O Centenário de Ana Soares de Oliveira
1. Homenagem à memória de Ana Soares de Oliveira. Matriarca da Família Soares de Oliveira, Ana é mãe da Pastora Maria Soares de Oliveira e avó materna do Pastor Besaliel de Oliveira Rodrigues, atual presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá.
A irmã Ana Soares, como era conhecida, se viva, estaria completando 100 (cem) anos de idade, pois nasceu no dia 1º.09.1925, na localidade de Serra do Lombo, município de Angico/RN. Ela era neta de Francisca Tereza de Jesus e filha do Casal Francisco Paulo Soares e Tereza Avelino de Jesus. Faleceu aos 88 anos de idade, na cidade de Santa Rita/PB, em 28.01.2014.
Casou-se no início da década de 1940, com Pedro Inácio de Oliveira, servidor público administrativo da Aeronáutica brasileira, com quem teve doze filhos: 1- Kerginaldo (In memória); 2- José Olantair; 3- José Valmir (In memória); 4- Maria Josélia; 5- Nerideus; 6- Maria Soares; 7- Gildete; 8- Pedro Inácio Filho; 9- Bernadete; 10- Getúlio; 11- Joanavete; 12- Jasiel, todos com o sobrenome Soares de Oliveira. Algumas de suas netas e bisnetas têm o nome de Ana em sua homenagem.
Devido às constantes mudanças de local de trabalho do marido, Ana Soares, sempre cuidando do lar, do esposo e filhos, teve vida itinerante, o que a fez morar em cinco estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba e, já viúva, no Amapá, retornando depois à Paraíba, onde faleceu.
Converteu-se ao evangelho na cidade de Afonso Bezerra/RN. Na época, neste município, não existia ainda Igrejas evangélicas. Então, um grupo de evangelizadores vinha visitar e realizar Cultos neste local uma vez por mês. Assim, Ana Soares foi uma das primeiras pessoas a aceitar Jesus naquele lugar. Os evangelizadores pertenciam à Igreja “Missão Evangélica Pentecostal”. Quando a família se mudou para a Cidade de Lages/RN, essa referida Igreja já existia naquela cidade e ali congregaram até serem transferidos para a cidade de Santa Rita/PB, onde não tinha a citada Igreja. Foi, então, que Ana Soares e família, visitando a Assembleia de Deus, Ministério da Missão, presidida pelo Pastor Ludovico, observaram que a doutrina de ambas as denominações eram parecidas. Então, pediu Carta de Mudança e se transferiu para a Assembleia de Deus, na qual serviu ao Senhor até passar para a eternidade.
Ana Soares foi uma mulher incisiva, mãe disciplinada e dedicada serva de Deus. Deixou um impressionante exemplo de vida de oração, de devoção e de fé para toda sua descendência.
Então, nesta data centenária de seu nascimento, esta breve nota de sua vida é publicada em honra à sua trajetória na face da Terra. Amém.
2. Congresso Anual de Missões. Encerra hoje, domingo, dia 31 de agosto de 2025, a partir das 19 horas, o grande Congresso Anual de Missões da Assembleia de Deus – Ministério Internacional, no Templo da Congregação “Shallom”, localizado na Rua Antônio Vidal Madureira, nº 2297, Bairro Novo Horizonte, Zona Norte de Macapá/AP. O evento tem a coordenação geral das pastoras Bernadete Soares, Maria Soares e Rosalba Souza. A citada igreja é presidida pelo Casal Pastor Lourenço Filho e Pastora Selma Queiroz. Você é o/a Convidado/a Especial. Participe!
3. Palavras que fortalecem. Mensagem recebida diretamente de Brasília/DF, do Pastor Washington Jaime: “Venho, respeitosamente, parabenizar o Pastor Dr. Besaliel de Oliveira Rodrigues por ser escolhido como 1° Presidente da Academia de Advogados Escritores da OAB/AP. É uma honra e um reconhecimento à sua dedicação e expertise como advogado e escritor. Sua liderança será fundamental para o sucesso desta iniciativa inovadora, que certamente contribuirá para o desenvolvimento da literatura jurídica no país. Desejamos todo o sucesso ao Dr. Besaliel e à equipe da ACADE-OAB/AP nessa nova jornada. Que a soberania do Senhor guie suas decisões e ações, como diz Provérbios 3.5-6: ‘Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas’. Desejo, juntamente com meus familiares, todo o sucesso ao Pastor Dr. Besaliel e à equipe Acadêmica da ACADE-OAB/AP nessa nova jornada. Aproveito para renovar votos de consideração e estima.” Rev. Washington Jaime de Lima – IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil no Distrito Federal.
4. Solenidade de posse. O Reverendo Pastor Calebe Ferreira foi reeleito por mais quatro anos como presidente estadual da Igreja e Convenção da Assembleia de Deus, Ministério Nova Geração de Missões, cujo Templo Sede Estadual está localizado no Canal das Pedrinhas, nº 744, próximo à Ponte das Pedrinhas, na Zona Sul de Macapá/AP. A posse aconteceu na noite de 3ª feira passada, dia 26.08.2025. O protocolo público de investidura no referido cargo foi conduzido pelo presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, Pastor Besaliel Rodrigues, que também foi o preletor oficial do evento.
