Dia dos pais e dos advogados e o Caso do senador Davi
1. Quem inventou o Dia dos Pais? Ao pesquisar o tema na internet temos que, segundo historiadores, foram encontrados indícios de que a prática de homenagear os pais já existia há mais de quatro mil anos. Foram descobertas diversas mensagens em placas de argilas, escritas por um garoto babilônio, que desejava boa saúde, sorte e vida longa ao seu pai.
Já em terras brasileiras, a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Criada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor de um jornal e de uma rádio no Rio de Janeiro, o objetivo do “Dia do Papai” era tanto para reconhecimento da figura paterna, quanto para atrair anunciantes e alavancar as vendas varejistas no país.
Como a população era predominantemente constituída por católicos, a ideia da data foi escolhida justamente para coincidir com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família, por ser pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo.
Anos depois, por motivos comerciais, foi decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de agosto. A mudança aconteceu, pois o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio. Mas, há também quem diga que o motivo principal era para que a data fosse celebrada sempre aos domingos, dia em que a maioria dos pais está de folga, permitindo que a família se reunisse e festejasse por mais tempo esse momento especial. E assim permanece até hoje.
Nota Pública de Parabéns aos pais: O Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, parabeniza a todos os pais, pela celebração desta data, oferecendo a todos a citação bíblica de João 3.16, que diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. E Besaliel acrescentou: “Que Deus, o nosso Pai Maior, em sua infinita bondade, possa abençoar cada vez mais, a nós, pais, na oração, na criação e na condução de nossos filhos enquanto vivermos. Parabéns para nós”, finalizou.
2. Dia dos advogados. O Dia do Advogado é celebrado todo ano, em 11 de agosto, data em que se comemora a criação dos dois primeiros cursos de direito no Brasil, em 1827. As faculdades foram estabelecidas em Olinda (PE) e São Paulo (SP) por Dom Pedro I, marcando o início do ensino jurídico no país. A data é uma homenagem à importância da advocacia na defesa dos direitos e na manutenção da ordem social, sendo considerada uma profissão essencial para a administração da justiça.
Nota Pública de Parabéns aos pais: O advogado, professor do Curso de Direito da Unifap e Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, parabeniza a todos os advogados, pela celebração desta data, oferecendo a todos a citação bíblica de 1 Jo 2.1, que diz: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. Disse Besaliel: “Esta passagem bíblica mostra explicitamente que lá no Céu, atualmente, Jesus Cristo está desempenhando o papel de advogado de nossas vidas perante Deus. Com isso, também podemos dizer que a advocacia aqui na Terra desempenha um papel sagrado: o de defender as pessoas em suas lutas, desditas e tribulações. Felicitações a todos nós que exercermos este belo sacerdócio.”.
3. Senador Davi está com a oportunidade perfeita para salvar o Brasil. Estamos vivendo uma das fases mais difíceis da história do Brasil. Neste momento, o presidente do principal poder da República é um senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre, que está cumprindo seu segundo mandato como senador e como presidente daquele poder constitucional. Mas, não sabemos o que está acontecendo nos bastidores e nem quem são ou os que estão falando, orientando ou dizendo os principais assessores e aliados a Davi. Entretanto, daqui de fora, de longe, estamos observando que este é o melhor momento de um dos ministros do STF ser “impeachmado”. Caso o senador Davi tivesse bons conselheiros, ele poderia aproveitar o clima e resolver todos os problemas que estamos vivendo com um lance só. Qual? Pautar apenas o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Para tal, o senador Davi teria que ter maturidade, discernimento e “visão de lince”. Por quê? Porque o principal problema atual do Brasil é esse ministro. Então, instaurado o impeachment: a) O ministro obrigatoriamente deverá se afastar do cargo por seis meses e sairia de cena; b) Com isso, neste momento, um temor generalizado se instalaria nos demais pares, que pensariam mil vezes antes de se utilizarem do STF para retaliar parlamentares; c) As tensões com os EUA seriam desfeitas; e d) O país voltaria à normalidade. E por que o senador Davi não utiliza esta carta que tem “na manga”? Será que ele vai ser alcançado pela Lei Magnitsky? O que você acha? Por que será? Deixe sua opinião aqui nos comentários.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Saudoso Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, com o filho Pastor Besaliel Rodrigues.
2- A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) celebra em todo o país o Dia do Advogado.
3- Davi do Amapá, presidente do Congresso Nacional, o mais poderoso poder popular da República.
