Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Besaliel Rodrigues > Coluna Tribuna Cristã nº 879 – 04.01.2026
Besaliel Rodrigues

Coluna Tribuna Cristã nº 879 – 04.01.2026

Besaliel Rodrigues
Ultima atualização: 3 de janeiro de 2026 às 23:59
Por Besaliel Rodrigues 19 horas atrás
Compartilhar
Besaliel Rodrigues. | Foto: Arquivo Pessoal
Compartilhar


Planejando 2026 e mapeando as novas oportunidades
1. Projetando 2026. Estamos iniciando um novo ano, um novo ciclo de vida. Que tal considerarmos fazer um breve planejamento anual, mesmo que resumido, sinótico, com o intuito de mapear nossa trajetória e visualizar mentalmente as possíveis oportunidades que nos esperam no decorrer dos próximos meses?
Por óbvio que nenhum planejamento é perfeito, mas sua elaboração diminui, em muito, prejuízos, perdas e desvio de foco. Destacamos que só o fato de fazermos a minuta de um plano já teremos a metade do caminho percorrido para o sucesso em direção àquilo que desejamos.
Ainda mais como cristãos, podemos robustecer nossos pensamentos e ideias com a leitura de algumas passagens bíblicas, como: a) Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lucas 14.28; b) O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16.9; c) Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão. Provérbios 15.22; d) Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá. Provérbios 19.21; e) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55.8; f) Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. Salmo 90.12; g) Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3.7; h) Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4.1; i) Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça. 2 Coríntios 9.10.
2. Copa do Mundo. Este 2026 é ano de Copa do Mundo da FIFA ou Campeonato Mundial de Futebol da FIFA, popularmente conhecida. É uma competição internacional de futebol entre seleções masculinas organizada pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA), fundada em 1930.
Já foram realizadas 22 Copas do Mundo, das quais o Brasil é o maior ganhador, com 5 títulos.
A Copa de 2026 será a primeira da história a ser realizada em três países: EUA, Canadá e México, ou seja, na América do Norte. Iniciará numa quinta-feira, 11 de junho, e se encerrará num domingo, 19 de julho.
Outro ponto chama a atenção: nesta edição da Copa haverá um recorde de países participantes: 48 ao todo, vindos de todos os continentes.
3. Eleições Gerais 2026. O eleitorado brasileiro fará seis escolhas nas Eleições de 2026, definindo representantes para deputado federal, deputado estadual ou distrital (no caso do DF), dois senadores, governador e presidente da República, em votações que combinam os sistemas proporcional e majoritário.
O primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 será realizado em 4 de outubro, um domingo. Se houver necessidade de definir as disputas para presidente da República e governadores, o segundo turno ocorrerá em 26 de outubro, também um domingo, conforme o calendário oficial do TSE.
A direita brasileira entra enfraquecida neste ano eleitoral. Para os críticos mais ácidos, a culpa é do ex-presidente Bolsonaro que blefou muito em seu mandato. O mesmo apostou que somente sua altíssima popularidade iria reelegê-lo ao cargo máximo da Nação. Mas, ignorou o sistema, o mecanismo e não fez o “dever de casa”, que era anular de vez os partidos inimigos da Nação e implodir o STF, criando em seu lugar uma Corte Constitucional. Ele teve tudo para fazer isso, mas apostou todas as suas fichas na sua popularidade.
Não deu outra: a esquerda e o sistema perceberam a falha e foram extremamente competentes, se elegeram e deram “xeque-mate” na direita, que agora levará um bom tempo – algumas décadas para se reinventar. A expectativa, no entanto, é quando voltar, virá calibrada para não errar mais.
4. Oportunidades. De acordo com especialistas, o estado do Amapá, por causa do início da implantação da indústria do petróleo na região do município de Oiapoque, será a Unidade da Federação brasileira com maior oferta de oportunidades em 2026.
Tais oportunidades incluem grande potencial de crescimento econômico (PIB em mais de 60%), início da geração massiva de empregos (até 50 mil), atração de investimentos em infraestrutura logística (bases, portos), e desenvolvimento de setores como hotelaria e serviços, transformando o estado em um novo polo energético nacional, com o governo focando em desenvolvimento sustentável e diversificação econômica. Vamos aproveitar a chegada desse novo ciclo econômico aqui!

DESTAQUES DA SEMANA
1 – Um planejamento feito cuidadosamente é capaz de vencer quase todas as dificuldades.
2 – A Copa do Mundo de 2026 será a mais inclusiva e democrática de toda a história do esporte.
3 – Eleições Gerais 2026: tudo caminha para o Brasil continuar indo para o fundo do poço.