DESTAQUES DA SEMANA
1- O Centenário de nascimento de Ana Soares de Oliveira é celebrado pela Família do Pastor Besaliel.
2- Conselho Estadual de Pastores do Amapá conduz protocolo de posse do Pastor Calebe Ferreira.
3- Encerra hoje, 31.08, às 19h, mais um Congresso de Missões da AD – Ministério Internacional.
GESTÃO
Curso de Teologia Paulina. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá estará realizando o Curso de Teologia das Cartas Paulinas, com duas turmas em Macapá. Uma na Zona Norte, no Templo da Congregação “Shallom”, da Assembleia de Deus – Ministério Internacional, presidida pelo Casal Pastor Lourenço Filho e Pastora Selma Queiroz, igreja localizada na Rua Antônio Vidal Madureira, nº 2297, Bairro Novo Horizonte.
Na Zona Sul, o Curso será realizado no Templo da Congregação “Shammah”, ministério presidido pelo Casal Pastor Max David e Pastora Aldine Rodrigues, localizado na Rod. JK, Km 7, Ramal do Mururema, nº 586, entrando em frente ao Residencial Manari.
As aulas acontecerão às quartas-feiras, às 19h, e iniciarão no próximo mês de setembro. A série de estudos terá duração de vários meses e os ensinamentos abordarão todas as 13 (treze) epístolas escritas por Paulo. A inscrição dará direito a ganhar o livro (Manual) com todo o conteúdo didático. Ao final, todos receberão certificados e haverá a Formatura geral dos participantes. Maiores informações pelo Zap (96) 99123-5663.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 35. Livro “Dicionário brasileiro do direito da energia, do petróleo e do gás natural”. Autora: Maria D’Assunção Costa, São Paulo: Atlas, 2014, 598p.
Ao colocar lado a lado todas as inúmeras expressões, títulos e palavras que pululam nos textos legais que dispõem sobre assuntos de energia, a autora fez duas coisas extremamente importantes: 1. Ajudar as pessoas que usam estes textos para entender seu significado; e 2. Permitir que se veja o quanto de duplicação ou até linguagem obscura existe na regulamentação do setor elétrico.
De acordo com o grande e eminente jurista Carlos Maximiliano, “Não se presumem, na lei, palavras inúteis.” A todas elas, literalmente “Devem-se compreender as palavras como tendo alguma eficácia”. Mas, frequentemente, este princípio lapidar do Direito nem sempre é obedecido, criando confusões e dando origem a demandas de toda ordem. A causa destes problemas reside no fato de que muitas vezes quem faz as leis, os regulamentos, portarias no Brasil está muito longe de quem as aplica.
REFLEXÃO
Tema: Personagens pouco falados. Himeneu, opositor inconsequente. 1 Tm 1.19-20: “¹⁹ conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé. ²⁰ E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”. Himeneu vem do grego e significa “casado”.
Contexto histórico: Tornou-se cristão por meio das pregações de Paulo, mas, assim como Mefibosete que obteve a misericórdia de Davi e depois se opôs ao mesmo, Himeneu se tornou oponente do apóstolo Paulo, junto com Alexandre e Fileto, e é acusado de ensinar falsas doutrinas que desviavam alguns cristãos da fé. Ainda hoje persiste no meio cristão o “espírito de Himeneu”, que opera em pessoas que não se tornam cristãs por inteiro, que atuam no meio da igreja falando blasfêmias, heresias, bobagens, besteiras contra os próprios irmãos na fé.
Lições de vida: 1. Himeneu espalhava ensinos cancerosos entre os cristãos (2 Tm 2.17); 2. Ele atrapalhava a fé de seus irmãos em Cristo (2 Tm 2.18); 3. Também tinha a consciência suja (1 Tm 1.19); 4. Era blasfemador e foi entregue a satanás (1 Tm 1.20).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra H. HISEP. Esta sigla significa “High Pressure Separation” (Separador de Alta Pressão) e é a denominação de uma tecnologia desenvolvida pela Petrobras para a separação submarina do gás carbônico (CO₂) dos hidrocarbonetos extraídos no fundo do mar, reinjetando o CO₂ no próprio reservatório e reduzindo emissões para a atmosfera. Deverá ser utilizada na produção de petróleo do Oiapoque/AP.
Tem três principais objetivos: 1- Aumento da eficiência da produção, otimizando a extração de petróleo e gás, permitindo maior produtividade; 2- Redução de emissões, evitando a liberação de CO₂ na atmosfera, sendo uma tecnologia com foco na descarbonização e na sustentabilidade; e 3- Reintegração do CO₂, pois o gás rico em CO₂ é reinjetado diretamente no reservatório, o que minimiza o impacto ambiental.
Esta tecnologia HISEP é considerada uma inovação brasileira com potencial disruptivo para o setor global de óleo e gás. Um projeto piloto está sendo implementado no pré-sal do Campo de Mero, na bacia de Santos, e testes estão previstos para chegar ao pré-sal em 2028. Fonte: IA e Agência Petrobras de Notícias.