GESTÃO
Dois amigos eternos. Nesta semana faleceu em Belém do Pará o conhecidíssimo Pastor Firmino da Anunciação Gouveia. Em reflexão ao fato, a Pastora Juracy Alencar nos envio o seguinte Zap: “Oton Miranda de Alencar & Firmino da Anunciação Gouveia. Vieram ao mundo para servir ao mestre Jesus. O maior prazer de suas vidas era estudar, ler, escrever e falar sobre a palavra de Deus (Tm 4.15-16). Quando Oton e eu éramos estudantes em Belém do Pará (UFPA), fomos membros da Assembleia de Deus em Belém, pastoreada pelo Pastor Firmino. Quando se encontravam, presenciava as conversas dos dois; o assunto principal: A Palavra de Deus. Felizes foram os que tiveram horas, dias e anos convivendo com esses propagadores da Palavra. Voltaram ao lar: +Oton 19/07/2023 e +Firmino 05/08/2025. A nós, cabe seguir seus ensinamentos e aguardar o reencontro na Glória.”.
A Pastora Juracy e esposo Oton Alencar, presidiram por décadas a Assembleia de Deus no Estado do Amapá e o Pastor Firmino Gouveia, também por décadas, presidiu a Assembleia de Deus em Belém do Pará. Ambos os líderes foram contemporâneos e muito amigos. Amém.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 32. Livro “Direito Internacional do Petróleo: o compartilhamento de petróleo e gás natural entre Estados”. Autor: Diogo Pignataro de Oliveira, Rio de Janeiro: Synergia, 2013, 426p.
Esta Obra tem por objeto estudar o compartilhamento de recursos naturais entre Estados soberanos é um assunto que relaciona diversos aspectos do Direito Internacional Público, bem como do Direito Constitucional dos Estados, quando mais especificamente se volta à execução e aplicação de acordos internacionais que regulamentam o aproveitamento de bens comuns soberanamente. Neste contexto, por serem recursos naturais detentores de características insitas que lhes possibilitam a migração constante e o depósito em posições transfronteiriças, terrestres ou marítimas, o petróleo e o gás natural surgem como bens que, quando compartilhados, necessitam de um aparato jurídico complexo que regulamente sua exploração e produção, de maneira a não afetar os direitos soberanos dos envolvidos. Acordos internacionais precisam ser estabelecidos com o objetivo de viabilizar a produção conjunta de tais produtos.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Febe, auxiliadora por excelência. Romanos 16.1 e 2: “¹Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia, ² para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.”. Febe vem do grego e significa “brilhante”.
Contexto histórico: Citada na Epístola aos Romanos 16. 1 e 2, foi uma personagem feminina cristã da cidade de Cencreia, antiga cidade grega portuária. Febe é descrita como serva (ou diaconisa) da igreja local e uma grande auxiliadora de Paulo. Paulo a recomenda aos cristãos romanos, mencionando seu papel como portadora da carta para eles e como alguém que os romanos deveriam receber e ajudar.
Lições de Vida: 1. Foi a 1ª Diaconisa da Bíblia (Rm 16.1); 2. Uma mulher de fé prática (Tg 1.22); 3. Possuía caráter nobre (2 Co 8.21); 4. Disponibilidade em servir (1 Tm 3.13); 5. Acolhedora (Gl 6.2); 6. Protetora (Cl 3.23 e 24); 7. Cristã exemplar (Tt 2. 7 e 8).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra F. Frente Parlamentar do Petróleo do Amapá. A Frente Parlamentar em Defesa da Exploração Sustentável do Petróleo da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá foi criada em 2023 e é presidida pelo deputado estadual Delegado Inácio Monteiro.
A Frente Parlamentar, com prazo de validade de dois anos ou até que se atinja o seu objetivo, terá como principal finalidade, acompanhar, fiscalizar e garantir o processo de licenciamento necessário à exploração do petróleo, a fim de acelerar o processo de implantação da indústria na região. “Em síntese, a Frente Parlamentar visa promover o desenvolvimento econômico da região por meio da exploração sustentável do petróleo na Margem Equatorial com a participação de diversos atores e ações para garantir que a indústria seja implantada de forma ágil, transparente e responsável, gerando mais empregos e renda para a população local”, destacou deputado Del. Inácio.
O Plano Estratégico da Petrobras para a região se estenderá até 2026. Fonte: Site da ALAP.