ESTADO DE ALERTA
O Brasil registrou o primeiro caso de infecção por um fungo considerado resistente a tratamentos médicos. O caso foi registrado em Piracicaba, no interior de São Paulo, e o caso foi publicado em artigo na revista Anais Brasileiros de Dermatologia. Os sinais de infecção surgiram no começo do ano passado nas pernas. O paciente de 40 anos tinha feito viagens pela Europa. Além do continente europeu, o fungo segundo informações de pesquisadores também circula pela Ásia e América, mas, por desconhecimento do assunto, poucos casos são notificados.
SEM TRÉGUA
Na Ucrânia, ataques de drones russos à cidade de Kharkiv deixaram ao menos quatro mortos e mais de 30 feridos. Esse foi o quarto ataque nesse tipo de cidade nessa semana. Drones russos atingiram a áreas residenciais, danificando blocos de apartamento e causando incêndios. As forças de defesa aérea ucraniana afirmou que derrubaram mais de 40 dos mais de 70 drones russos lançados durante a noite em todo o país. A capital Kiev e outras regiões também sofreram danos segundo autoridades regionais.
NOVIDADE
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, vai ganhar novas funcionalidades. Uma delas é o Pix parcelado, que deve ficar disponível em setembro de 2025. Por essa modalidade, o pagador toma um crédito com parcelamento e quem recebe tem acesso a todo o valor de uma vez só. A ideia é estimular o uso do Pix na compra de bens e serviços de valor mais elevado.
Outra novidade que começa a valer em outubro é o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução. O MED permite contestar transações por Pix em caso de fraudes, golpes e crimes diretamente pelo aplicativo dos bancos. Mas o BC destaca que essa função não pode ser usada em casos de desacordos comerciais, situações que envolvam terceiros de boa fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio pagador. A terceira novidade que será apresentada pelo Banco Central é o Pix em garantia para empresas. Por essa modalidade, que deve ficar disponível em 2026, recebíveis futuros de Pix poderão ser usados como garantia de operações de crédito. O objetivo é baratear o crédito ofertado para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante. Começou na última terça-feira, e já está em vigor a diferenciação entre notas de comprovantes de transações concluídas e as agendadas. O comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário e relógio. Já os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check.
CONDECORAÇÃO
Em uma visita histórica, o presidente Lula se reuniu na Aldeia Piaraçu, Terra Indígena Capoto-Jarina, no Mato Grosso, com o cacique Raoni Metuktire, do Povo Kaiapó, uma das mais importantes e reconhecidas lideranças indígenas do planeta. Na ocasião, o presidente condecorou Raoni, que tem 93 anos, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, maior honraria do Estado brasileiro, em reconhecimento às realizações do líder indígena em favor dos povos originários e da proteção do meio ambiente. O presidente se reuniu com Raoni e outros caciques indígenas de diferentes etnias que vivem no Parque Nacional do Xingu. “Hoje é um dia de homenagem, mas também de escuta das demandas de vocês e encaminhamento das soluções. Somos um governo que respeita os povos indígenas, reconhece seus direitos e trabalha dia e noite, noite e dia, para que eles sejam assegurados”, acrescentou o presidente. Em discurso, o cacique Raoni enalteceu o compromisso de Lula com os povos indígenas e pediu que o presidente trabalhe um sucessor que dê continuidade às políticas indigenistas do governo. “Eu quero pedir para o senhor pensar no seu sucessor, que tem que ser o próximo presidente, para continuar sua forma de trabalho, e defender nossos indígenas e territórios”, afirmou. ,
ADVERTÊNCIA
No encontro o cacique Raoni, aproveitou a oportunidade para criticar, qualquer possibilidade da exploração de petróleo na Margem Equatorial, região marítima do estado do Amapá a 550 quilômetros da Foz do Rio Amazonas. Como pajé, Raoni falou sobre advertência espiritual que tem recebido sobre os riscos da exploração. A iniciativa na Margem Equatorial é criticada por ambientalistas e indígenas, mas conta com autorizações preliminares do Ibama em favor da Petrobras. “Eu estou sabendo que lá na Foz do Rio Amazonas, o senhor está pensando no petróleo debaixo do fundo do mar. Eu penso que não é adequado. Essas coisas, na forma como estão, garantem que a gente tenha o meio ambiente e a Terra com menos poluição e menos aquecimento. Se isso acontecer, eu sou pajé, e tive contato com espíritos que sabem do risco que a gente tem de continuar trabalhando dessa forma, de destruir e destruir, com consequências muito grandes que não conseguiremos parar”, alertou Raoni. Também presente ao evento na Aldeia Piaraçu, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou que o governo assinou 13 decretações de terras indígenas e emitiu 11 novas portarias declaratórias, avançando em procedimentos de demarcação.
