Proporcionar uma gaiola limpa e espaçosa, posicioná-la em um local tranquilo e investir no enriquecimento ambiental são algumas ações que contribuem para o bem-estar dos pássaros. No entanto, todos esses cuidados são insuficientes se não houver uma preocupação com o que as aves comem.
Na natureza, a alimentação dos pássaros, em especial psitacídeos (calopsitas e periquitos) e passeriformes (canários, mandarins, manons e diamante gould), é extremamente diversificada, incluindo frutas e sementes. Portanto, devido à alta adaptabilidade desses animais, o que as aves comem engloba uma vasta gama de alimentos.
Já no ambiente doméstico, onde o gasto energético é menor, as necessidades nutricionais mudam. Para garantir que os pássaros fiquem saudáveis em qualquer contexto, é preciso oferecer uma alimentação balanceada. Confira o que aves comem e dicas sobre a dieta desses animais.
Ração ou mix de sementes: qual é a melhor opção para as aves?
Muitos responsáveis por uma ave doméstica ainda têm dúvidas sobre a alimentação ideal para os animais. Alguns chegam a elaborar misturas personalizadas de sementes para atender aos diferentes tipos de pássaros.
No entanto, segundo a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, os alimentos extrusados (as rações prontas) específicas para cada espécie são a melhor opção para garantir uma dieta equilibrada.
Essas rações são formuladas com combinações específicas de nutrientes, fornecendo quantidades adequadas de lipídios, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, conforme as necessidades de cada espécie. Assim, ao escolher, é essencial verificar a indicação na embalagem para assegurar que o produto atende às necessidades da sua ave.
Para a Dra. Mariana, um dos principais atrativos da comida de passarinho é o fato de proporcionar a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula. Isso porque, segundo a profissional, as aves têm o hábito de selecionar os alimentos. “E geralmente preferem aqueles mais gordurosos e pobres em nutrientes, como a semente de girassol”, diz.
Frutas, verduras e legumes na alimentação das aves
Os pássaros devem consumir a comida de ave, ou ração extrusada, pois ela assegura uma nutrição completa e equilibrada. Contudo, é natural que eles apreciem variedade na dieta ocasionalmente.
o que as aves comem pássaros
Frutas, verduras e legumes podem ser oferecidos como petiscos em quantidades moderadas, seguindo as recomendações do médico-veterinário. Esses alimentos são especialmente úteis para ensinar truques a psitacídeos.
O que as aves podem comer? Alguns alimentos permitidos são frutas, como maçã sem sementes, mamão, manga, banana e pera; legumes, como vagem, ervilha, milho, pepino e cenoura; e verduras, como brócolis sem talo, rúcula, agrião e outras folhas verde-escuras.
Sabendo o que comem os pássaros, é fundamental ter cautela ao introduzir novos alimentos na dieta. Alguns itens, como abacate e cebola, contêm substâncias tóxicas prejudiciais à saúde da ave. Além disso, verduras de coloração verde-clara, como alface, podem provocar diarreia e outros problemas gastrointestinais. Por isso, nunca ofereça nenhum ingrediente sem a aprovação do veterinário.
Quando suplementos e vitaminas são necessários?
Além de comprar rações prontas, em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar suplementos alimentares que fortalecem a nutrição das aves. As opções incluem polivitamínicos, suplementos de ferro e farinhadas.
Muitos responsáveis acreditam que a suplementação é indispensável em períodos específicos, como a muda de penas ou a reprodução. No entanto, a Dra. Mariana esclarece que isso não é correto. “Se a ave já possui uma alimentação completa e equilibrada, isso não é necessário”, afirma.
Entretanto, independentemente da dieta das aves, o reforço nutricional pode ser recomendado em alguns casos. Entretanto, eles devem ser sempre recomendados por um veterinário especialista em pets não convencionais. Esse profissional é o único capaz de identificar deficiências e sugerir a melhor alimentação ou tratamento.
A importância de check-ups regulares para as aves
Geralmente, os períodos de troca de penas e de reprodução das aves ocorrem na mesma época do ano. Por isso, a Dra. Mariana sugere que os responsáveis programem um check-up anual próximo a essas fases que demandam maior atenção.
Dessa forma, caso seja detectada alguma alteração nutricional, o veterinário poderá fazer as correções necessárias a tempo. Isso previne a queda da imunidade e o encruamento das penas, por exemplo.
Fonte:Petz
O que as aves comem? Veja dicas para uma alimentação saudável