GESTÃO
Utilidade Pública. O ano de 2026 começa, no Amapá, com diversos concursos: MP-AP, CTMAC e GCM.
Concurso do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) – A prova está marcada para o dia 18 de janeiro, terceiro domingo do mês. Trata-se de um concurso estadual, com vagas para a área administrativa. O salário é muito bom e há previsão de outros benefícios.
Concurso da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC) – A prova está marcada para o dia 1º de fevereiro, um domingo. Trata-se de um concurso municipal, com vagas para a área administrativa, voltada para o campo do trânsito urbano. O edital prevê salário e benefícios agregados.
Concurso da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) – A prova está marcada para o dia 1º de fevereiro, domingo. Trata-se de um concurso municipal com vagas para a área fim, carreira da segurança pública, com bom salário e benefícios.
No Amapá, quase não há concursos locais. Mas o Ministério Público e a Prefeitura da capital estão possibilitando essas oportunidades imperdíveis. Aproveite!

ESPECIAL
Jurisprudência do Petróleo. No decorrer deste ano de 2026, a coluna divulgará algumas jurisprudências do STF, STJ, TST e de alguns tribunais setoriais sobre como o Direito do Petróleo é aplicado na prática.
Inicialmente, informamos que a palavra “jurisprudência” é um termo jurídico técnico que significa “decisões repetidas dos tribunais”. Por tanto, somente juízos colegiados, plurais, de 2º grau, produzem jurisprudência. Os juízos monocráticos, singulares, individuais, de 1º grau, não produzem jurisprudência, mesmo que profiram decisões repetidas. Estes produzem apenas “julgados”.
STF, STJ e TST produzem jurisprudência petrolífera pois são tribunais de cúpula, nacionais, instâncias revisionais.
Quanto aos tribunais setoriais, regionais, estaduais, são poucos os que operam com o Direito do Petróleo, pois dependem de possuir, em suas jurisdições, a indústria do petróleo que atraia essa atuação.
Vale registrar ainda que o petróleo é um dos principais produtos da economia mundial. Assim, há tribunais internacionais que produzem jurisprudência a respeito da matéria.

REFLEXÃO
Exemplos de orações notáveis na Bíblia. A partir desta edição destacaremos e faremos comentários sobre orações espetaculares registradas na Bíblia. A lista inclui: 1. A oração do Pai Nosso (Mateus 6:9-13), modelo ensinado por Jesus; 2. A oração de Ana, pedindo um filho (1 Samuel 1); 3. A oração de Salomão, pedindo sabedoria (1 Reis 3); 4. A poderosa intercessão de Jesus (João 17); 5. As súplicas de Daniel (Daniel 9).
Nosso principal intuito é mostrar ao leitor diversos tipos de oração como adoração, súplica, confissão e intercessão, pois a oração é o principal canal de comunicação entre o ser humano e Deus, o Criador de todas as coisas (Salmo 24.1).
Neste novo ano que se inicia precisamos orar mais, buscar mais a direção vinda de Deus, pois vivemos tempos com uma multiplicidade de pessoas se apresentando como gurus, coaches, guias, especialista nisso ou naquilo etc., as quais “vendem” a ideia de que podem saber e prever o futuro quando, na verdade, esse poder pertence somente a Deus, que nos faculta por meio da oração (Jeremias 33.3).

FICA A DICA
Legislação do Petróleo. A partir de hoje, vamos compartilhar com os leitores uma lista de normas (tratados internacionais, dispositivos constitucionais, leis, decretos, resoluções, instruções, portarias etc.) que versam sobre o petróleo.
Este tipo de legislação possui quatro níveis: internacional, nacional, estadual e municipal.
No campo internacional, os tratados cuidam da propriedade do petróleo transnacional, do tráfego transoceânico, das cortes de arbitragem internacional, dos contratos multinacionais etc.
No âmbito nacional, a Constituição Federal versa sobre a soberania nacional quanto aos produtos petrolíferos, regulamentando a repartição dos royalties, das participações governamentais e das receitas tributárias, buscando firmar a proteção ao meio ambiente e aos interesses das futuras gerações etc.
A esfera estadual é a mais limitada, pois quase todos os seus interesses petrolíferos estão atrelados à legislação constitucional superior, mas pode calibrar interesses fiscais, cláusulas de cunho regional etc.
No contexto da legislação municipal há espaço para incentivos fiscais e benefícios locais etc.

Você pode gostar também

Além das Festas: O Verdadeiro Sentido do Natal e do Ano Novo

Coluna Tribuna Cristã nº 877 – 21.12.2025

Coluna Tribuna Cristã nº 876 – 14.12.2025

Coluna Tribuna Cristã nº 875 – 07.12.2025

Coluna Tribuna Cristã nº 874 – 30.11.2025

Besaliel Rodrigues 3 de janeiro de 2026 3 de janeiro de 2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior O que acontecerá no STF caso a direita vença em 2026
Próximo artigo TRAPEZISTAS SEM REDE

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Morre desembargador do TJDFT Maurício Miranda; jurista atuou nos casos do ‘Crime da 113 Sul’ e do assassinato do indígena Galdino
Brasil
Claudio Humberto
Claudio Humberto
Meu velho Ano Novo
José Sarney
TRAPEZISTAS SEM REDE
Alexandre Garcia
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2025. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?