, a exemplo da energia solar, da hidráulica e da eólica, tendo em vista o aumento do consumo dos derivados de petróleo como combustível de automóveis está relacionado à crescente emissão de poluentes, os quais causam dois sérios problemas ambientais: i) contribui para o efeito estufa, ao emitir dióxido de carbono (CO2); e ii) contribui para problemas de saúde pública, na medida em que, poluindo o ar atmosférico com gases tóxicos, causa problemas respiratórios e cancerígenos.
Por fim, a Lei 11.097/2005. Dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e altera as Leis nºs 9.478/1997, 9.847/1999 e 10.636/2002. Fonte: Livro “Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I”, p. 31-32.