NOVA OFENSIVA
Ataques aéreos de Israel mataram pelo menos 100 pessoas na Faixa de Gaza, incluindo 27 palestinos que estavam abrigados em uma escola. O bombardeio aconteceu momentos antes de o governo israelense anunciar que iniciou uma nova ofensiva terrestre na cidade de Gaza, capital do território palestino. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, entre os mortos estão 14 crianças e cinco mulheres que estavam abrigadas no prédio de uma escola. Israel alega que o local era usado como um centro de comando e controle do Hamas. Nesta semana, um outro ataque das forças israelenses ao prédio da Organização das Nações Unidas, usado como abrigo, matou 19 pessoas. Os bombardeios aconteceram em meio à ordem do exército israelense para que os moradores do norte de Gaza deixem suas casas e se desloquem para abrigos ao oeste e no sul do território palestino, alertando que atuarão com força extrema nesta área. Na última sexta-feira (4), Israel anunciou que iniciou uma nova ofensiva terrestre na cidade de Gaza, com o objetivo de ampliar a zona de segurança, uma área ao redor da fronteira de Gaza com Israel e Egito. O anúncio acontece dois dias após o primeiro ministro Benjamin Netanyahu afirmar que as forças israelenses estão fragmentando a faixa de Gaza e prometer que intensificaria a pressão militar sobre o Hamas para obter a libertação dos reféns. Israel impôs uma paralisação de um mês em todas as remessas de assistência humanitária para Gaza
incluindo alimentos e combustível, o que deixou os civis palestinos ainda mais desamparados. Já o Hamas afirma que só libertará os reféns restantes em troca de um cessar-fogo duradouro e da retirada do exército israelense do território palestino.
NOVAS ELEIÇÕES
A justiça da Coreia do Sul confirmou o impeachment do presidente após decretar Lei Marcial, que restringia direitos civis e fechava o parlamento do país. Com a destituição, o país deve ter novas eleições em 60 dias. O primeiro ministro, Han Duck-soo, continuará a exercer a função de presidente interino até a posse do novo presidente. Na decisão, a Corte Constitucional Sul-coreana afirmou que os efeitos das ações de Yoon Suk Yeol um sério desafio à democracia. Em dezembro do ano passado, ele impôs a Lei Marcial no país alegando que queria limpar o território de aliados da Coreia do Norte, mas a oposição acusou o governo de estar usando o conflito com Pyongyang para controlar a Assembleia Nacional.
AVALIAÇÃO & SEGURANÇA
A primeira vacina brasileira contra a gripe aviária em humanos vai entrar em fase de testes clínicos após a autorização da Anvisa. Ela está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. A iniciativa vai avaliar segurança e eficácia imunológica da nova vacina. Para isso, 700 voluntários que foram divididos entre dois grupos etários, entre 18 e 59 anos e 60 anos ou mais, receberão duas doses da vacina ou do placebo, com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Pesquisadores afirmam que a vacina em teste se apresenta como uma possível ferramenta para criação de anticorpos eficazes contra a gripe aviária, funcionando como um pilar preventivo para evitar uma nova crise pandêmica. Especialistas de todo o mundo alertam para o risco de disseminação de novas variantes do vírus da gripe aviária, que ganharam destaque por seu alto potencial de letalidade e capacidade de mutação. Desde 2021, esses vírus causaram a morte de 300 milhões de aves, impactaram 315 espécies silvestres em 79 países, segundo dados globais. Em humanos, embora ainda sejam raros, os casos chamam a atenção infecção pela gravidade. Entre 2013 e 2024, houve 954 infectados em 24 países, com 464 mortes, uma taxa de letalidade de quase 50%.